TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Atividade Introduçao A Educaçao

Monografias: Auto Atividade Introduçao A Educaçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  7.131 Visualizações

Página 1 de 7

MATERIA: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1

QUESTÕES

1 – Pense sobre os conceitos de educação, que foram expostos no texto, e desenvolva um conceito próprio.

R.: A educação serve para ensinar as pessoas a se cuidarem, a crescer, se tornarem mais sabias. Pessoas sem educação são pessoas ignorantes em varias áreas da vida. Precisamos receber educação desde primeiros anos de vida. A educação leva a pessoa há um processo civilizatório. Hoje há varias áreas de educação seja ela da própria vida, ou seja, para aprender falar, cuidar de seu dinheiro, e assim por diante. Não podemos ter educação apenas na escola, temos que ter também no próprio convívio familiar, de trabalho, com o meio ambiente e claro no meio que vivemos.

2 – Caracterize as diferentes modalidades educativas (formal, não formal e informal).

R.: Formal: possui uma forma, uma estrutura. Para que ela aconteça é necessário um local, um planejamento, objetivos, recursos, horários, é organizada e fornece diplomas reconhecidos. Ex: Faculdade.

Não Formal: manifestada por ações educativas, mas sem os padrões rigorosos da formal. Ela é apresentada em movimentos sociais, nos meios de comunicação. Não fornece diplomas. Ex. Escola Bíblica.

Informal: Ocorre por observação. É natural que aparece como produto de influência no meio em que a pessoa viva. Ex: convívio familiar.

3 – Comente sobre a origem da educação integral?

R.: Surgiu na Grécia antiga, com a Paidéia, que tratava em formar o homemem todas as áreas de sua vida, isto envolvia em educação até para o próprio corpo.

4 – Sintetize o roteiro mínimo para pensar sobre a educação?

R.: O profissional em educação deve se preocupar que a pratica educativa situa-se no tempo em que é realizado, sendo a educação uma pratica social histórica relacionado com os seus alunos.

Deve estar atento para conhecer as necessidades de seus alunos, preparar para olhar de verdade para os alunos.

Deve ter um bom estoque de significados (teve ter um bom conhecimento na área que irão atuar), além de saber transmiti-lo.

5 – O que você compreende por “conhecimento virtuoso”?

R.: É um conhecimento de virtude, para orientar as ações pedagógicas, constituídos por disposições voluntárias, para fazer moral para atingir os objetivos pedagógicos.

6 – Defina o homem ético. Relacione-o com o homem civilizado Francis Wolf.

R.: O homem ético é aquele que encontra a sua habitação mais segura: a casa do bem. Além de ser honesto consegue ser civilizado. Já o homem civilizado muitas vezes não consegue ser ético, segundo Francis Wolf existem 3 aspectos:

No primeiro aspecto, civilizado é o homem que consegue apresentar alguma elegância nos seus hábitos e no trato com os seus semelhantes. No segundo aspecto, civilizado é aquele que adquiriu alguma instrução; o homem escolarizado. E, finalmente, no terceiro aspecto, civilizado é o homem que vivencia valores humanistas baseados no respeito e na solidariedade; que pratica assistência, cooperação, compaixão, conciliação e pacificação de relações, como um estilo de vida.

.

7 – No seu entendimento, estamos distantes de uma cidadania critica? Por quê?

R.: O cidadão critico é aquele capaz de entender o que acontecendo, sabe o que é verdade, não é aquela pessoa levado pelos pensamentos de outros, tem a informação e o ensinamento ao seu dispor para discernir o que é melhor. Em meu entendimento em algumas regiões do país não estamos longe de termos cada dia muitos cidadões críticos em nosso meio. Porque a tecnologia e a informação estão cada dia caminhando juntas e cada vez com maior velocidade.

8 – Cite as metas da educação contemporânea e comente-as.

R.: Eliminação do analfabetismo, eliminar de vez o grande mal pessoas que nem o nome sabem escrever;

Educação para todos e para toda a vida, todos terem educação saberem ler e escrever é um direito de todos;

Educação voltada para os valores humanistas, valorizar as pessoas;

Para a sustentabilidade da vida humana e planetária, para aprendizagens verdadeiras, para que o homem não destrua o meio que vive e aprenda coisas verdadeiras que usará para sempre.

MATERIA: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2

QUESTÕES

1 – Desenvolva um parágrafo definindo paradigma e expondo os seus efeitos.

R.: O termo paradigma pode ser traduzido como modelo ou padrão, que orientam o pensamento e a vida do homem. Pode ser entendido como umaconstelação de crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade cientifica.

Seus efeitos são de estabelecer um paradigma social por ele referenciado, assim suas idéias estruturam um modelo que orienta a maneira de ser e de pensar do homem, na sua singularidade, e d a comunidade da qual ele faz parte, concedendo certa homogeneidade no estilo, e nas formas de via de um povo, em determinado período da história.

2 – Sintetize as informações sobre a ciência moderna ou cartesiana (sua gênese, seus mentores e suas ênfases).

R.: A ciência moderna ou cartesiana nasce no século XVII. Foi estruturada exaltando a razão objetiva e a fragmentação como fundamentos para compreender o homem e a natureza. Teve como principais mentores René Descartes e Francis Bacon.

3 – Comente sobre os impactos do pensamento cartesiano sobre a história (os eventos que influenciou).

R.: Seus impactos foram os projetos de liberdade, de modernização, de crescimento econômico. O método da ciência cartesiana admitia a dúvida, como princípio de investigação. Tal premissa favoreceu a mentalidade crítica, entre os filósofos iluministas. Suas influencias em eventos como a Revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com