TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A igreja de Corinto

Por:   •  7/5/2016  •  Resenha  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  8.492 Visualizações

Página 1 de 7

                                      Sobre o autor  

         

       Paulo era judeu. Antes de ser alcançado por Jesus Cristo, ele perseguiu os primeiros cristãos. Baseado em achado arqueológico, fragmentos de inscrição sobre a pedra  encontrados em Delfos e Atos dos apóstolos 18.12-17, a estadia de Paulo na cidade de Corinto é o período mais bem datado da sua vida.

 

      Decreto, o apostolo é da cidade de Tarso, capital da província romana da Cilícia (At. 21.39; Gal 1.21), na rota da síria a Anatólia, conhecida pelo o seu nível cultural. O nome Saulo e a pertença a tribo de Benjamin (Fl. 3.5) trazem a memória a historia israelita, combinado com o nome também usado de Paulus ( pequeno, fraco); adoção de outro nome estrangeiro não era raro. Cresceu na galab em um ambiente de fala grega. Isso fica evidente pelo seu domínio da língua, da retórica, das idéias filosóficas na tradição  diatribe estóico-cinica, e da poesia grega (cf. 2Co 11.22; Gal 1.14; 2.15; Fl. 3.5-6); bem diferente do que um discípulo aprenderia com o mestre Gamaliel I em Jerusalém, uma sabedoria haláquica liberal  

 

       Outrossimo, a sua pertença ao partido farisaico (Fl.3.5), a graduação com o rabino fariseu Gamaliel I (At. 22.3), as perseguições aos cristãos de Jerusalém e , principalmente , as cartas recebidas do sumo sarcedote para a sinagogas de damasco (At.8.3; 9.2: 26.10-11) não são atestadas.

   

 

                                       Datas da escrita  

                   O livro de 1 Coríntios foi escrito em cerca de 55 dC.    

       

                                 

                              Acontecimento do livro  

       O apóstolo Paulo fundou a igreja em Corinto. Poucos anos depois de deixar a igreja, o apóstolo Paulo ouviu alguns relatos preocupantes sobre a igreja de Corinto. Eles estavam cheios de orgulho e tolerando a imoralidade sexual. Os dons espirituais estavam sendo usados indevidamente e havia um crescente mal-entendido das principais doutrinas cristãs. O apóstolo Paulo escreveu sua primeira carta aos Coríntios na tentativa de restaurar a igreja de Corinto à sua fundação: Jesus Cristo.    

 

           Contexto como destinatários e mensagem geral  

I CORÍNTIOS         

Contexto Histórico

  • A primeira Corinto foi destruída por César em 146 aC que a reconstruiu novamente em 44 aC. Era a capital da província senatorial da Acaia. Dirigida por um próconsul.

         

  • Era uma cidade portuária e, portanto, cosmopolita e “mundana”. A bem população era heterogênea em termos sócio-economicos, culturais e religiosos).

  • A composição da igreja de Corinto tinha um elevado potencial para tensões e problemas de natureza relacional: cristão-judeus e cristão-gentios, pessoas ricas (Rom 16:23) e muitos de camadas sociais pobres (I Co 1:26).

I CORÍNTIOS

                          Contexto Histórico

  • A igreja é fundada pelo esforço missionário do apóstolo Paulo em 49 aD. Do que se pode observar pelos relatos em Atos e na carta aos coríntios, a história dessa igreja passa por quatro etapas:

1.Fundação da igreja por Paulo (Atos 18)

  • Fica por 1 ½ ano e vai para Antioquia

2.O ministério de Apolo

  • Enviado desde Éfeso aos irmãos da Acaia (Corinto) com recomendações de Paulo e dos irmãos de Éfeso (Atos 18:24-28)

3.Chegada de judeu-cristãos a Corinto

  • Entendem ser Pedro o líder da igreja cristã e, provavelmente, desconhecem a natureza e os resultados do ministério de Paulo.

4.Surgimento de tendências judaizantes e seculares.

 A origem (interna ou externa) é incerta, mas em pouco tempo (a 1ª

carta pastoral de Paulo é de 54aD) já havia influência de grupos que:

a). se consideravam mais espirituais que outros (os “de Cristo” Co1:12);

b). questionavam a espiritualidade e apostóladode Paulo(I Co7:40; 9:2; 15:9)

c). viviam de forma reprovável e imoral (I Co 6:12; 10:23)

d). desprezavam a prática do amor na igreja (I Co11:17-34)

   

                                        MENSAGEM   GERAL  

I CORÍNTIOS

 

  • Além de ser uma carta que se preocupa com importantes pontos doutrinários, trata de problemas sérios enfrentados por uma jovem igreja gentílica.

  • Corinto era um lugar desafiador para o desenvolvimento de uma igreja: importante e agitado centro urbano cosmopolita e,portanto, famosa por sua devassidão e licenciosidade.

  • Assim, uma igreja de pessoas transformadas em Corinto, seria um forte testemunho do poder regenerador e transformador de Deus ao mundo. Essa foi a possível estratégia de Paulo em sua 2ª viagem missionária. Sempre dou graças a meu Deus por vocês, pela graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual ... I Cor 1:4-7.
  • Em pouco tempo, porém, problemas doutrinários e de conduta começaram a minar o bem estar e o desenvolvimento saudável daquela igreja, pondo em risco seu futuro. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. I Cor 1:11.
  • Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. I Cor 5:1Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? I Cor 6:1.
  • Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. I Cor 6:18 O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. I Cor 7:3.
  • Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. Foi alguém chamado sendo já circunciso? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide. A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus. Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a. I Cor 7:17-21.
  • Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. (...) Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo. I Cor 8:9,11-12 Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo. I Cor 10:14-15.
  • Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. I Cor 11:18.”Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja”. I Cor 14:12.

                                          Mensagem espiritual    

  • Apesar da origem dos problemas, na prática, variar no tempo, no lugar e na cultura, em essência permanecem os mesmos

  • Portanto, os princípios apresentados por Paulo nesta carta como solução permanecem também os mesmos e perfeitamente aplicáveis às nossas realidades e circunstâncias. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. I Cor 15:58.

 

                     

                       

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com