TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA MINISTÉRIO DE DANÇA

Por:   •  6/3/2017  •  Abstract  •  6.608 Palavras (27 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Ministério de Dança COREOGRAFIA EFATHÁ

E erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: Efatá; isto é Abre-te (MC  7.34).

UMA CELEBRAÇÃO... 

DIANTE DO SENHOR...

Comunidade Karisma

[pic 2]Nome:

Eta glória!  

Se você é parte deste ministério, queremos que entenda que o ministério é de Deus, portanto, devemos honrá-lo e respeitá-lo como tal. Se vai entrar ou permanecer, certifique-se há amor, entendimento e motivação correta em seu coração. Jamais faça algo para Deus sem Deus, caso isso aconteça, com o tempo o ministério pode deixar de ser uma bênção para você e ainda pode se tornar um fardo muito pesado.

O Amor é o maior segredo revelado para servirmos a Deus com alegria. Antes de querer dançar você deve ser uma pessoa totalmente apaixonada por Cristo. Você dever ser uma pessoa que já tenha entendido o princípio de submissão a liderança. Caso você tenha dificuldade de ouvir sua liderança este é um sinal que ainda não está pronta para este ministério.

Esta apostila não é apenas um material para ser recebido e jogado em qualquer canto, pelo contrário, é um manual de consulta diária para as mulheres que querem viver a dança como expressão de verdadeira adoração. Deve ser lida, estudada, meditada, discutida e praticada.

Se colocarmos os princípios espirituais em prática, com toda certeza, viveremos o alinhamento espiritual que Deus espera de cada um de nós. A coreografia para O Senhor deve ser prazerosa e santa. O bom testemunho dos de dentro e dos de fora é essencial para que o ministério de coreografia possa ser uma ferramenta de evangelização. Coreografar no Reino de Deus não é como dançar no mundo. No Reino temos o intuito de manifestar a glória de Deus.

História da Dança - A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.[1] A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[2] Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é [pic 3]acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.

Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "videodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

História da dança

Apresentação de um grupo de dança.

A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

Dança e Educação

A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes[3] e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina Arte a dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para apresentações.

Já na educação física o propósito da dança é diferente podendo até se inserir como cultura corporal de movimento humano. Mas a abordagem da dança dentro do contexto da Educação Física é diferente da abordagem da dança no contexto da Arte. [4]

Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto motor, biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em clubes, academias e demais espaços de lazer. A dança na educação física é apenas uma atividade física que é o propósito de atuação deste profissional.

No âmbito de formação acadêmico-profissional, existem cursos específicos de bacharelado em Dança que qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo e ainda as licenciaturas em Dança que forma os professores de dança. Estes cursos são vinculados à área de conhecimento das Artes.

[pic 4]No Brasil, a formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas). Sendo esta profissão regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.[5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (649.3 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com