TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ação dos jesuítas no âmbito do Movimento Catolico de Contra-Reforma

Seminário: A ação dos jesuítas no âmbito do Movimento Catolico de Contra-Reforma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

A ação dos jesuítas como parte de movimento da contrarreforma católica.

A Reforma protestante foi um movimento reformista católico cristão culminado no inicio do século XVI por Martinho Lutero, que protestou contra diversos pontos da Doutrina da Igreja Católica Romana propondo uma reforma no catolicismo romano.

O resultado da Reforma Protestante foi à divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados e protestantes.

A educação encontrou local privilegiado na Reforma por ser utilizada como uma importância mecanismo para a divulgação da nova religião protestante. Tanto que um dos primeiros pressuposto da Reforma é oferecido iguais condições para todos os homens lerem e interpretarem a Bíblia.

Para entender a influencia da cultura protestante na educação brasileira é preciso saber seu desenvolvimento da questão educacional nessa colônia desde 1500.

O modelo educacional brasileiro católico se estabelece através dos portugueses com os padres católicos jesuítas que em 1549, quinze dias após da sua chegada na colônia, fundam a primeira escola brasileira em Salvador. Esses membros da Companhia de Jesus propagava a fé católica e a educação, sendo responsáveis pela catequização dos jesuítas.

A educação escolar no Brasil se deu através da chegada dos jesuítas no movimento da contrarreforma católica quando eles implantaram a primeira escola ensinando os povos indígenas.

Quadro cronológico dos principais estabelecimentos escolares fundados em cada período da História da Educação Brasileira.

Período colonial

Ano

Principais estabelecimentos escolares.

1492

Cristóvão Colombo “descobre” a América

1500

Pedro Álvares Cabral “descobre” o Brasil

1553 a 1555

Duarte da Costa inicia o segundo Governo-geral. Manuel da Nóbrega

Funda o Colégio de São Paulo.

1560 a 1567

Habitantes de Santo André muda-se para São Paulo.

Reforma católica (1563)

Período Império

Ano

Principais estabelecimentos escolares.

1808 a 1809

Chegada da Família Real à Bahia

1825

1° ferrovia aberta ao público na Inglaterra. Portugal e Inglaterra reconhece independência do Brasil e dos novos Estados latino-americanos.

1826

Navier funda moderna ciência das construções, ao publicar suas aulas na École Polytechnique de Paris.

1830 a 1914

Realismo na literatura e nas artes

1872

Primeiro recenseamento feito no Brasil; fundação do Partido

Republicano Paulista.

1889

Proclamação da república

1937

Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação;

1959

Início das escolas radiofônicas em Natal (RN);

1965

Inicio dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa

1967

Criada a Fundação Padre Anchieta, mantida pelo Estado de São Paulo, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais através do rádio e da televisão (iniciou suas transmissões em 1969); constituída a Feplam (Fundação Educacional Padre Landell de Moura), instituição privada sem fins lucrativos, que promove a educação de adultos através de tele-educação por multimeios;

1978

Lançado o Telecurso de 2º Grau, pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos;

1979 a 1983

É implantado, em caráter experimental, o Posgrad - pós-graduação Tutorial a Distância - pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - do MEC, administrado pela ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - com o objetivo de capacitar docentes universitários do interior do país; 1983 a 1984

Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul;

Inicio do "Projeto Ipê", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta, com cursos para atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º Graus, utilizando-se de multimeios.

1988

“Verso e Reverso - Educando o Educador”: curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica de Jovens e Adultos MEC/Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos (EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete;

1991

"Projeto Ipê" passa a enfatizar os conteúdos curriculares

1992

Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em parceria com a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) e a Secretaria de Estado de Educação e com apoio da Tele-Université Du Quebec (Canadá), cria o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º grau, utilizando a EAD.

PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA

1893

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com