TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vista etnográfica: ritual religioso católico

Projeto de pesquisa: Vista etnográfica: ritual religioso católico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Visão Etnográfica: Ritual Religioso Católico

Introdução

A escolha desse evento foi feita devida a divergência religiosa entre Católicos e Evangélicos, com isso busquei mostrar um pouco o lado dos Católicos, como é o seu ritual religioso.

Com isso procurei mostrar com o máximo de detalhes esse ritual, tentando descrever minunciosamente cada ação, cada movimento daqueles que estão em evidencia dentro do espaço geográfico que me encontrava.

Buscando também perceber o quanto as pessoas são iguais, sendo apenas criadas em lugares ou culturas diferentes.

Desenvolvimento

São 10:23 da manhã de domingo, todos estão sentados em bancos de madeira que chegam a caber até 8 pessoas, todas voltadas para um altar, onde se encontra uma cruz grande com um homem (Cristo – Entidade Maior da Igreja Católica) pregado nela.

As 10:30 toca-se um sino e inicia-se o ritual, todos se levantam e voltam-se ao corredor central da Igreja. Um homem vestido em uma túnica colorida entra pelo corredor seguido de algumas pessoas.

O homem (chamado de padre) chegando no altar professa algumas palavras e todos na igreja fazem um sinal perante o próprio corpo, sinal semelhante ao de uma cruz. Logo após todos tornam a se sentar nos bancos.

Mais uma vez o celebrante (Padre) professa algumas palavras, que são seguidas pelos ouvintes a partir de um folheto.

Logo após uma segunda pessoa diz que os ouvintes pode se sentar para ouvir a palavra.

Uma pessoa sobe o altar vai em direção a um livro grosso chamado Bíblia (é como se fossem as leis da igreja), e inicia a leitura, ao fim desce e faz reverencia ao altar e sobe outra pessoa, essa ultima canta o que chamam de Salmo Responsorial.

Após o Salmo uma terceira pessoa sobe ao altar e inicia a segunda leitura da Bíblia, ao término desta todos se levantam novamente, começam a cantar guiados por uma banda composta por 4 pessoas.

Ao fim da musica o celebrante professa outras palavras, os ouvintes escutam atentamente e em seguida fazem mais alguns sinais na testa, na boca e no peito. Celebrante inicia a leitura da Bíblia (com todos de pé). Ao fim todos batem palmas e voltam a cantar em adoração a palavra.

O celebrante diante do altar e de todos os presentes faz um breve resumo com sermão das leituras seguidas naquele dia.

Ao fim do sermão fazem uma oração para que possam perseverar (aumentar) sua fé na crença. Isso ocorre com eles em pé em seus lugares.

Após a oração fazem uma chamada: orações universais, tratando de suas entidades superiores, governantes políticos, “irmãos”, etc.

No meio da celebração cantam mais uma vez. Pessoas entram pelos corredores com sacolinhas na mão e param pelos corredores. Com isso pessoas levantam e doam (ofertam) certas quantias de dinheiro para a comunidade.

O celebrante começa a falar. Todos ouvem atentamente e respondem como um só.

Sinos tocam todos se ajoelham diante do altar.

O celebrante professa palavras históricas, com braços erguidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com