TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catolico

Tese: Catolico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

No tempo de Cristo, o rito da Páscoa era celebrado em dois tempos. No primeiro tempo fazia-se a imolação do cordeiro no templo de Jerusalém, na tarde de 14 de Nisan. No segundo tempo fazia-se a consumação da vítima na ceia pascal, na noite de 14 de Nisan, em todas as famílias. Durante a liturgia da ceia o pai de família, que só nesta ocasião era revestido da dignidade sacerdotal, presidia e explicava aos filhos o significado dos ritos. Nessa mesma ocasião fazia também a todos um resumo de todas as maravilhas que Deus fizera em benefício de seu povo. No tempo de Cristo a Páscoa passou a chamar-se "memorial" não só para lembrar a saída do Egito, mas também para lembrar todas as outras intervenções de Deus na história de Israel. A Páscoa era o memorial e o aniversário das quatro noites mais importantes do mundo: a noite da criação, quando a luz brilhou nas trevas. A noite do sacrifício de Isaac, oferecido por Abraão. A noite da saída do Egito, e a noite, ainda futura, da vinda do Messias (Targum sobre Êx 12,42).

Portanto, a Páscoa hebraica era um memorial (conforme a palavra de Êx 12,14) e era também uma expectativa. O drama aconteceu quando, ao vir o Messias esperado, ele não foi reconhecido, e "fizeram dele o que quiseram", e o mataram justamente durante uma festa da Páscoa. Mas, precisamente porque o mataram, realizaram a figura e cumpriram o que se esperava há séculos. Imolaram o verdadeiro Cordeiro de Deus. Enquanto, naqueles dias, como era costume dos judeus, Jerusalém fervilhava de gente para a celebração da Páscoa, ninguém suspeitava que numa "sala alta" da cidade estava acontecendo uma coisa que por muitos séculos todos esperaram. Cristo, depois de ter tomado o pão e dado graças, partiu-o e entregou a seus discípulos, dizendo: Isto é o meu corpo que é dado por vocês; façam isto para celebrar a minha memória (Lc 22,19). Esta palavra "memória" faz-nos lembrar imediatamente que esta mesma palavra estava contida no Êxodo, e faz-nos pensar numa nova instituição da Páscoa. Na verdade, permanece o antigo memorial, mas mandou ou melhor, cumpriu-se o seu conteúdo. De agora em diante a Páscoa será memorial de uma outra imolação e de uma outra passagem. "Tu és bendita, ó noite última, porque em ti se cumpriu a noite do Egito. O Senhor nosso Deus comeu em ti a pequena Páscoa e tornou-se ele mesmo a grande Páscoa; a Páscoa substituiu a Páscoa, a festa substituiu a festa. Eis a Páscoa que passa, e a Páscoa que fica. Eis a figura e o seu cumprimento" (Santo Efrém, Hinos sobre a crucifixão, 3,2; Th. I. Lamy, 1882, p. 656).

O MISTÉRIO DA CEIA RANIERO CANTALAMESSA

Editora Santuário.

Ver a vida com amor

Ninguém entra num jardim para ver só folhas secas. Entra para ver a beleza das flores. Ninguém entra num pomar para ver só frutas podres. Entra para ver os frutos bons e provar de seu gosto. Ninguém olha para o céu só para ver a escuridão da noite. Olha para ver o brilho das estrelas. Ninguém deixa de contemplar rosas, apesar dos espinhos que elas têm.

E assim por diante.

Dizemos que é um péssimo observador quem se prende só a detalhes sem ver toda a obra. Qualquer pintor, ao pintar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com