TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adicionar à Rede De Viagens

Artigo: Adicionar à Rede De Viagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

A galvanoplastia é um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre outro, através da redução química ou eletrolítica.

O objetivo principal dos processos de tratamento de superfícies é o de conferir um tempo maior de vida útil a todo o metal tratado, retardando o processo de corrosão aos quais os metais estão sujeitos.

Principais aplicações:

• Proteção;

•melhorar a aparência(visual);

•resistência ao atrito;

•melhorar a dureza superficial;

Trata-se de um processo barato, comparado com os demais, porém se não tratado corretamaente após sua utilização pode gerar muitos problemas ambientais, devido seu alto teor de metais pesados.

GALVANIZAÇÃO

O processo de eletrodeposição, denominado galvanoplastia, trata-se de um processo de revestimento de materiais condutores, ou não condutores, por metais a partir de uma solução contendo íons destes metais.

2.2. GALVANOPLASTIA

Processo eletrolítico que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres. Esse processo tem por objetivo proteger uma peça de metal da corrosão, bem como conferir melhor acabamento estético ou decorativo à mesma.

2.2.1. PROCESSO DE GAVANOPLASTIA

Há muito tempo a atividade de galvanoplastia é considerada crítica ambientalmente. Dada a utilização maciça de água e produtos químicos, a imagem do setor não é positiva. No entanto, com o devido cuidado esta imagem pode mudar, desde que se tomem medidas de prevenção e controle para que não ocorra contaminação ambiental.

2.3. DESENGRAXANTE QUÍMICO

São compostos alcalinos combinados com a ação de diversos sais, hidróxidos, carbonatos, silicatos, trifosfatos, boratos, pirofosfatos, que são misturados com materias sintéticos tesnsoativos e sabões. Eles deslocam a sujidade da superfície da peça suspendendo ou emulsificando-a podendo ainda reagir com ela para formar sabões solúveis em água. Este desengraxante serve para remover óleos e sujidades destes óleos que fixam na peça.

2.4. DESENGRAXANTE ELETROLÍTICO

Este desengraxante pode ser definido com aplicação de corrente elétrica nas peças para remover as sujidades da mesma. O processo de desengraxe eletrolítico se dá pela reversão de corrente sendo elas catódica e anódica. Corrente catódica forma grande quantidade de hidrogênio que se desprende em grande volume produzindo uma ajuda mecânica dessas sujidades. Na corrente anódica as peças funcionam como anodos nos banhos, ou seja, atuam como polo positivo, neste pocesso ocorre o fenômeno de oxidação das impurezas.

2.5. DECAPAGEM

Ácido muriático ou ácido sulfurico são os reagentes deste precesso. Serve para retirar a carepa de carbono das chapas e algum excesso de óleo.

2.6. BANHO DE ZINCO ELETROLÍTICO

Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual o objeto que recebe o revestimento metálico é ligado ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua enquanto o metal que dá o revestimento é ligado ao polo positivo. Para que a película do metal se ligue a outro, além de uma perfeita limpeza e desengorduramento da superfície, é preciso conhecer suas naturezas e propriedades químicas.

2.6.1. DEPOSIÇÃO DE ZINCO

•O zinco é um metal de cor cinza, bastante mole e sua propriedade mais importante é a proteção à corrosão desubstratos de ferro.

•Não dá problemas de aderência.

•Caracteriza-se por ser de cor iridiscente

2.6.2. COMPOSIÇÃO DOS BANHOS DE ZINCO

O quadro 1 mostra a composição dos componentes químicos que fazem parte do banho e suas concentrações.

quadro 1 – Composição banhos zinco 2.7. PROCESSO DE NIQUELAGEM

A eletrodeposição do níquel é obtida em uma solução aquosa, com sais de níquel pela aplicação de corrente direta entre um ânodo e a peça. Usualmente, os ânodos são de níquel eletrolítico com alto grau de pureza, que se dissolvem pela passagem de corrente, formando os íons de níquel que substituem os que são removidos durante a eletrodeposição, no cátodo.

•Consiste no mesmo tratamento de decapagem e desengorduramento do processo de zincagem. •O níquel é um metal duro, de cor cinza claro, bastante resistente ao ataque químico.

•O níquel depositado eletroliticamente pode ser fosco ou brilhante.

2.7.1. PROPRIEDADES E TIPOS DE BANHOS DE NÍQUEL

Em contato como ar, o níquel sofre rapidamente embaçamento. Este metal é muito utilizado para fins decorativos.

Geralmente, após a niquelação é feita uma cromagem, o que evita o embaçamento e aumenta a resistência à corrosão. Existem vários tipos de banhos de níquel

•Níquel Fosco (Watts) •Níquel Brilhante e Semi-brilhante

•Níquel Alto Cloreto

•Níquel Sulfamato

•Níquel Químico

•Níquel Preto

2.7.2 COMPOSIÇÃO DOS DIFERENTES BANHOS DE NÍQUEL

O quadro 2 mostra a composição dos componentes químicos que fazem parte do banho de níquel e suas concentrações.

quadro 2 – composição banhos de níquel

3-METODOLOGIA

3.1. MATERIAIS UTILIZADOS

Para a preparação do banho deve ser utilizado recipiente de ferro revestido com PVC, os barramentos devem ser de aço inox, cobre ou latão. Retificador de 12V, trifásico e amostras metálicas, que podem ser de ferro fundido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com