TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3 De Etica

Pesquisas Acadêmicas: Aula Tema 3 De Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Introdução

Muito mais que mero diferencial competitivo, ter ética é um fator determinante na carreira de um profissional. Isso porque as empresas vêm pautando cada vez mais a sua atuação pela ética, uma exigência que cresce à medida que aumenta a consciência da sociedade acerca de seus direitos e deveres. O nosso padrão de comportamento reflete quem somos e o tipo de organização de que fazemos parte. Portanto, é indispensável adotar uma postura ética, uma vez que isso está intimamente ligado à autoimagem e à imagem da organização, além de ser fundamental para o estabelecimento de vínculos e a manutenção de boas relações.

Apesar de universal, a ética não é um padrão fixo de comportamento. O que é considerado certo para uns pode não o ser para outros. Por isso, é muito importante saber as diretrizes que norteiam a atuação da empresa e os valores que ela defende: eles, na medida do possível, devem ser os seus também. O exercício profissional, desde as pequenas atitudes diárias às grandes decisões, deve ser orientado pela ética. E isso, aliado a um bom desempenho, é um indício de uma carreira produtiva e bem-sucedida.

A falta de ética gera prejuízos às empresas

Atualmente as empresas para alcançar o sucesso e o bom desenvolvimento necessitam estar atreladas a uma serie de fatores que são de suma importância e que muitas vezes estão sendo esquecidos ou ignorados pelos profissionais. A ética, a disponibilização para aprimorar o que já existe inovar o que vira, clareza nas atitudes e ações são fundamentais.

As grandes barreiras encontradas se formam pela resistência e pela falta de iniciativa para aceitação de mudanças, que podem funcionar como uma espécie de alavanca para impulsionar a empresa e sendo assim alcançando excelência no que faz. A ética e um dos pontos que merece mais atenção, pois e através dela que se pode identificar onde estamos pisando e com quem estamos lidando. A falta de ética em algumas situações pode desencadear uma serie de problemas que muitas vezes pode trazer custos financeiros devido a uma pratica ilegal realizada, um caso que podemos citar e o recebimento de propina para facilitação, privilégio, entre outros benefícios dentro de algum processo e também devemos apontar os custos emocionais que ocorrem quando o funcionário e obrigado a desempenhar papeis que não condizem com sua metodologia, mas são normas da empresa, isso desestrutura e desmotiva o funcionário.

Conclui se que sem ética não há possibilidade de colher bons frutos, isso se aplica a tudo, vida pessoal, profissional, relacionamento, etc...

Todo ser possui uma ética, se ela correta ou não, pois não existe falta de ética, existe ética destorcida.

Referencias

PLT- Ética e relações humanas no trabalho

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-carreira/a-importancia-da-conduta-etica-no-trabalho/

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/etica_profissional.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com