TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As grandes religiões do mundo

Artigo: As grandes religiões do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

AS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO

O cristianismo continua a reunir a maioria dos fiéis de todo o mundo, constituindo cerca de um terço da humanidade. Os restantes 67% dividem-se entre religiões não cristãs, dentre as quais as mais importantes são o islamismo, o budismo e o hinduísmo. Mais de 28% dos cristãos concentram-se na Europa, enquanto outros 24% estão na América Latina. Só o número de Católicos ultrapassa, em 1999, a marca de 1 bilhão de adeptos, ficando em 17,5% da população do planeta, segundo a Enciclopédia Britânica. No decorrer da década de 90, os protestantes aumentam o número de adeptos em 120%. O islamismo avança nos países onde essa religião já é predominante: o crescimento é de 157% nos anos 90. As religiões orientais, como o budismo, o zen-budismo e o hinduísmo, no ocidente, passam, no final do século XX, por um período de crescimento.

Cristianismo - A Igreja Católica Apostólica Romana

A Igreja Católica Romana tem uma hierarquia elaboradamente organizada e centralizada de bispos e padres (todos celibatários). A autoridade do papa está baseada na doutrina da ‘sucessão petrina’, ou seja, os papas são considerados os herdeiros espirituais do poder conferido a São Pedro por Jesus.

A Igreja Católica Romana é caracterizada pela autoridade suprema do papa, conforme expresso na doutrina da infalibilidade papal, de 1870; mesmos as decisões normativas, que não são consideradas tecnicamente infalíveis, gozam de grande autoridade. A diferença entre o protestantismo e a Igreja Católica Romana está na importância que esta confere à tradição, ao lado da bíblia. A importância dos sete sacramentos e a celebração litúrgica se desenvolveu como parte das tradições da Igreja. A maioria dos fiéis segue o rito romano, mas há cinco outras tradições de rito oriental: a bizantina, a de antióquia, a alexandrina, a caldaica e a armênia, abrangendo várias igrejas distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com