TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA E CERTEZA DA SALVAÇÃO

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

Hendricks, Howard G. e Hendricks, William D., Vivendo na palavra: A arte e a ciência da leitura da bíblia, Editora Batista regular, 2017.

Nessa gloriosa obra que uniu pai e filho, Chuck Swindoll no prefacio vai corretamente declarar que os métodos de estudo do livro de Hendricks permite que a Bíblia torne-se “amiga do usuário”, abrindo a porta para a compreensão bíblica através do estudo bíblico indutivo. Apesar da bíblia ser um livro longo e sem ilustrações, segundo Swindoll, sua leitura pode ser aperfeiçoada com os métodos ensinados neste livro através da pratica. O objetivo é mover o leitor há hábitos pessoais de estudo da Bíblia, removendo todo o pensamento de erudição para a leitura bíblica, sem mistérios, com praticidade, de fácil leitura e excelente aplicação. Depois de mais de quatro décadas ensinando essas verdades em sala de aula, Hendricks faz um excelente trabalho apresentando o passo-a-passo desses métodos com muita praticidade.

Os quatro primeiros capítulos do livro, Hendricks estabelece bases eficaz para o aprendizado pessoal do estudo bíblico. Ele faz isso explicando primeiro porque as pessoas não estudam o Bíblia, ilustrando experiências com perguntas e respostas sobre os assuntos, o autor vai dizer que alguns precisam de um plano que funcione ou não sabem como estudar, Outros consideram-se apenas um leigo, Muitos não têm tempo, alguns têm dúvidas sobre a Bíblia, enquanto outros simplesmente não veem o estudo da Bíblia interessante. Uma vez que o autor tenha descoberto a fraqueza do leitor, ele continua desenvolvendo o caso para mostrar a necessidade de estudar a Bíblia. Hendricks enfatiza três benefícios essenciais para o estudo da Bíblia: crescimento, maturidade espiritual e eficácia espiritual. Com essa ideias o autor começa a descrever como o seu livro pode ajudar, fornecendo um processo simples e comprovado.

A todo momento o leitor é encorajado com o senso de autoconfiança no manuseio das Escrituras, trazendo motivação para experimentar a alegria da descoberta pessoal. E finalmente, o benefício do leitor em ter um relacionamento profundo com DEUS. Hendricks, no entanto, revela que existem alguns custos envolvidos, como tempo e esforço, mas que no final vai valer a pena. Ele fecha o capítulo 4 com uma visão geral do processo descrevendo sua abordagem em três passos: observação, interpretação e aplicação. Estas três etapas formam a base para o restante do livro.

O capitulo cinco começa com o primeiro passo do estudo bíblico que é a observação, tendo como principal pergunta e resposta: “O que eu vejo?”. O autor vai dar um maior valor para a observação, chegando a afirmar que o que faz de uma pessoa ser melhor estudante da bíblia que outra é simplesmente a capacidade de ver mais (p. 50). Dentro Capítulo 6, Hendricks começa a envolver o leitor através do trabalho de apenas um verso real de Escritura, mostrando a importância da definição de termos, identificando os aspectos gramaticais ou literários, estrutura da passagem, observando as relações de causa-efeito e relacionando o verso com o livro todo. O capítulo 7 é gasto para provar ao leitor que ele deve aprender a ler. O autor recomenda dois recursos valiosos para ajudar o leitor: A arte de ler livro de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren.

Os capítulos 8 a 17 continuam no processo de observação. O escritor baseia-se na necessidade de aprender a ler, dando ao leitor dez estratégias para a leitura de primeira ordem. Estão inclusas aprender a ler com atenção, repetidamente, pacientemente, seletivamente, em oração, de forma imaginativa, meditativa, com propósito, aquisitiva e telescopicamente. Estes capítulos são repleto de dicas úteis, despertando uma curiosidade a cada pista para a leitura da Bíblia. Dentro dos capítulos, são expostos perguntas de esclarecimento da leitura, incentivando o leitor a fazer perguntas ao texto como: Quem? O que? Onde? Quando? Por quê? Por quê? Hendricks instrui o leitor a Mergulhar no texto. O estudante da Bíblia deve prestar muita atenção ao contexto do que ele está lendo.

No capítulo 18 o autor instrui a trabalhar com um parágrafo olhando apenas para o versículo observando seis coisas. Lembrando que a chave para a observação é entender o que você vê, o leitor é encorajado a assumir o papel de um detetive bíblico. As pistas para seguir estão nos capítulos 19 a 23 que são: enfatizadas, repetidas, semelhantes, diferentes e verdadeiras para a vida real como o autor descreve. Este capitulo instrui o leitor a observar as especificações, considerando sempre o quadro geral, questões e respostas, causa e efeito, símiles, metáforas, o uso do termo “mas” e ironia. Em capítulos 24-26, Hendricks encoraja o leitor a obter uma visão geral, resumir observações e Compreender o significado dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com