TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA GERAL E DA RELIGIÃO

Casos: FILOSOFIA GERAL E DA RELIGIÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  2.034 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Aula N. 01

Analise o texto e a imagem abaixo, e responda as perguntas abaixo.

“A Velha Ignorância - Em 1793, Willian Blake retratou a tensão que existe entre tradição e Filosofia, em seu quadro Aged Ignorance [Velha Ignorância], em uma das gravuras que fez em seu livro de ilustrações The Gates Of Paradise [Os Portões do Paraíso]. Na figura, temos a imagem de uma criança alada sendo atraída pelo sol, e um ancião com óculos profissionais e uma grande tesoura nas mãos, de costas para a luz. Ele abre a tesoura e apara as asas da criança. A imagem retrata a curiosidade e o desejo de conhecimento das pessoas que ainda são jovens ou ávidas pela sabedoria e, por outro lado, a atitude do ancião, representando a tradição ou os dogmas estabelecidos que, satisfeita por crer já estar de posse da verdade, poda a liberdade da criança contemplar a luz do conhecimento. O quadro retrata perfeitamente a tensão que existe entre tradição, conhecimento estabelecido e a busca por novas respostas. Por um lado, a tradição é o depósito dos conhecimentos úteis adquiridos pela sociedade. Por outro, ela pode muitas vezes trancar-se em si mesma, impedindo que novas reflexões possam iluminar a o tempo presente, marcado pela presença de novas problemáticas.”

a) Qual a relação ideal entre Filosofia e Tradição?

A Tradição pode ser observada pela Filosofia como um conhecimento antigo que é repassado e o avaliando quanto a sua funcionalidade. Buscar entender a Tradição, mesmo que não concorde, trazendo assim uma nova forma de observar e avaliar uma realidade.

b)Como as instituições religiosas podem agir de modo a cumprirem a função legítima da tradição?

Entendo a Tradição como um regulador de tempos específicos e observando o que dentro dela pode ser considerado relevante na realidade atual.

c) Como elas podem agir, de modo a inibir o conhecimento e a pesquisa de novos horizontes do conhecimento?

Quando entendida como imutável e irrevogável. Diminuindo assim o alcance do conhecimento por reprovar a curiosidade e a sede por novas respostas.

Exercício da Aula N. 02

De acordo com a discussão iniciada nesta lição, sobretudo do mito da ‘divisão do céu e da terra’ (que está na apostila), responda as questões abaixo:

1. De que forma os grupos de poder usavam (e ainda usam) o imaginário mítico para impedir a reflexão crítica acerca da realidade, no período anterior à filosofia.

Utilizando os relatos míticos como forma literal da verdade, inquestionáveis, os manipulando para manterem condutas desejadas. Impedindo o questionamento e o pensamento crítico.

2. Por que o mito permaneceu como forma de pensamento majoritária, durante tanto tempo na História Humana?

Os mitos como forma de revelações divinas eram interpretados como descrições exatas da realidade, fontes para as repostas de diversos assuntos, tornando-se dogmas reguladores e inquestionáveis.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com