TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliologia Exercicios

Trabalho Escolar: Bibliologia Exercicios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  2.924 Visualizações

Página 1 de 8

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO I

1. O que significa a auto manifestação de Deus? Porque ela teve um objetivo relacional?

É o conhecimento não das coisas de Deus, mas do próprio Deus! Ela teve um objetivo relacional, porque a bíblia leva a mensagem de Deus ao coração do homem.

2. Explique as três categorias teológicas de Revelação:

Revelação Geral, Revelação Especial e Revelação Gradativa e Progressiva.

Revelação Geral: A criação pode nos revelar a existência de Deus: Deus é o Criador; é uma norma para a sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado adulterou a fé humana).

(Rm. 1:20): Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o principio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

Revelação Especial: A revelação especial nos revela a teologia cristã: Deus é o redentor; é uma norma para a igreja e meio para salvação. A Bíblia é a norma para todo o ensinamento cristão, revelando a graça redentora de Deus e a mensagem da salvação, explicando o acesso do homem a Deus.

(2Tm.3:16): Evidentemente, grande é o mistério da piedade: aquele que foi manifestado na carne, foi justificado em espirito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, criado no mundo, recebido na glória.

Revelação Gradativa e Progressiva: A revelação é gradativa e progressiva no sentido de desenvolvimento, desenvolvendo de todo o que já tinha.

(Hb.1,1-3) Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele que é o resplendor da gloria e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas; Deus é um ser transcendente, grandioso, magnífico e como tal, para nós através das nossas experiências sensoriais, seria impossível compreende-lo. Deus falou conosco em linguagem humana comum, com expressões que fazem parte da experiência humana comum, do cotidiano dos homens. Outras formas pelas quais se revelou foram através de sonhos, visões, inclusive através da encarnação de seu filho Jesus.

Os sinais, milagres, prodígios, maravilhas e o próprio manifestar de voz pessoal de Deus na Bíblia pertencem á outra categoria de revelação.

3. O que significa dizer que a Revelação foi de natureza Antrópica e Analógica?

Natureza Antrópica, porque Deus é um ser transcendente, grandioso, magnífico e como tal, para nós através das nossas experiências sensoriais, seria impossível compreende-lo. Deus falou conosco em linguagem humana comum, com expressões que fazem parte da experiência humana comum, do cotidiano dos homens. Outras formas pelas quais se revelou foram através de sonhos, visões, inclusive através da encarnação de seu filho Jesus. Os sinais, milagres, prodígios, maravilhas e o próprio manifestar de voz pessoal de Deus na Bíblia pertencem á outra categoria de revelação.

Natureza Analógica, porque Deus é amoroso como são amorosos os homens, porem muito mais;

Jesus é o pão da vida (João 6: 35): Declarou-lhe pois Jesus: Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede.

A igreja é o sal da terra (Mateus 5: 13): Vós sois o sal da terra; ora se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Deus ouve no mesmo sentido de como um homem ouve;

O sentido analógico trata do modo de qualidade igual, a diferença esta no grau.

4. Porque a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere à Revelação?

A encarnação foi o meio mais sublime e mais completo de revelação. A vida e a mensagem de Jesus era uma revelação especial de Deus (Hb 1.1,2: Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo). A encarnação é o clímax a ápice dos atos de Deus, a mensagem de Jesus ultrapassou a dos profetas e apóstolos. Quando aqueles falavam transmitiam a mensagem de Deus e sobre Deus; Quando Jesus falava, era Deus em pessoa falando. A encarnação de Jesus revelou com máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter do Filho de Deus. Nele, Deus vivia entre os homens e manifestava as suas qualidades, atributos e emoções.

5. Porque há implicação para o homem e para a igreja quanto à Revelação?

Nenhum homem é despido de religiosidade. Todo homem tem seu conceito teológico, até aquele que se diz ateu, pois todo homem responde de alguma forma à Revelação Geral ao seu redor e isto implica em responsabilidade, ou seja, o que cada pessoa esta fazendo com o conhecimento geral que tem a respeito de Deus? (Rm 1.19-25)

Homens conhecem a Deus através das coisas criadas e que trazem a Lei de Deus gravada em seus corações, o que é demonstrado através da sua consciência. (Rm 2.14-15):

6. Deus é Todo poderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar-se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Porque a Bíblia é necessária para a humanidade?

A Bíblia, sendo a Palavra de Deus, embora considerada por alguns apenas uma obra literária, é o mais notável livro que o mundo tem visto. Ela contém uma série de acontecimentos do mais vivo interesse. A história da sua influência é a história da civilização. Os melhores e mais sábios dentre os homens têm testemunhado o poder das Escrituras, como um instrumento de luz, de santidade, e tendo sido as Escrituras preparadas por homens que “falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1.21), para revelarem “o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou” (Jo 17.3), tem a Bíblia por este motivo os mais fortes direitos ao nosso atento e reverente respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com