TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adicionar à Rede De Viagens

Ensaios: Adicionar à Rede De Viagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 9

Edmar Stieven Filho

Lomabalgia e Lombociatagia

11:21 em Aulas para dowload, Propedêutica Ortopédica por Edmar Stieven Filho

Resumo de Aula – Lombalgia e Lombociatalgia – Curitiba, 04/02/2013

Prof. Edmar Stieven Filho Universidade Federal do Paraná

Público-alvo – 3º grau – alunos de profissões da saúde.

Objetivo – apresentar as principais causas de dor e a propedêutica da dor lombar, capacitando o aluno a orientar o paciente e encaminhá-lo para avaliação se for pertinente.

.

.

Definição e Conceitos

Lombalgia é o termo genérico para dores na coluna lombar.

low_back_pain_intro01

Imagem retirada de: http://www.eorthopod.com/content/low-back-pain

.

Lombociatalgia é a dor lombar associada a irradiação para territórios do nervo ciático (perna e pé), acometendo grupos musculares e dermatomos específicos. Os casos de lombociatalgia têm abordagem diagnóstica e terapêuticas diferentes da lombalgia.

sciaticapain1

Imagem retirada de: http://solomonsseal.wordpress.com/2010/03/24/treating-low-back-pain-sacral-pain-sciatica-with-solomon%E2%80%99s-seal/

.

.

Dos distúrbios dolorosos que afetam o homem, a lombalgia é ultrapassada em frequência apenas pela cefaleia. Apesar de comum apenas 15% dos casos chega-se ao diagnóstico etiológico (causa) da dor.

Etiologia= estudo da causa (Wikipedia)

A apresentação clínica inicial é quase sempre inespecífica, ou seja, não sabemos a causa. Esta patologia (doença) mecânica e degenerativa pode ser aguda ou crônica, com envolvimento neurológico ou não.

Patologia= estudo da doença (Wikipedia)

As dores lombares ditas mecânicas, primárias ou inespecíficas são aquelas que não sabemos a real causa. Pode ser por exemplo por processo inflamatório em estruturas ligamentares da coluna, como mostra a figura abaixo.

strain2a-BB

Imagem retirada de: http://solomonsseal.wordpress.com/2010/03/24/treating-low-back-pain-sacral-pain-sciatica-with-solomon%E2%80%99s-seal/

.

.

Na lombalgia mecânica a dor é lombar e nas nádegas que pode se irradiar para coxa posterior.

A dor irradiada para nádegas e coxa pode ser gerada em várias regiões da coluna, como articulação facetaria e ligamento longitudinal. Este tipo de quadro melhora em três a quatro dias, com recuperação completa, seja aplicado o tratamento ou não.

A lombalgia inespecífica ocorre eventualmente em 80% da população. Nestes casos o tratamento é anti-inflamatório não hormonal, com um período curto de repouso (1-3 dias). Após esse período exercícios e retorno a atividade laboral devem ser encorajados.

As causas que podem contribuir para uma cronificação de uma lombalgia primária são: insatisfação laboral, obesidade, fumo, distúrbios psicossociais, ganhos secundários, alta demanda física, atitudes posturais inadequadas.

O retorno rápido deve-se ao fato de que quanto mais tempo o paciente fica fora de suas funções, mais difícil é o retorno. Pacientes com seis meses de afastamento têm apenas 50% de chance de retorno a atividade prévia.

A persistência da dor não significa falha no tratamento, mas exige medidas adicionais.

.

.

A evolução da Lombalgia:

A teoria da degeneração espinhal admite que todas as colunas degeneram e que os tratamentos são para alívio sintomático. Acredita-se na incapacidade de cura do processo degenerativo. Os estágios de degeneração podem ser divididos em três fases:

15-45 anos ” caracterizado por lesões circunferências radiais no disco intervertebral e sinovite facetaria.35-75 anos ” instabilidade, rotura interna do disco, obsorção progressiva do disco, degeneração da articulação facetaria com frouxidão. Nesta fase é que normalmente são encontrados associação com sintomas neurológicos. Eles podem acontecer por estenose do canal ou por compressão de uma raiz específica. Uma herniação de 4 mm já pode ser suficiente para causar sintomas.

image

Imagem retirada de: http://www.backpainhelptoday.com/herniated-disc/

.

60 anos ” processo de estabilização. Desenvolvimento de osso hipertrófico nas vértebras e facetas, levando a ancilose.

373663

Imagem retirada de: http://woodlandsphysio.com.au/problem-types/arthritis/lumbar-arthritis/

.

Ancilose ou anquilose= é uma rigidez de uma articulação, resultado de uma lesão ou doença (Wikipedia)

.

.

Lombalgias secundárias

Lombalgias secundárias são aquelas em que encontramos a exata etiologia (causa) da dor. Alguns exemplos:

.

Neoplasia:

Na dor lombar por osteoma osteoide (tumor ósseo benigno) há liberação de prostaglandinas tumorais na madrugada, causando dor noturna. Este tipo de dor lombar está associado ao alívio com uso de salicilato (Aspirina®).

osteoid-osteoma

Imagem retirada de: http://www.back.com/print.php?page=causes-tumors-benign.html

.

Causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com