TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distância Madeiras

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Economia

Curso: Engenharia Civil

Professor: Silvia Natalia Barbosa Back

Nome do estudante: João Paulo Nunes Góss

Data: 10/08/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


Questão 1:

Leia a seguir um trecho da reportagem retirada da página do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP:

Maio/14
EM ENTRESSAFRA, PREÇO SE SUSTENTA; SETOR ESPERA QUEDA EM JUNHO

Cepea, 30 – O preço bruto do leite pago ao produtor (inclui frete e impostos) teve alta de 1,92% em maio, passando para R$ 1,1046/litro na “média Brasil” (que pondera o volume captado nos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. A média de maio superou em 5,9% à do mesmo mês de 2013, em temos reais (valores deflacionados IPCA de abril/14). O preço líquido médio (sem frete em impostos) foi de R$ 1,0203/litro em maio, alta de 2,08% frente a abril/14. O aumento no preço médio nacional em maio foi influenciado pela valorização no Sul do País, principalmente no Paraná, e em São Paulo.

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2014.

Agora, responda as questões que seguem: (3,0 pontos)

  1. Considerando o leite um bem sem substituto direto e sendo um bem de primeira necessidade, explique quais implicações para o consumidor tem o aumento do leite. Justifique sua resposta:

R: Quanto maior for o número de consumidores de leite, maior deverá ser a demanda por leite. Nessas condições, se o preço do leite aumentar, teremos como resultado uma redução na quantidade demandada desse bem (um deslocamento para a direita da curva de demanda). Concluímos que com o aumento no preço de um bem complementar provoca uma redução na quantidade demandada desse bem (um deslocamento ao longo da curva de demanda) e um deslocamento para a esquerda da curva de demanda do bem complementar a ele, significando que a quantidade demandada de leite será maior a cada preço.

b) Considerando o leite um bem sem substituto direto, que tipo de elasticidade apresenta, quais os efeitos na renda do consumidor e qual efeito na quantidade demandada? Explique:

R: Elasticidade-cruzada negativa é o tipo da elasticidade em questão visto que a quantidade demandada do bem complementar diminui com o aumento do preço do bem. As expectativas das pessoas em relação ao futuro de seus rendimentos têm papel fundamental na demanda por bens e serviços. Assim, se um consumidor tem a expectativa de que, no futuro, seus rendimentos vão aumentar, poderá estar disposto a gastar mais em bens e serviços no presente do que uma pessoa que acredite que no futuro seus rendimentos vão diminuir. Se o consumidor acredita que determinada mercadoria poderá faltar futuramente no mercado, ele poderá aumentar a demanda corrente por esse bem, precavendo-se contra a sua falta. Nesse caso, a curva de demanda vai se deslocar para a direita. Mas, se o consumidor acredita que no futuro não haverá problemas de abastecimento em relação a algum tipo de bem, ele poderá postergar as compras que realizaria.

Questão 2:

Leia o trecho a seguir:

Agricultores do Triângulo Mineiro estimam aumento no preço do etanol e açúcar

21/05/14 - Justificativa é de que a safra de cana foi prejudicada por mudanças climatológicas

O presidente da Siamig, Mário Campos, falou durante a entrevista, que a região do Triângulo Mineiro é a maior produtora do estado, mas justificou que essa safra foi prejudicada por mudanças climatológicas reduzindo assim a produção.

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2014.

Com base na notícia acima responda as questões abaixo: (4,0 pontos)

  1. Quando aumenta o preço a quantidade ofertada tende a aumentar, tudo mais permanecendo constante (mantendo demais variáveis constantes)? Explique:

R: Normalmente podemos esperar a existência de uma relação direta entre a quantidade ofertada e o preço. Nessas condições, quanto maior for o preço de um bem (ou serviço), maior deverá ser sua quantidade ofertada no mercado. Observando os determinantes da oferta, verificamos que todos podem variar simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um deles, isoladamente, exerce sobre a oferta. Para tentar contornar esse problema vamos nos valer novamente da imposição da condição coeteris paribus, expressão latina que significa tudo o mais permanecendo constante. Chamamos a atenção para o fato de que se todos os fatores determinantes da oferta permanecem com o mesmo valor, variações nas quantidades ofertadas do bem analisado só podem ser atribuídas à variações no preço do próprio bem. Naturalmente, esse procedimento pode ser estendido a todos os elementos que influenciam a oferta.

  1. O que acontecerá com a oferta de açúcar, na situação acima e quais fatores estão influenciando esta situação? Justifique sua resposta:

R: A oferta descreve o comportamento dos produtores, estabelecendo a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços, uma vez que a atuação dos produtores visa a realização de lucro. Isto é, o produtor estará disposto a colocar bens e serviços no mercado desde que o respectivo preço de venda seja superior ao custo de produção, de modo a obter um lucro para a empresa. Desta maneira a oferta do açúcar irá aumentar, já que o preço subiu.

C) Trace o gráfico da oferta para a seguinte situação (Siga o exemplo do gráfico abaixo para a construção do seu:)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com