TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Congregação

Ensaios: Congregação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução: Toda seita pseudocristã procura encontrar na Bíblia apoio para suas doutrinas errôneas. Satanás é astuto, e com seu cardápio de engano, procura desviar os cristãos não somente através de seitas que negam diretamente a autoridade bíblica, mas de outras que afirmam crer na Bíblia, enquanto introduzem encobertamente doutrinas de perdição.Entre essas últimas está a erroneamente chamada "Congregação Cristã no Brasil"(CCB). Alguns evangélicos desavisados pensam ser a CCB uma igreja evangélica pentecostal, no entanto esta organização religiosa, fundada por um italiano em 1910 no Estado do Paraná, Brasil, perverte doutrinas essenciais do cristianismo, tais como:a doutrina da salvação, do Espírito Santo e da Bíblia. O alvo principal dessa organização sectária é arrebanhar novos adeptos, formando o que preconceituosamente chamam de "um só rebanho, e um só pastor". Afirmam serem os únicos a possuírem doutrinas reveladas diretamente pelo Espírito, e que obedecem todos os mandamentos de Deus. A CCB leva vantagem no engano religioso em relação a algumas seitas por duas particularidades:

1. o fato de procurarem impressionar aqueles a quem querem desencaminhar para sua grei através do misticismo, então atribuem todo acontecimento em sua organização religiosa ao sobrenatural, deixando pouco espaço para o racional;

2. e o fato de serem confundidos com crentes pentecostais, já que seu fundador participou no início desse movimento.

Nosso propósito com esse artigo é equipar os cristãos a responderem os argumentos, sofismas, textos mal interpretados e isolados utilizados pelos adeptos dessa seita para provarem suas falsas doutrinas. Esclarecemos logo de início que o crente em Cristo, quando bem preparado, não deve se intimidar diante dos ataques feitos por qualquer seita que seja, inclusive esta(I Timóteo 2:15,24-26; I Pedro 3:15).

I. Análise das principais passagens bíblicas usadas pela Congregação Cristã no Brasil para provar suas falsas doutrinas

1. Salmo 23:1- "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."

Este versículo é usado pela CCB para rejeitar o ministério pastoral.

Resposta: Quem escreveu o Salmo 23 foi Davi, antes de ser rei de Israel a sua ocupação era ser pastor de ovelhas. Nesse salmo ele compara o seu relacionamento com Deus com a atitude do pastor para com sua ovelha, o que lhe era muito familiar (I Samuel 16:11e 19, 17:1 e 34). Então temos um retrato metafórico de Deus como um pastor, e de Davi como uma ovelha. O texto não tem nada haver com o ofício de pastor designado por Deus para a Igreja (João 21:15-17; Efésios 4:11-12). Se o fato de Deus ter sido chamado Pastor, anula o ministério pastoral, então a CCB deveria rejeitar o ofício de ancião, pois Deus é também chamado de Ancião (Daniel 7:9, 13 e 22). Ademais o Senhor Jesus é o Sumo Pastor (I Pedro 5:4), se há o Sumo Pastor, há também os sub pastores ou apenas pastores.

2. Eclesiastes 12:12- "E, de mais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar enfado é da carne."

Este versículo é usado pela CCB para rejeitar o estudo da Bíblia.

Resposta: A chave para entendermos o livro de Eclesiastes é a expressão "debaixo do sol" (Eclesiastes 1:2 e 3). O livro foi escrito para demonstrar a futilidade da vida, e que o supremo propósito está em servir a Deus (Eclesiastes 12:13). O autor de Eclesiastes tinha em vista não o estudo das Escrituras mas o estudar das coisas seculares do mundo quando diz que "o muito estudar enfado é da carne" (Eclesiastes 12:11) isso fica evidente no próprio contexto de todo o livro de Eclesiastes, no capítulo 1:18 ele diz: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza." Mas qual conhecimento ele esta a falar ? É claro que é somente ao conhecimento do mundo da carne como ele deixa bem transparecer nos versos a seguir: "(12) Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.

(13) E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem.

(14) Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão.

(15) O que é torto não se pode endireitar; o que falta não se pode enumerar.

(16) Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.

(17) E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vão." Salomão em Eclesiastes descortina o mundo do ponto de vista de um homem sem Deus, por isso do tom pessimista em que foi escrito, veja :Na sabedoria há enfado e na ciência tristeza (1:15);todo esforço e trabalho são vãos (2:11); tudo é difícil (2:17); aquele que está torto não se pode endireitar (1:15); não há vantagem do homem sobre os animais e há incerteza sobre o destino de ambos (3:20 e 21); o melhor na vida é aproveita-la se regalando nos deleites carnais (2:3, 9:9, 11:8), e o muito estudar é cansativo para a carne (12:12) .

O crente em Cristo tem o seu propósito "além do sol".O estudo ou meditação da Bíblia é uma prática espiritual(Josué 1:8; Salmo 1:1-2; II Tessalonicenses 5:21;I Timóteo 4:13,15; II Timóteo 3:16-17), portanto "além do sol".

Além disso, a menção de 12:12 diz que o muito estudar é “enfado da carne”

Preste atenção: diz que o enfado é de quem? Da carne ou do espírito? Então pergunto - O cristão vive de acordo com quem? Veja a resposta em Romanos 8:5-9. Paulo subjugava e esmurrava seu corpo(carne) para não ser reprovado, assim devemos fazer o mesmo (I Coríntios 9:27).

3. Mateus 6:5- "E quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa."

Esta passagem é usada pela CCB para afirmar que a oração só é aceitável a Deus se for feita de joelhos.

Resposta: A ênfase da passagem não está na posição do corpo na oração, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com