TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Sustentabilidade

Ensaios: Ava Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

1-DESENVOLVIMENTO:

Aula tema 3- ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

PASSO 1:

VAI ABRIR MÃO DE SEUS "LUCROS" E COM RELAÇÃO AOS NOSSOS GOVERNANTES FICARÁ APENAS NO DISCURSO DOS PALANQUES. A sociedade sabe ir para as ruas protestar por bobagens, os jovens preocupados com role em shopping, reunião de delinquentes e pessoas sem futuro, é a minha opinião.Vamos aguardar, pois os filhos dos nossos filhos não verão o brilho do sol nem o anoitecer . Com uma breve viagem no conhecimento sobre (políticas públicas e Desenvolvimento Sustentável) poderão ver que nos próximos 50 anos muita coisa vai mudar de forma irreversível e LOGICAMENTE para PIOR !!!. Apenas criticar também não ajuda em nada, vou então deixar a minha colaboração, aos jovens delinquentes e sem futuro. Devem vestir a camisa do "desenvolvimento sustentável" e tentar salvar o planeta, escolhendo pessoas mediante o voto que estejam preocupados com a situação. É A MINHA MODESTA OPINIÃO . Nos mais, o vídeo é fantástico e muito rico em informação, porém de nada adiante se todos continuarem a não fazer nada para mudar !!!!!! . Por exemplo : Os Estados Unidos é um país que nada faz para mudar tal situação, ou seja, somente se preocupa com riquezas imediatas, sem se preocupar com as futuras gerações.

PASSO 2:

Para se mobilizar tanto a sociedade civil quanto o governo é de suma importância uma “ferramenta” de comunicação importante, um caminho que concecte todos ao assunto Responsabilidade Ambiental, essa via se chama AGENDA 21, que estabelece uma política ambiental, colocando os problemas e propondo uma solução para uma análise objetiva

Para o governo brasileiro, a construção da Agenda 21 Local vem ao encontro com a necessidade de se construir instrumentos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável. O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto da sociedade civil. De fato, a Agenda 21 Local é processo e documento de referência para Planos Diretores e orçamento municipais, entre outros, podendo também ser desenvolvida por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas,bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empresa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes têm-se mostrado muito bem sucedidas.

• Promover eventos envolvendo temas sobre a responsabilidade ambiental, que permitam a sociedade entender o processo de proteção ao Meio Ambiente.

• Criação de manual de licenciamento ambiental e identificação de riscos de responsabilidades , como forma de estimular a consciência e o cumprimento da legislação vigente;

• Formar grupos para estudos de formas de conciliação da expansão das atividades da organização com a proteção dos ecossistemas, inclusive viabilidade técnica e econômica para substituição de materiais renováveis em lugar de não-renováveis, privilegiando, nos projetos, sempre que possível, proposições de alternativas de energia não-poluente, reuso da água, etc.;

• Preservar os recursos naturais, procurar formas alternativas de energia, reuso da água,

• Comemorar a Semana do Meio Ambiente com atividades, envolvendo as comunidades, voltadas para a preservação ambiental, tais como palestras, reciclagem, plantio de mudas para reflorestamento, peças teatrais, etc.;

• Posso conscientizar amigos, colegas, família;

• Como futura engenheira promover parcerias governamentais com cooperativas de reciclagem, orientações sobre higiene e saúde, oficinas com aulas sobre profissões presentes no empreendimento, etc.;

• Separar o lixo corretamente;

• Posso utilizar mais transportes comunitários para diminuir a emissãode gás carbônico;

• diminuição do tempo de banho evitando como exemplo fazer barba

com o chuveiro ligado no consumo de água e energia;

• diminuição do consumo elétrico;

• redução do uso de sacolas plásticas.

2. Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais adequadas que você já incorporou ou pode adquirir após essa reflexão.

São diferenciais cada vez mais importantes para as empresas que fabriquem produtos ou prestem serviços que não degradem o meio ambiente, promovam a inclusão social e participem do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte. Estudos comprovam que as empresas que cultivam uma forte imagem de responsabilidade social apresentam melhor desempenho financeiro, inclusive no mercado acionário.

A sustentabilidade se associa cada vez mais à capacidade de inovação, logo, os gestores têm que estar atentos ao presente e ao futuro: se hoje é preciso atender às necessidades das partes envolvidas nos empreendimentos, é igualmente fundamental mapear e pesquisar novas práticas gerenciais, produtos e serviços,

para se antecipar às necessidades do mercado de amanhã.

Posso dizer que algumas açoes a ser tomadas individualmente são:

É totalmente possível aplicarmos atitudes eficazes em nosso dia-a-dia; atitudes como redução do uso de sacolas plásticas; reciclagem de garrafas pet; separação de resíduos orgânicos do lixo (transformando-os em adubo), lavar e passar as roupas em dias programados (para que se possa ter um volume maior e assim, economizar energia elétrica) e dar o destino correto apilhas, baterias, computadores que não são mais utilizados são atitudes simples, mas que produzem melhor qualidade de vida em todos os sentidos.

PASSO 3:

É chegado o momento de você concluir a atividade e, portanto, finalizar seu relatório, que deverá ser apresentado no seguinte formato:

1. Introdução: explicite aqui os objetivos da proposta de Agenda 21 que você elaborou. Resuma os passos que você cumpriu e, assim, contextualize seu trabalho.

2. Desenvolvimento: é a parte principal do seu relatório, considerando as reflexões e respostas que você elaborou nos Passos 1, 2 e 3.

3. Considerações finais: aponte os principais pontos analisados durante o desenvolvimento do relatório:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com