TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURIOSIDADES SOBRE OS MAIAS

Pesquisas Acadêmicas: CURIOSIDADES SOBRE OS MAIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

1- Os maias ainda existem e muitos ainda vivem em suas regiões de origem, como, no México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.

2- Na infância maia, muitos bebês foram pressionados na testa para criar uma superfície achatada.

3- As crianças eram nomeadas de acordo com o dia em que nasceram, havia nomes específicos para meninos e meninas e os pais deveriam seguir esta prática.

4- Os maias tinham excelentes práticas médicas, e sabe-se que as feridas eram suturadas com fio de cabelo humano.

5- Os maias praticavam e ainda praticam o sacrifício humano, seja por motivos religiosos ou médicos.

6- Segundo o calendário Maia, estamos vivendo no quarto mundo (quarta criação), que é um momento de celebração por ter chegado ao fim de um ciclo. A Nasa explica que acontecerá uma tempestade solar que pode afetar as tele comunicações temporariamente, é o início de uma idade nova em 2012, e não o fim do mundo como todos pensam.

7- Grande parte dos maias sumiu, o que pode ter sido ocasionado pela superpopulação, invasão estrangeira, revolta camponesa, desastres ambientais, doenças epidêmicas ou mudanças climáticas.

8- O sistema de numeração adotado é o vigesimal, ou seja, tem base vinte. A origem dessa contagem é o número dos dedos das mãos e dos pés, somando-os.

9- Os maias que habitavam a região onde hoje é a Guatemala até o Equador, jogavam futebol com a cabeça de inimigos decapitados ritualmente, e eram exímios astrólogos, sabendo interpretar as estações conforme as constelações celestiais.

10- O sistema de escrita era hieróglifo, uma combinação de símbolos fonéticos e ideogramas, que até hoje não foram decifrados ainda.

11- Os Maias se organizaram em sociedade entre os séculos IV a.C e IX a.C. Eles nunca chegaram a formar um império unificado, formavam um núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas, governadas por um estado teocrático.

12- A economia Maia era baseada na agricultura, e os principais produtos eram o milho, o feijão e os tubérculos.

13- A sociedade Maia ergueu pirâmides, templos e palácios. Eles tinham grande conhecimento arquitetônico.

14- A religião Maia era politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses ligados à natureza. A habilidade astronômica dessa civilização permitiu que eles elaborassem um eficiente e complexo calendário que estabelecia 365 dias para o ano.

15- Os Maias também eram uma civilização avançada em estudos matemáticos, foram eles, que desenvolveram as casas decimais e o valor zero.

16- O chocolate não era só bebido por prazer, era também indicado como medicamento, afrodisíaco e antídoto da fadiga. Não era à toa que o chocolate era tido como um elixir para os feiticeiros Maias, sendo indicado como estimulante ou até como pomada analgésica. Por isso, coma seu chocolate e espante seus males!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com