TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Comando

Trabalho Escolar: Cadeia De Comando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Cadeia de comando, também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.

Na Igreja Católica cada indivíduo ocupa uma posição com tarefas claramente atribuídas e um superior bem definido. A hierarquia católica é bastante complexa, tendo uma linha de comando bastante extensa. No que diz respeito ao clero, por exemplo, a hierarquia ascendente está baseada nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato).

Papa – Líder supremo da Igreja Católica Apostólica Romana no mundo, Sua Santidade é responsável pela sede da Igreja localizada no Vaticano, país situado em Roma – Itália. O Papado é um cargo vitalício, mas pode, como aconteceu recentemente com Bento XVI, pedir a renúncia, neste caso, Bento XVI passou a ser chamado de Papa Emérito, e é convocado um novo conclave, o que explicaremos mais adiante.

Cardeais – São em sua maioria Bispos eleitos pelo Papa, como homens de sua confiança, e também serão os próximos candidatos a um futuro conclave.

Bispos e Arcebispos – São responsáveis pelas Dioceses e Arquidioceses, respectivamente, usam o báculo, um cajado, simbolizando que eles são os pastores do povo de Deus.

Padres ou Presbíteros – Responsáveis pelas Paróquias e Comunidades, geralmente o Pároco, é auxiliado por um outro Padre denominado Vigário, ou por um Diácono e / ou seminaristas. O Padre pode realizar os sacramentos, com exceção da Ordem e Confirmação, realizados apenas pelos Bispos.

Diáconos – Ele está a um passo de ser tornar Presbítero, após concluir seus estudos como seminarista, o Diácono, tem a função de auxiliar os Padres e Bispos na comunidade onde for designado. O Diácono pode escolher entre o Celibato e ordenar-se Padre, ou pode optar pelo casamento civil, isso mesmo ele pode casar-se, entretanto se tomar esta decisão, ele sempre será Diácono, também chamado de Diácono Permanente.

Seminaristas – Aspirantes a Padre, fazem ao longo do Seminário duas faculdades, a de Filosofia e a de Teologia, após a conclusão dos cursos, fazem os votos sagrados e são ordenados Diáconos. Durante os estudos, o Bispo, decide em qual Paróquia o Seminarista irá servir, auxiliando os Padres no que for preciso.

A Igreja Católica tem uma hierarquia, sendo o seu Chefe o Papa. A expressão "Santa Sé" significa o conjunto do Papa e dos dicastérios da Cúria Romana, que o ajudam no governo de toda a Igreja.

Todos os ministros sagrados supramencionados fazem parte do clero. A Igreja acredita que os seus clérigos são "ícones de Cristo", logo todos eles são homens, porque os doze Apóstolos são todos homens e Jesus, na sua forma humana, também é homem. Mas isto não quer dizer que o papel da mulher na Igreja seja menos importante, mas apenas diferente. Excetuando em casos referentes a padres ordenados pelas Igrejas orientais, aos diáconos permanentes e a alguns casos excepcionais, todo o clero católico é celibatário. Os clérigos são importantes porque efetuam exclusivamente determinadas tarefas, como a celebração da Missa e dos sacramentos. Existem ainda funções menores: Leitor, Ministro Extraordinário da Comunhão eucarística, Ministro da Palavra e Acólito. Estas funções tomadas em conjunto não fazem parte do clero, pois são conferidas aos leigos, uma vez que, para entrar para o sacerdócio, é preciso ao católico receber o sacramento da Ordem. Desde o Concílio Vaticano II, os leigos tornaram-se cada vez mais importantes no seio da vida eclesial e gozam de igualdade em relação ao clero, em termos de dignidade, mas não de funções.

Conclave: (conclave = fechado à chaves em latim) a mais importante reunião da Igreja Católica Romana, que definirá quem será o novo líder da Igreja no mundo, o novo sucessor de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja. O Conclave é realizado na sede da Igreja Católica, no Vaticano. Mas quem participa deste conclave, qualquer membro da Igreja? Não. Apenas os Cardeais com menos de 80 anos, que hoje somam 115 no total. Eles podem votar em si próprio. Entre os 115 Cardeais presentes na Capela Sistina, cinco deles são brasileiros, vale lembrar que o Brasil é o país com o maior número de Católicos no mundo!!!! Fica então nossa torcida e oração!!! Para ser eleito Papa, o Cardeal deve ter no mínimo dois terços dos votos, ou seja, 77 votos. Caso isso ocorra, sairá da chaminé da Capela a fumaça da cor branca, indicando que a Igreja tem um novo líder, caso contrário, a fumaça será da cor cinza e uma nova votação será feita. O caminho ao papado é longo e difícil, são anos de estudos e dedicação e oração, fazemos então nossas orações para que o novo Líder da Igreja, possa seguir as vontades de Deus e orientar vosso povo, num mundo tão complicado como o que vivemos atualmente.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »