TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catequese: Sustento Espiritual para a Comunidade Católica

Por:   •  10/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.071 Palavras (21 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

TCC

TEOLOGIA BACHARELADO

Catequese: Sustento Espiritual para a Comunidade Católica

Agosto 2023

RESUMO

Este estudo justifica-se pelo fato de que a Igreja se faz pela evangelização e a catequese, sendo um dos seus segmentos evangelizadores, deve ser esta base principal para desenvolvimento da fé, dado o primeiro anúncio. Para aderir-se a Jesus e à sua proposta, o conhecimento da sua pessoa e da sua vida é essencial, o qual só é adquirido pelo estudo e reflexão da Palavra, onde Jesus é presença e se torna o paradigma para aqueles que Ele chama a segui-Lo. A catequese, ao objetivar o aprofundamento da fé, se torna, desta forma, o sustento para a sua prática, pois fundamentada na Verdade de Jesus permitirá ao seguidor agir e atuar no mundo com retidão, dando testemunho cristão. A educação cristã, apoiada na Palavra ajuda o fiel a entrar em intimidade com o Senhor e buscá-Lo nos Sacramentos, na oração, nos relacionamentos pessoais, nos vulneráveis da sociedade e na comunidade que se reúne para celebrá-Lo. A fé em Cristo é o fomento para o exercício cristão, porém é indispensável que seja alicerçada nos seus ensinamentos, se não ela fica cega, surda, muda e paralítica diante dos desafios. A catequese é este meio para instruir a respeito de Jesus e colaborar para a formação de discípulos missionários. Urge uma nova compreensão do que é ser Igreja neste tempo atual para mudar seus itinerários e priorizar a formação cristã das pessoas para que fé e vida caminhem juntas.

Palavras-chave: Educação. Fé. Palavra. Instrução. Testemunho.

  • INTRODUÇÃO

Porque é importante priorizar a catequese na comunidade de fé? Como multiplicar a Igreja, sem aperfeiçoar-se no conhecimento de Jesus e sem refletir acerca do que se acredita? O presente trabalho abordará a catequese como um recurso importante para a formação cristã na Igreja católica, pois a instrução sobre a fé leva ao conhecimento de Cristo e aprofundando-o pela assimilação da Sua Verdade, no poder do Espírito Santo, o testemunho cristão é suscitado

O destaque para este tema advém da convicção de que este é o caminho para se levar avante a Igreja de Jesus; é pela interiorização dos seus ensinamentos, pela interação entre fé e vida e pela formação de discípulos missionários que a Igreja se perpetuará, logo a educação da fé deve ser valorizada e vista como a principal fonte para a iniciação à vida cristã, haja vista que a Palavra de Deus é permeadora de todo o processo. Esta dissertação sobre a catequese quer reforçar a sua relevância para o exercício da fé das crianças, dos jovens e principalmente dos adultos, por serem espelhos para os demais, pois é pela maturidade cristã que acontece a decisão pelo seguimento de Cristo. A conscientização dos féis sobre a necessidade da educação da fé é o alvo inicial deste projeto e conseguinte que as mentalidades dos agentes pastorais e de outros ministérios eclesiais se convertam a novas práticas evangelizadoras que promovam um verdadeiro encontro com Jesus. A catequese, centralizada na pessoa de Jesus, torna-se, desta forma, esperança para a continuidade da Igreja a partir de um estudo sistemático da Palavra de Deus, o qual provê o sustento espiritual para os cristãos a fim de que, na liberdade e no amor, eles se façam sujeitos da sua crença e atuem no mundo.

  • SUBSÍDIOS E PROPOSTAS PARA UMA CATEQUESE RELEVANTE

O desafio da Igreja é a evangelização do mundo de hoje, mesmo em territórios onde a Igreja já se encontra implantada há mais tempo. Nossa realidade pede uma nova evangelização. A catequese colocasse dentro desta perspectiva evangelizadora, mostrando uma grande paixão pelo anúncio do Evangelho. (DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE, n.29).

Partindo-se deste pressuposto, a catequese é imprescindível para a Igreja conduzir ou reconduzir as pessoas à fé, ao desenvolvê-la por meio de um estudo metodológico, primando pelo anúncio, proclamação e reflexão da Palavra num processo contínuo e gradual para que se atinja a maturidade cristã. O conhecimento e a assimilação da Palavra propiciam o encontro com Jesus Cristo, pois mente e coração vão se configurando à sua pessoa, tornando-O tão próximo a ponto de segui-Lo. O chamado de Jesus é uma proposta para uma vida diferente, cuja resposta afirmativa requer conversão e é pelo aprendizado constante sobre o seu modo de viver que isto será possível. Para

segui-Lo é preciso aderir ao seu projeto, a construção do reino, o qual está proposto na Bíblia, mas por ser exigente, requer fé, dedicação e sabedoria e somente pela mediação do Espírito Santo isto será possível, porque sem a sua inspiração, o saber não desenvolverá a espiritualidade.

[...] Catequizar [...] é procurar desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza. É procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais por Ele realizados, porquanto sentido, a finalidade definitiva da catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo: somente Ele pode levar ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade. (JOAO PAULO II, CT, p.10, 2006).

A catequese é o estímulo para a pessoa perseverar na sua crença, porque ela sustenta a fé, oferecendo o ensino sobre a prática da fé, que estando bem alicerçada, dará continuidade à Igreja de Cristo. Sem a luz da Palavra, sem a experiência do amor de Jesus as pessoas se acomodam e deixam de fazer o bem, não crescem na sua humanidade, impedindo a comunhão com os irmãos. A Igreja de Jesus multiplicou porque os apóstolos aprendiam com Ele e realizavam o que Ele fazia, estavam sempre próximos d’Ele e compartilhavam da sua vida. Na catequese, a Palavra de Deus é como o Mestre que orienta seus discípulos, ela desperta as pessoas para a vivência em comunidade, ajuda a salvá-las da corrupção, une e fortalece os membros para continuarem na busca por melhores condições de vida. Quem, pela fé, busca aprender com a Palavra, deixa-se moldar por seus ensinamentos, vive na retidão e agradecido, glorifica a Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (101.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com