TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como desenvolver uma equipe de louvor

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 9

Um Por Todos, Todos por Um

Como Desenvolver Uma Eficiente Equipe de Louvor por Monty Kelso

Uma das características que distingue o moderno movimento de louvor e adoração ao redor do mundo são as equipes de louvor. A tendência para formar equipes está presente tanto em igrejas pequenas quanto grandes, em ambientes tradicionais ou avivados. Ken Blanchard define uma equipe de louvor assim: "Uma equipe é um grupo de pessoas mutuamente dependentes e comprometidas com um propósito comum, e que escolheram trabalhar juntas para alcançar resultados além do que cada um poderia alcançar sozinha." Por que formar e trabalhar em equipes? Equipes são uma modelo bíblico. Em Êxodo 18:13-24 nós lemos o conselho que Jetro deu a Moisés para que ele procurasse outros que pudessem ajudá-lo a cumprir sua missão. Nós também não podemos fazer tudo sozinhos. Jesus e os doze discípulos nos dão outro exemplo. Embora ele tivesse toda a força e poder a sua disposição, ele ainda precisou dos doze para serem parte do seu ministério. Quando nós tentamos fazer as coisas sozinho e não formamos equipes, o resultado final é um desgaste e falta de disposição de continuar, vencidos pelo cansaço. Muitos líderes de louvor derrubam seus próprios ministérios porque mantém tudo em torno de si mesmos e não estão dispostos a dividirem responsabilidades com uma equipe.

Nos primeiros anos de meu ministério, quando começamos na Igreja da Comunidade Coast Hills na Califórnia, no primeiro andar, eu não entendia o valor de uma equipe. Eu pensava que ser um líder significava trabalhar duro e ser responsável por tudo. Naquela época eu não entendia que minha meta como líder era ajudar a formar outros líderes e não ser um faz-tudo no ministério. Mas a partir do estudo das escrituras e de palestras de líderes mais amadurecidos, eu aprendi que meu papel não está em ficar à frente do ministério, mas identificar aqueles que podem ministrar e instrumentalizá-los para serem líderes efetivos. Hebreus 10:24-25 é uma de minhas passagens bíblicas favoritas: "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima."

Características de Uma Equipe de Louvor Saudável

Como funciona uma boa equipe de louvor e como elas se parecem? Consideremos algumas características de equipes saudáveis.

1. Equipes saudáveis procuram resultados em equipe.

Não há nenhuma prima donna. Todos são essenciais para a boa eficiência da equipe. Cada membro da equipe é um contribuinte para o resultado final, e isso significa honrar e glorificar o nome de Deus. Fazendo assim, a equipe experimenta sinergia, uma situação na qual o produto final é maior que a soma das partes. A maneira como os gansos se formam quando voam é um bom exemplo de sinergia. Você sabia que quando os gansos voam em formação eles aumentam em 71% o alcance de vôo do que quando voam individualmente? Gansos entendem o valor de trabalho de equipe!

2. Equipes saudáveis são comprometidas com um propósito comum.

Seus membros têm visão, valores e metas comuns. Estas são as coisas que unem uma equipe. Um enfoque compartilhado com uma meta comum mantém uma equipe em sincronia e na mesma direção. Isto é fácil de esquecer quando se está no calor da atividade, por isso os líderes têm que lembrar constantemente ao grupo os propósitos comuns, ajudando-os a entender sua missão. Uma visão é aquilo que nossos olhos vêem antes de

acontecer, e para o qual trabalhamos para que se torne realidade.

3. Equipes saudáveis compartilham responsabilidades pelo resultado final.

Isso é chamado interdependência; todos nós dependemos um do outro mas todos somos responsáveis para realizar nossas metas de forma coletiva. Cooperação é fundamental e a falta dela não deixará a equipe ser bem sucedida. A responsabilidade é pessoal e nos faz preocupados um com o outro quando há alguma falha no estilo de vida e na disciplina espiritual.

4. Amor e graça prevalecem em equipes saudáveis.

Nós temos que nos lembrar que somos pessoas em processo, longe da perfeição. A Bíblia nos ensina a amarmos uns aos outros e procurarmos os melhores interesses na outra pessoa. Significa que nós devemos perdoar um ao outro quando falhamos e cometemos erros. Amor e graça prevalecem em um ambiente no qual nós oramos uns pelos outros .

Como Tudo Começou

Quando nós começamos nosso ministério de louvor e adoração na Igreja em Coast Hills, nós aprendemos que há vários passos importantes para o desenvolvimento de equipes de adoração saudáveis.

1. Sempre seja claro.

Nós temos que nos perguntar, "O que nós queremos realizar ?" Muitas vezes alcançar aquela visão que Deus lhe deu significa quebrar com o modelo pré definido de forma que as pessoas possam ver a equipe de louvor como algo novo, ao invés de apenas uma adaptação de um grupo já existente ou apenas um outro programa. Definindo uma equipe desta maneira, ajudamos aos outros a verem-na como algo especial. Naqueles primeiros dias em Coast Hills, nós fomos duros com a equipe para que expressassem sua autenticidade, propósito e excelência o que resultou em música que moveu os corações e mentes das pessoas.

2. Oriente os novos membros para a missão e os valores da equipe.

Nós descobrimos que quando novos membros chegavam para se filiar a equipe eles precisavam de ajuda para trabalhar as idéias preconcebidas que traziam. Nosso desafio maior eram os cantores e líderes de louvor com experiência prévia em outras igrejas. Nós percebemos que faltava dinamismo, originalidade estilística e habilidade para se conformar à equipe. Assim nossa orientação incluía ajuda para que desenvolvessem uma abordagem mais desenvolta e natural quando dirigiam a música. Nós nos apoiamos nos membros que possuíam a visão correta e expressavam a forma de louvar que nós estávamos procurando. Mas eles também tiveram que se dispor a treinar outros e eventualmente deixar que outros

ocupassem seus lugares à medida que fossem evoluindo em suas capacidades.

3. Faça entrevistas antes das apresentações.

Eu dou para os novos membros que querem fazer parte da equipe, um questionário de liderança que me ajuda a conhece-los. Na entrevista explico que nós somos uma EQUIPE de louvor e adoração, e que eles precisarão cumprir algumas exigências para efetivamente contribuírem. Entre essas exigências estão ter um compromisso de fé, um estilo de vida e uma adequada situação familiar. Dessa forma, esses novos membros podem decidir se esta é a melhor atividade que eles podem fazer para servirem na igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com