TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ateus, Pagãos E Espiritas

Casos: Ateus, Pagãos E Espiritas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA BATISTA

ATÉUS, PAGÕES E ESPIRITAS

Belo Horizonte - MG

2014

SUMÁRIO

1 Introdução.....................................................................................................03

2 Ateísmo.........................................................................................................04

2.1 Agnosticismo.............................................................................................04

2.2 Empirismo..................................................................................................05

2.3 Ceticismo.......;...........................................................................................05

3 Paganismo....................................................................................................05

4 Espiritismo............;.......................................................................................06

5 Referências............;......................................................................................07

INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, o interesse pela origem do ser e consequentemente de fenômenos a que “ele” se associa, fizeram com que muitas pessoas perdessem sua fé, já que tantas teorias lógicas eram cabíveis para nossa existência.

E o nosso trabalho irá abordar justamente sobre “religiões” que prezam em geral mais a razão. Mas no caso do Espiritismo, tenta conciliar a razão com a fé.

Neste, tentamos levar suas definições para dentro da filosofia e queremos deixar claro que nosso objetivo é definir, e não julgar ou defender.

ATEÍSMO

É uma atitude de descrença perante a afirmação religiosa de que existem divindades e que elas exercem influência no universo e na conduta humana.

Como não há formas científicas e físicas para comprovar ou não a existência de deuses, alguns ateístas confrontam outras pessoas sobre sua crença em algo ou alguém que pode nem existir e não conseguem ter outra resposta a não ser a fé. Normalmente, pessoas ligadas à ciência se intitulam ateus, pois acreditam que por meio da ciência conseguem comprovar e datar todas as coisas bem como criar, o que colocaria a existência de deuses em dúvida.

Portanto, o ateísmo pode ser considerado como uma posição ideológica em relação à crença em deuses. Algumas correntes filosóficas podem ser consideradas como ateístas, mas o conceito de ateísmo não se prende a uma filosofia ou religião específica. Não possuem um lugar específico para encontros, apenas fazem reuniões em ambientes distintos, como casas de integrantes do grupo para trocarem ideias, etc.

Um ateu pode ter uma atitude ativa que é quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus ou uma atitude passiva, quando nega apenas por não existir provas que demonstrem a existência da divindade.

Ateísmo Cético ou forte: Fazem parte do ateísmo cético aqueles que definitivamente se opõe à ideia da existência de deuses. Cada ateu segundo o seu próprio motivo nega a permanência da fé e de um ser superior no qual não se pode ver. Afirmam que deus é um ser revelado de forma contraditória e que de acordo com diversas religiões apresenta características e formas diferentes.

AGNOSTICIMOS

Como consequência, o agnosticismo circunscreve o conhecimento humano aos fenômenos materiais, e rejeita qualquer tipo de saber que se ocupe de seres espirituais, transcendentes ou não visíveis. Não nega -- nem afirma -- a possível existência destes, e sim deixa em suspenso o juízo, abstém-se de pronunciar-se sobre sua existência e realidade e atua de acordo com essa atitude.

No século XX, "agnosticismo" tendia ser interpretado como um posicionamento diante das questões religiosas. Nesse sentido, costumava-se distinguir entre um agnosticismo em sentido estrito e outro "dogmático": o primeiro sustentaria que é impossível demonstrar tanto a existência quanto a inexistência de Deus; o segundo se manifestaria em favor da primeira, mas negaria que se possa chegar a conhecer alguma coisa a respeito do modo de ser divino

EMPIRISMO

Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com