TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência de Paulo de Tars

Projeto de pesquisa: A influência de Paulo de Tars. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.329 Palavras (42 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 42

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ – FAEPI

CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

PAULO DE TARSO: UMA BIOGRAFIA REFLEXIVA

FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA

DEMERVAL LOBÃO – PI

2008

FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA

PAULO DE TARSO: UMA BIOGRAFIA REFLEXIVA

Trabalho monográfico apresentado ao Programa de Graduação em Bacharelado em Teologia da Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Teologia.

Prof. Orientador __________________________

DEMERVAL LOBÃO – PI

2008

PAULO DE TARSO: UMA BIOGRAFIA REFLEXIVA

Por

FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA

Trabalho monográfico apresentado ao Programa de Graduação em Bacharelado em Teologia da Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Teologia, pela Banca examinadora formada por:

_________________________________________________

Presidente

_________________________________________________

Membro

_________________________________________________

Membro

_________________________________________________

Membro

DEMERVAL LOBÃO, ____/_____/2008

À minha família, pelo incentivo e apoio constante ao longo dessa jornada.

AGRADECIMENTOS

A Deus, pelo dom e por todas as conquistas alcançadas;

À minha esposa, pelo companheirismo diário;

Á meu filho Sazaki, pelo carinho constante e compreensão nos momentos de ausência dedicados aos estudos;

A minha professora orientadora, pelo carinho e dedicação;

Aos professores do Curso, por terem partilhado comigo seus conhecimentos, abrindo novos horizontes;

À VH Informática, pela diagramação, correção ortográfica e gramatical;

A todos aqueles que, direta e/ou indiretamente, contribuíram para essa vitória com palavras sinceras de apoio e motivação.

Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.

A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não trata com leviandade, não se ensoberbece; Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca, jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar as profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.

...Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes, porém a maior delas é a caridade.

(Paulo, I Coríntios, 13, 1-7;18)

RESUMO

Paulo de Tarso foi um homem criado na rígida disciplina teológica do judaísmo, perseguiu vorazmente os cristãos, teve de rever radicalmente seus conceitos e dedicou o resto da sua vida a defender o cristianismo, conciliando-o com a doutrina de Moisés, o que é muito difícil, considerando a rigidez patriarcal a que estava atrelada. Ele teve de lutar não só com a mentalidade religiosa da época, como também a sua própria, combatendo seus próprios preconceitos. Desse modo, Paulo de Tarso foi um apóstolo singular, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo. Paulo, assim como os outros Verdadeiros Apóstolos, também teria visto Jesus Cristo. Paulo, pois, escreveu várias epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. Através de suas cartas, Paulo transmitiu às comunidades cristãs e aos seus discípulos uma fé fervorosa em Cristo, no momento de sua morte e posterior ressurreição. Além disso, acrescenta-se a esta fé o seu temperamento passional, ativo e corajoso, capacitado a ter idéias poéticas e inovadoras. Escolheu-se como problema da pesquisa: Qual a importância dos ensinamentos de Paulo de Tarso? Como objetivo geral temos: Compreender a importância dos ensinamentos de Paulo de Tarso. E como objetivos específicos: Entender quem foi Paulo de Tarso; Conhecer sua cidade natal; Identificar o papel de Paulo de Tarso dentro do Cristianismo; Enumerar os principais ensinamentos paulinos. O estudo tem como finalidade primordial a realização de um levantamento bibliográfico, a respeito da importância de Paulo de Tarso dentro do contexto do cristianismo. Nesse sentido, este estudo torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com