TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução dos seres vivos

Por:   •  12/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS:

NA VISÃO DO PENSAMENTO CRISTÃO

RESUMO

A evolução dos seres vivos: na visão do pensamento cristão no leva a refletir sobre o que realmente aconteceu durante a formação do mundo no início dos tempos. Desde a publicação da teoria de Charles Darwin que evolucionistas e criacionistas têm-se debruçado sobre a questão da origem das espécies. Os cristãos acreditam que os seres vivos e todo o universo foram criados por Deus, porém os cientistas acreditam na evolução dos seres vivos afirmando que o homem tem sua origem no macaco. Este estudo tem como principal objetivo demonstrar que toda forma de vida tem sua origem no Arquiteto do universo, porém destacamos que esta breve reflexão não é a palavra final em relação ao tema abordado.

Palavras-chave: Evolução; Cristãos; Deus.

1 INTRODUÇÃO

A evolução dos seres vivos: na visão do pensamento cristão é um tema polêmico onde encontramos uma inesgotável fonte de reflexões que não perdem a sua atualidade. De um lado, os cristãos afirmam que foi Deus quem criou os céus, a terra e toda forma de vida existente; do outro, os cientistas tentam provar de todas as formas que os seres vivos têm sua origem na evolução das espécies.

Partindo desta idéia dualista entre Deus e cientistas, mostraremos a verdade dos fatos acerca do tema abordado. De antemão, temos consciência de que o campo de investigação sobre o tema é amplo e envolve visões bastante diferenciadas entre os pensadores do assunto.

2 A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS: NA VISÃO DO PENSAMENTO CRISTÃO

O homem veio do macaco. Não é o que nós cristãos pensamos, mas é o que muitas vezes somos obrigados a ler ou ouvir desde criança. Livros, revistas e documentários "científicos" apresentam o ser humano dessa forma igualado ao resto dos animais. Apresentam com tanta naturalidade e segurança que não sentem nenhuma necessidade de explicar por que motivo temos de ser vistos dessa maneira tão longe da posição de dignidade e respeito que Deus nos deu na Criação. É como se as idéias de Darwin a respeito da origem do homem fossem verdades irrefutáveis.

Embora o mundo moderno esteja experimentando extraordinários avanços na área tecnológica, há ainda questões básicas que todo ser humano quer entender e que até mesmo os computadores não conseguem resolver. A principal pergunta é: "Qual é a origem da vida?" Os adeptos da teoria da evolução estão, em nome da ciência, impondo suas respostas de todas as formas possíveis e censurando qualquer explicação que não respeite as idéias de Darwin. Eles têm fé de que eles possuem a única resposta. Mas nossa fé é baseada não só no que a natureza e a ciência mostram, mas principalmente no que a Palavra de Deus diz: "No começo Deus criou o céu e a terra." (BÍBLIA, N. T. Gênesis 1:1). E ainda podemos citar "É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê." (BÍBLIA, N. T. Hebreus 11:3).

Escolhendo acreditar em Deus, passamos a entender que há um Autor para tudo o que se vê no mundo natural. Compreendemos que o homem não está aqui por acaso, mas tem um destino eterno e uma alma eterna. Por outro lado, escolhendo acreditar que o homem veio do macaco, não precisamos nos preocupar com Deus, Céu, Inferno ou com nossa responsabilidade de fazer o bem e evitar o mal. (Afinal, se Deus não existe, quem é que vai definir o que é o bem e o que é o mal?).

Então, cabe a cada pessoa escolher em que acreditar. É claro que ambas as escolhas têm seus credos, autoridades e profetas e ambas no final são religiosas, isto é, são assuntos de fé. Os seguidores da teoria da evolução ou de Deus como Criador têm fé no que acreditam. Mas há uma diferença importante. Enquanto não é possível provar a teoria da evolução, é possível comprovar que há uma Mente Superior por trás de tudo o que se vê no mundo criado.

A teoria da evolução pode não ser verdadeira, mas fornece a desculpa necessária para os que precisam de espaço para agir fora dos princípios morais estabelecidos por Deus. Diferente do conceito evolucionário, a Bíblia relata a origem do homem como uma pessoa finita feita conforme a imagem de Deus, isto é, semelhante a Deus. Vemos então como é que o homem pode ter personalidade, dignidade e valor. Nossa condição como seres totalmente diferentes é garantida, algo que é impossível num sistema materialista. Se não há diferença de qualidade entre o homem e outras formas de vida orgânica (plantas ou animais), por que deveríamos sentir mais preocupação com a morte de um ser humano do que com a morte de um rato de laboratório? Será que, no final das contas, o homem tem um valor mais elevado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com