TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Religiao E Asociedade

Seminário: A Religiao E Asociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Religião x Sociedade

Primeiramente, quero enfatizar que eu sou católico [Não-Praticante] e que essa visão é apenas um ponto de vista. Isso não significa que eu sou ateu.

Enfim, a influência religiosa na sociedade atual não é um movimento recente. Desde a Idade Média, Estado e Igreja seguem pelo mesmo caminho. Durante a Idade Moderna, apogeu dos Estados Absolutistas, a Igreja e o Estado eram uma instituição só, controlada pelo rei, o enviado de Deus a Terra.

A colonização do nosso país também foi muito influenciada pela religião. Além do sentido econômico, citado por Caio Prado Jr. em seu “Formação do Brasil Contemporâneo”, um sentido cruzadístico, notado por Luis Filipe Thomaz, fez com que a coroa portuguesa buscasse expandir o território da fé cristã para o além mar.

Sem delongas, a influência na sociedade atual é simples de se notar. A Igreja Católica continua sendo a com maior número de fiéis no Brasil. Mas, após a Reforma Protestante ocorrida no Século XVI, várias outras surgiram em um racha do catolicismo. Essa igreja é representada pela Igreja Evangélica no Brasil. A influência dos evangélicos é notável. Na última eleição a prefeito de São Paulo, Celso Russomano era apoiado pelo líder de uma dessas Igrejas. Apesar do grande número de votos recebidos, ele não conseguiu ser eleito [terminando em 3º lugar.] Além de candidatos a prefeito, essas Igrejas apoiavam vereadores, muitos desses pastores (!) ou celebridades ligadas a elas.

Essa influência, de meu ponto de vista, não é benéfica. Muitos setores brasileiros vêm pedido o Estado Laico, sem influência ou perseguições religiosas. O Brasil é um país católico, mas não podemos negar que as outras religiões também ajudam na construção de um país melhor.

Enfim, a religião tem uma grande influência. Mas, se essa influência for diminuída, vejo um país sem grandes problemas religiosos [não posso falar que eles se extinguirão] e com uma sociedade aberta a novas ideias, o que seria um grande passo rumo ao futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com