TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Paulo A Tito

Artigos Científicos: Carta De Paulo A Tito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO

Resenha Bibliográfica – Livro de Tito

Provavelmente o apóstolo Paulo escreveu a epístola a Tito de Macedônia, a carta foi escrita após sua soltura do primeiro encarceramento em Roma (Atos 28) aproximadamente entre 63 à 65 d.C. Na mesma época foi escrita a primeira carta a Timóteo.

Quando Paulo saiu de Antioquia para Síria para pregar o evangelho levou com ele a Tito “significa louvável”, um cristão gentil, grego convertido através da pregação de Paulo. Ele era corajoso, qualificado para ensinar, zeloso de obras e são na fé. Depois que Paulo foi solto do primeiro encarceramento em Roma, ele e Tito trabalharam um brevê período em Creta, local onde Tito permaneceu por ordem de Paulo como seu representante e corrigir alguma coisas e designar anciãos as congregações.

O propósito da carta de Paulo para Tito também conhecida por Epístolas Pastorais foi de instruir a Tito é uma instrução aos líderes da Igreja, a respeito das qualidades do obreiro, bem como alertar a Tito sobre a reputação da população de Creta, uma população nativa formada por judeus que não conheciam a Jesus, eram judeus aficionados nas leis mosaicas da época, esperava-se também de Tito que repreendesse falsos instrutores e desse excelente exemplo.

Essa carta, não é endereçada a comunidade, mas aos seus “pastores”, a homens que exercem o ministério na igreja. Sendo assim, talvez tenhamos nesses documentos os primeiros testemunhos de ordenação eclesiástica na igreja primitiva.

Tito 1.5 “ A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em casa cidade, como eu o instruí”.

Era necessário designar bispo de cidade em cidade para lidar com os problemas nas congregações Cristã da ilha. Para ser ordenado Bispo, o varão tinha de estar livre de acusações, ser exemplar na vida pessoal e familiar, hospedeiro, equilibrado e dominar a si mesmo. Tinha de ensinar o que é certo e exortar e repreender os que expressassem conceitos contraditórios. Era necessário ter coragem, pois seria preciso fechar a boca dos indisciplinados nas congregações.

Tito devia transmitir ensino espiritualmente salutar. (2.1-15) Os homens idosos deviam ser exemplares na moderação, na seriedade, no bom juízo, na fé, no amor e na perseverança. As mulheres idosas deveriam ser reverentes no comportamento, instrutoras do que é bom, deveriam ajudar as mulheres mais jovens a ter o conceito correto sobre seus deveres como esposa e mãe. Os homens mais jovens deviam ser ajuizados, e os escravos, estar em sujeição aos seus donos de maneira tal que adornasse o ensino de Deus.

Um ensinamento importante de Paulo nesta carta é que o Cristão cultive o hábito de fazer boas obras, até que isso se torne parte de sua natureza. Sabendo que tal piedade não se afina facilmente com a natureza humana, o apóstolo procura incentivar a todos nós, lembrando o passado de pecados e nova condição no presente ( 3.5-7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com