TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Congrega Contábeis

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Modelos de balanços sociais

São três os modelos de balanços sociais utilizados pelas empresas brasileiras.

- GRI- Global Reporting Initiative: apresenta importantes contribuições e por ser um modelo consolidado internacionalmente oferece as bases para uma maior comparabilidade de informações. Apresenta visão estratégica, perfil, estrutura de governança e sistemas de gestão, sumário de conteúdo da GRI e indicadores de desempenho. Garante que os indicadores qualitativos e seus relatórios são essenciais.    

- Instituto Ethos: sugere indicadores com aspectos qualitativos e o parecer e os resultados quantitativos apresentados em números. As informações são definidas em três formas, a apresentação, a empresa e qual a atividade empresarial.

- IBASE- Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica: Menciona informações de dados qualitativos e quantitativos. Tem a vantagem de estimular todas as empresas a divulgar seu balanço social independente do tamanho e setor (Sucupira, 2001). Este modelo é o mais utilizado no Brasil.

Demonstrativos do valor Adicionado- DVA

A demonstração do valor adicionado é um relatório contábil que visa demonstrar o valor da riqueza gerada pela empresa e a distribuição para os elementos que contribuíram para a sua geração. Mede a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção e seu destino, comparando o valor das saídas com o valor das entradas. Pode-se efetuar análise horizontal e vertical dessa demonstração.      

Materiais e métodos

O estudo em questão caracteriza-se como pesquisa descritiva de abordagem quantitativa por meio de um estudo comparativo de caso. A pesquisa empregou dados numéricos e os instrumentos utilizados para esta constatação são os percentuais de análise vertical e horizontal.  O primeiro passo constituiu conceitos de responsabilidade social, gestão ambiental e balanço social. Por segundo foi realizar a delimitação da pesquisa e a coleta de dados de uma cooperativa agroindustrial de Alegrete- RS. O terceiro passo foi a análise de dados por meio dos aspectos: análise horizontal, vertical e comparativa.

A empresa estudada nasceu em 1999 após ter incorporado outras empresas chegando aos dias atuais como a principal cooperativa alegretense de produção arrozeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com