TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africa Do Sul

Pesquisas Acadêmicas: Africa Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Em média, cem mulheres por ano no Paquistao são vitimas de ataques de ácido em seus rostos.Esses ataques ocorrem geralmente pelos proprios maridos que alegam o mau comportamento delas; as puniçoes são feitas com ácido nitrico,sufúrico , querosene entre outros produtos quimicos com a finalidade de desfigurar o rosto destas.

Esses ataques são feitos na grande maioria pelos proprios maridos das paquistanesas por motivo de ciume, punição e insatisfação como ocorreu com Azim Mai de 35 anos que foi atacada pelo marido com acido juntamente com a filha Shaziya Abduisatta de apenas 8 anos apos se recusar a vender os outros 2 filhos para um homem de Dubai que queria usa-los como “pilotos de camelos”. Os ataques também podem ocorrer por meio acidental e por desconhecidos como ocorreu com Shamin Akhtar que foi estuprada por uma gangue quando tinha apenas 17 anos e como punição pela “desonra” a atacaram com ácido.

As vítimas dessa covardia ainda são obrigadas a passar pelo preconceito por onde passam, pois elas recebem olhares de zombaria e criticas nas ruas pelo fato de a sociedade paquistanesa acreditar que se a mulher foi atacada pelo proprio marido é porque realmente mereceu e fez algo errado.

Nos últimos quatro anos, o Senado Paquistanês adotou leis mais severas para punir os criminosos e diminuir a disponibilidade do ácido sabendo que este anteriormente tinha baixo custo e era de facil acesso, essas leis surgiram entre 2011 e 2012 e estao sendo aplicadas com sucesso, nela inclui uma pena minima de 14 anos e multa de R$ 20 mil contra ataques com ácido e outras praticas criminosas cometidas contra mulheres.

No Paquistão as mulheres tem um papel publico, mas não politico, elas são consideradas cidadãs de segunda classe e não tem espaço no mercado de trabalho já que nasceram para cuidar da casa e dos filhos.

Além de tudo elas podem ser utilizadas como forma de quitações, pois muitos pais oferecem ou vendem suas filhas como forma de pagamento de alguma dívida, deixando-as a mercê de agressões, torturas e até assassinatos.O medo é constante na vida dessas mulheres, elas só podem sair de casa acompanhadas de seu marido e com burcas ou lenços

As cidadãs paquistanesas não tem apoio nenhum para o acesso a educação básica, a estimativa do analfabetismo entre elas chega por volta dos 70% enquanto para os homens não chega nem a 40%. As escolas no Paquistao são separadas para homens e mulheres e segundo as autoridades, nos ultimos anos 191 escolas locais foram destruidas sendo que 122 eram para mulheres , deixando 62 mil meninas sem acesso a educação minima.

O acesso a saúde também é limitado, uma mulher paquistanesa mesmo doente não pode ser atendida em um hospital se não estiver acompanhada de um homem.

Em relação à religião, o Islamismo é considerado a oficial e o país se diz ser democratico com outras religioes, em suma, em 1986 o ditador paquistanes Muhammad Zia-ul-Haq impôs a lei Blasfênica paquistanesa a qual sentencia a prisão pérpetua ou mesmo a morte a quem ir contra os principios e cometer atos que sejam considerados contra Maomé, a lei Islãmica e o Islã; para isso não é necessário provas, uma acusação formal já é o suficiente e isso é utilizado geralmente a favor dos muçulmanos para resolver antigas questões pessoais, podendo essa ser utilizada contra as mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com