TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliologia

Artigo: Bibliologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  3.823 Visualizações

Página 1 de 6

O IMPACTO DA BÍBLIA NA HISTÓRIA HUMANA

Fábio Henrique Batista Goiabeira

Prof.ª Flávia Borges Almeida

Instituto Teológico Quadrangular – São Luís

Curso Livre em Teologia à Distância (2º Ano) – Bibliologia

12/06/12

RESUMO

Se buscarmos estudar sobre o impacto da Bíblia na humanidade, descobriremos como a Palavra de Deus tem exercido influência sobre o idioma, a religião, a arte, a literatura, o cinema, o teatro, a história Ocidental e sua repercussão no Brasil. Descobriremos também como a Bíblia chegou até nós, conhecendo ainda os principais locais, eventos, ideias e personagens das Escrituras. Este conhecimento de nada nos adianta se não pedir a direção do Espírito Santo para nos ajudar a entender esse grande impacto que ela nos traz, pois se tornará mais uma história comum e não faremos parte dela.

Palavras-Chave: História; Transformação; Verdade.

1 INTRODUÇÃO

Deus deu muitos sinais e provas de sua existência ao homem, mas um dos maiores foi sua Palavra escrita. Se houvesse uma escala de valores, creio que a Bíblia ocuparia o segundo lugar, porque o primeiro indiscutivelmente já tem dono, o próprio Filho de Deus encarnado! Como os dois têm a mesma origem, podemos ver muitas semelhanças entre eles. A palavra de Deus nos revela tudo o que sabemos e ainda saberemos a respeito de Deus e somente a partir dela que conseguiremos sentir a manifestação de sua vontade para as nossas vidas.

2 HISTÓRIA

O termo Bíblia vem do grego "Biblos" e, seu uso se dá a partir de 200 d.C. Movidos pelo Espírito de Deus, escribas, sacerdotes, reis, profetas e poetas a escreveram, o período de sua elaboração é de aproximadamente 1.500 anos, mais de 40 pessoas registraram os fatos e mensagens de seus dias, e para dias vindouros, sob a ordem e direção do próprio Deus, e percebe-se facilmente a mão de Deus na sua unidade.

Seus ensinamentos são plenos e não necessitam da interferência humana, pois a Bíblia é auto suficiente, não se contradiz, é com ela o Espírito de Deus caminha junto, pois este confirma, através dos sinais que o testemunho que ela dá de Deus é verdadeiro. Seus textos foram escritos e reescritos, por várias gerações, e em diversos idiomas, como: Hebraico, Aramaico e grego; até nossos dias, e nossas línguas.

Está comprovado, por estudiosos que 99% dos textos mantêm-se fiel aos originais, é certamente uma obra divina, levando em consideração os milhares de anos entre a escrita e nossos dias. As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século AC, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33,37,38 datados do segundo século DC.

A Bíblia em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 DC a dividiu em capítulos. Até o ano de 1551 DC não existia a divisão denominada versículo. Neste ano o Sr. Robert Stephanus chegou a conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os texto em versículos.

Até a invenção da gráfica por Gutenberg, a Bíblia era um livro extremamente raro e caro, pois eram todos feitos artesanalmente (manuscritos) e poucos tinham acesso às Escrituras. O povo de língua portuguesa só começaram a ter acesso à Bíblia de uma forma mais econômica a partir do ano de 1748 DC, quando foi impressa a primeira Bíblia em português, uma tradução feita a partir da "Vulgata Latina". É composta de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, mais de 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras.

Gasta-se em média 50 horas (38 VT e 12 NT) para lê-la ininterruptamente ou pode-se lê-la em um ano seguindo estas orientações: 3,5 capítulos diariamente ou 23 por semana ou ainda, 100 por mês em média. Encontra-se traduzida em mais de 1000 línguas e dialetos, o equivalente a 50% das línguas faladas no mundo.

Há uma estimativa que já foi comercializado no planeta milhões de exemplares entre a versão integral e o NT. Mais de 500 milhões de livros isolados já foram comercializados. Afirmam ainda que a cada minuto 50 Bíblias são vendidas, perfazendo um total diário de aproximadamente 72 mil exemplares!

3 VERDADE

O maior, melhor e mais confiável documento de todos os tempos é a Bíblia. Suas afirmações são continuamente confirmadas, como mostra o artigo a seguir. Não há dúvida de que os relatos bíblicos são corretos. Em sua magnífica palavra nos relata, as tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre. a veracidade de toda a Palavra de Deus ao orar.

Nessa ocasião já existiam os escritos do Antigo Testamento, portanto, Jesus confirmou todo o Antigo Testamento, a partir do livro de Gênesis, como sendo a verdade divina. Hoje muitas pessoas não querem crer em Jesus e na Sua obra de salvação, por isso colocam em dúvida a veracidade das histórias bíblicas, pois gostariam de interpretá-las de outra maneira.

Mas ninguém o conseguiu até hoje, pois continuamente são encontradas novas provas que confirmam a exatidão dos relatos bíblicos. Como poderia ser diferente, se o texto original da Bíblia foi inspirado pelo próprio Deus? Mas, na verdade Deus é infinitamente maior!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com