TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Social da Tecnologia de Streaming

Por:   •  25/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”

HELENA LIMA LOZANO FEREZINI

O IMPACTO SOCIAL DA

TECNOLOGIA STREAMING

Piracicaba – São Paulo

2018

HELENA LIMA LOZANO FEREZINI

O IMPACTO SOCIAL DA

TECNOLOGIA STREAMING

Relatório final, apresentado à Universidade de São Paulo, na filial Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, como parte das exigências da disciplina Métodos em Pesquisa.

Orientador: Prof. Dr. Alex Coltro.

Piracicaba – São Paulo

2018

RESUMO:

A dissertação tem como objetivo mostrar como o advento da internet e os serviços de streaming têm transformado profundamente a relação entre o público e a cultura. A cultura e entretenimento refletem as diferentes épocas da história da humanidade, e a chegada da internet revolucionando a forma como entretenimento é absorvido pela população traz mudanças de proporções enormes para a história, tanto nos costumes quanto economicamente, e para demonstrar isso esse estudo é realizado. Por meio de pesquisas e contato com usuários do serviço streaming, foram coletados resultados de preferência a streaming do que a televisão, mesmo que dificilmente um substitua o outro, e o maior lançamento de CDs, filmes e séries exclusivamente em plataformas de streaming, fazendo com que as vendas físicas iniciem a atingir uma situação de desuso.

Palavras-chave: streaming, serviço, Netflix, Amazon, Spotify, entretenimento, tecnologia, internet, cultura.


ABSTRACT:

The dissertation has the goal to show how the arrival of the internet and the streaming services have been changing deeply the relation between public and culture. The culture and the entertainment reflect different times of human history, and the arrival of internet revolucionating the way entertainment is absorved by people brings changes in huge proportions to history, so much in mores as economically, and for that reason this study was made. Through research and contact with streaming services users, it was collected results of more preferency in streaming services than television, even that hardly they will take each other places, and a bigger number of releases of CDs, movies and series being exclusively  made in streaming plataforms, making physical sales start to fall in unuse.

Keywords: streaming, services, Netflix, Amazon, Spotify, entertainment, tecnology, internet, culture.


1. INTRODUÇÃO

Com o grande crescimento da internet, as pessoas passaram a se sentir cada vez mais perto do mundo que os rodeia. Uma compra pode ser feita dentro de casa, arquivos podem ser acessados por meio do armazenamento em “nuvem” de qualquer computador, mensagens são trocadas em tempo real, por fim, a época em que distância era um problema a ser resolvido apenas com tempo e espera, chegou ao fim. Logicamente, o que mais impactou a raça humana além de infinitas maneiras de facilitar o seu trabalho, foi o mais fácil e flexível acesso a entretenimento. O que antigamente levava toda uma programação para assistir ao programa desejado na televisão, ou ingressos pagos e agenda vazia para comparecer àquela peça de teatro, hoje pode ser feito em qualquer ambiente e com a flexibilidade suficiente para o telespectador escolher o seu próprio horário.

Começou-se a distribuir conteúdo de entretenimento pelos chamados e-books, uma plataforma que permitia a compra e download legal de livros para se ler em dispositivos móveis, mas atualmente o serviço de mais uso e que vem chamando a atenção é o de streaming.

O serviço de streaming, como a própria tradução “transmissão” diz, transmite aos telespectadores filmes, séries, músicas e todo o tipo de conteúdo de entretenimento por meio da conectividade com a internet, sem tomar espaço dos dispositivos que ele comportam. Os serviços causaram grandes mudanças quanto aos meios de entretenimento já existentes e vem estabelecendo preferência desde seu aparecimento, tirando o espaço até mesmo da pirataria.

É, dessa forma, evidente a preferência dos serviços de streaming pela população do que os outros meios de transmissão de entretenimento e são vários os fatores causais desse fato.


2. IMPACTOS DO STREAMING

2.1 ACESSIBILIDADE

O aspecto mais atraente sobre os serviços de streaming é o preço adequado. O Spotify é líder no Brasil em streaming musical e oferece a conta Premium sem anúncios com acesso a mais de trinta milhões de músicas de todos os tipos por apenas quinze reais mensais. A comparação desse preço com um álbum de música original torna a plataforma vantajosa, considerando que um desses álbuns no país vale em torno de trinta reais ou mais. Os streamings de vídeo também se sobre saem em relação às vendas físicas pela acessibilidade a um catálogo de inúmeros conteúdos por um preço fixo, e não muito alto, contando que nesse caso ter acesso ao conteúdo é muito mais importante do que “possuir”, sendo o poder de escolha do telespectador muito mais valioso.

O êxito dos serviços de streaming é provado nas estatísticas, a Netflix, serviço de streaming de filmes e séries, em abril desse ano atingiu 118,9 milhões de assinaturas e já é avaliada como uma empresa de 100 bilhões de dólares. Com esse sucesso, já é possível ver conteúdos originais da própria plataforma, como séries e filmes produzidos e lançados exclusivamente nela, não mais se apoiando em bilheterias dos cinemas ao redor do mundo. Além de filmes, artistas musicais também lançam seus trabalhos exclusivamente em plataformas como Tidal, no caso de Kanye West, e Apple Music, como Taylor Swift, dando início a uma possível obsolescência das vendas musicais físicas.

O sucesso das plataformas digitais fez com que a televisão tomasse a iniciativa de investir nesse meio, fazendo transmissões online de episódios de novelas, programas e web séries para aqueles que não possuem o tempo de absorver o conteúdo na televisão, temos como exemplo dessa tendência o Globo Play e o Globosat Play.

2.2 PREFERÊNCIA SOBRE A TELEVISÃO

Os serviços de streaming foram de grande ganho para o consumidor, que possuindo acesso à internet e um dispositivo móvel também possui um enorme número de entretenimento e diversas opções a sua frente por uma quantidade menor de dinheiro do que compras físicas de filmes e álbuns musicais, com menos tempo de espera. Porém, alguns meios de entretenimento acabaram se tornando menos procurados, ainda que não totalmente substituídos, como a TV a cabo com seus canais pagos, gerando até mesmo um fenômeno chamado de “cord-cutting” iniciado nos Estados Unidos, que consiste em cancelar as assinaturas com essas empresas de canais pagos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com