TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELIGIÃO E SEU IMPACTO SOCIAL

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO-RJ

2019

WENDERSON DA SILVA SOARES

A RELIGIÃO E SEU IMPACTO SOCIAL

Umbanda

 

  1. Indique qual a sua religião e explique o motivo que você faz parte

Minha religião é o Espiritismo Kardecista. Minha família, por parte do meu avô materno, tem um envolvimento com essa religião, relatos da minha tia-avó que o pai dela era kardecista também, desde antes do casamento dele, por volta de 1933. Ela sempre diz que ele nunca frequentou nenhum centro e nenhuma escola, mas possuía um conhecimento sobre tudo muito vasto. Desde então, meus tios-avôs começaram a ter contato com essa religião, mesmo frequentando outras, como a igreja católica e outras vertentes do espiritismo. Minha mãe começou a frequentar desde cedo, e também visitando igrejas católicas, fazendo a primeira comunhão e sendo batizada.

Quando nasci, também fui batizado em igreja católica, mas nunca segui a religião. Faço parte da religião desde 2014, quando visitei pela primeira vez um centro espírita, gostei do modo em que era organizado, mesmo sendo um local pequeno, do histórico dos trabalhos sociais que o local realizava e da doutrina que era passada. De fato, a vivencia da minha família no espiritismo também foi uma influência na minha escolha, pois eu tinha a noção que não era aquilo que pessoas de fora achavam, tinham um certo tabu sobre a religião.

  1. Faça um breve histórico da religião

Durante o século 19, acontecia na Europa um fenômeno que agitava a região. Depois que terminavam os saraus, as mesas girantes eram o ponto principal das noites, pois elas se movimentavam e respondiam algumas questões, mediante as batidas no chão. Adeptos aos meios de pesquisas cientificas, Rivail, um pedagogo francês, não aceitava os fenômenos sem questionamentos. Ele estudou atentamente e observou que uma força inteligente movia as mesas e investigou a natureza dessas forças, que se identificaram como ‘’Espíritos dos homens’’ que havia morridos. Rivail fez centenas de perguntas, analisou as respostas, comparou e as codificou, tudo submetido ao crivo da razão, não aceitava e nem divulgava nada antes de passar por esse crivo da razão. Assim, nasceu O Livro dos Espíritos. O professor Rivail se imortalizou utilizando o pseudônimo Allan Kardec.

A doutrina codificada tem caráter científico, religioso e filosófico. Essa aliança entre a religião e a ciência está expressa no livro A Gênese, de Allan Kardec: “O espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre um certo ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará”.

  1. Escolha uma religião e pesquise sobre

A religião escolhida foi a umbanda.

  1. Faça um breve histórico sobre essa religião

A umbanda foi um dos vários cultos religiosos sincréticos que apareceram no Brasil entre os séculos 16 e 20. Essa religião é concebida através do contato de diferentes povos que também contribuíram para a formação cultural e religiosa da população brasileira. O culto mistura elementos da doutrina kardecista, dos diversos cultos afro-brasileiros, algumas tradições indígenas e do cristianismo católico.

No início, a história da umbanda se confunde com a história de Zélio Fernandino de Moraes, esse jovem começou a sentir algumas coisas estranhas, até que depois de algumas consultas o médico recomendou a família buscar um padre, pois o médico, que era tio do menino, acreditava que ele estava possuído pelo demônio. Algum membro da família disse que isso era coisa de espiritismo e que a solução era leva-lo até a Federação Espírita de Niterói. Até que o jovem tomou um lugar na mesa. Forças estranhas e alheia a sua vontade, fez com que Zélio levantasse da mesa e buscasse uma flor no jardim, o que causou muito espanto na mesa. Quando os trabalhos foram retomados, espíritos denominados índios e escravos se manifestaram nos médiuns kardecistas. O diretor da mesa recomendou que aqueles espíritos fossem embora, convidando-os a se retirarem.

Quando passou esse acontecimento, uma nova força baixou no jovem Zélio e disse: "Porque repelem a presença desses espíritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens. Será por causa de suas origens sociais e da cor?". Depois aconteceu uma breve conversa entre um médium e o espirito que estava no Zélio, que a entidade anunciou uma espécie de missão que era encarregado: "Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, às 20 horas, para dar início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e, assim, cumprir missão que o Plano Espiritual lhes confiou. Neste imóvel, localizado na rua Floriano Peixoto, nº 30, em Neves, Niterói – RJ iniciou-se a religião de Umbanda, anunciada no dia 16 de novembro de 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados.”

No dia marcado pelo irmão, na casa da família de Zélio, ao se aproximar o horário marcado, membros da Federação Espírita começaram a chegar até o local, amigos, vizinhos e outros membros da família também estavam presente. Quando o espírito se manifestou novamente, declarando que estava sendo concebido um novo culto, dizendo que antigos escravos e índios na nossa terra iriam trabalhar para ajudar seus irmãos encarnados, sem importar cor, classe e condição social.

  1. Converse com alguém dessa religião conhecendo um pouco da trajetória da pessoa na religião

Conversei com uma amiga que também cursa ciências sociais na UERJ, mas ela é do turno da noite. Perguntei para ela o motivo que levou ela a seguir essa doutrina, ela me respondeu que foi convidada por uma amiga de trabalho da sua mãe, pois ela não estava em um momento muito bom de sua vida, eu não quis entrar em detalhes sobre isso pois não era tema do trabalho. Ela me disse que seus sentimentos estavam conturbados, a amiga da mãe ficou sabendo disso através de um comentário da sua mãe no trabalho, essa foi a razão do convite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com