TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pag 166 1 á 11 FILOSOFANDO

Artigo: Pag 166 1 á 11 FILOSOFANDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  6.655 Visualizações

Página 1 de 4

Pag 166 1 á 11

1) Quais são as diferenças temáticas entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico?

R: Os pré-socráticos eram naturalistas, buscavam a essência, o princípio das coisas, já os filósofos do período clássico tudo se explicava com mitos.

2) Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos Heráclito e Parmênides?

R: Heráclito e Parmênides acreditavam no devir, tudo há mudanças, dizia que não podia se penetrar duas vezes no mesmo rio, pois o homem de hoje não é o mesmo homem de ontem. Já Platão acreditava que existia dois tipos de realidades a inteligível e a sensível. A inteligível é uma realidade imutável, já a sensível é todas as coisas que nos afetam os sentidos, realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Então para ele a nossa realidade está ligada a uma realidade verdadeira que não é onde estamos, onde estamos tentamos chegar a realidade verdadeira ao Maximo possível, tentar chegar na perfeição.

3) Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?

R: A teoria das ideias de Platão acredita que estamos em um mundo que não é real, tudo que vemos tocamos, ou até o somos não é realidade. Já a metafísica critica isso, ela explica que tudo que tocamos é real, como a ideia de uma cadeira, pra Aristóteles é real por que pegamos nela sabemos a cor dela, para Platão não seria só uma ideia baseada em uma cadeira verdadeira e perfeita que nos lembramos de outro suposto “mundo”.

4) Quais são as principais características da patrística e da escolástica?

PATRÍSTICA É o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos padres da igreja, os primeiros teóricos daí o nome "Patrística" e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na própria defesa contra os ataques dos pagãos" e contra as heresias. e ESCOLÁSTICA Foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs, de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional.

5) Parmênides dizia que tudo na vida sempre permaneceria o mesmo, ou seja, sem mudanças. A diferença dele com Heráclito era que este defendia a mudança, que nada depois de um tempo era o mesmo,o contrário de Parmênides .

6) A- Qual a critica que Platão faz aos sofistas Protágoras e Górgias ?

Que eles só se importavam com a melhor argumentação e a persuasão,sem se preocupar com a verdade

B- Explique por que os filósofos clássicos (Sócrates,Platão e Aristóteles) se opõem aos sofistas.

Porque os sofistas cobravam por seus ensinamentos . O que provavelmente mais incomodava os filósofos era o fato dos sofistas dizerem que eram mestres principalmente no ensino das virtudes .O fato também de serem nômades acarretava uma certa

discriminação por parte dos filósofos.Porque os sofistas vendem conhecimento. E os filósofos clássicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com