TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Social

Por:   •  16/5/2019  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação de impacto Social

Introdução:

        O impacto Social aborda como uma função ético-politica, ligada a uma determinada concepção de mundo que resgata os valores do ser humano, seu desenvolvimento, sua criatividade, no contexto de um processo de aprendizagem guiado e direcionado para formas de convivência superior. Conclui que a avaliação de impacto social deve ser entendida antes de tudo como uma atitude diante da vida e das coisas e como um instrumento para construir um futuro.

        O impacto social está indubitavelmente ligado a uma concepção de totalidade social, tem se uma literatura mas restrita. O objetivo deste trabalho consiste, então, em realizar uma revisão da literatura especializada e recente sobre a avaliação de políticas públicas com ênfase á avaliação de impacto, notadamente, o impacto social. Para tal, inicialmente discorre-se que a definição de avaliação faz parte de um dos movimentos dos processos de políticas públicas, enfatizando principalmente as abordagens de Silva (2008), Lima 92008; 2009), Aguilar e Ander-Egg (1994), dentre outros, no que se refere ás diversas, mas nem por isso diferenciadas concepções sobre avaliações.

2 O PROCESSO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A DEFINIÇÃO DE AVALIAÇÃO.

São inúmeras as abordagens conceituais sobre políticas públicas. De acordo com Sousa, não existe uma única, nem melhor definição sobre o que seja política pública.

Políticas públicas são também entendida como Estado em ação, é o Estado implantando um projeto de governo, através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade. Entretanto, o Estado não pode ser reduzido á burocracia pública, aos organismos estatais que conceberiam e implementariam as políticas públicas. As políticas públicas são então compreendidas como as de responsabilidade do Estado, quanto a implementação e manutenção a partir de um processo de tomada de decisões que envolve órgãos públicos e diferentes organismos e agentes da sociedade relacionados á política implementada. Neste sentido, políticas públicas não podem ser reduzidas as políticas estatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com