TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Sobre Johrei

Trabalho Universitário: Considerações Sobre Johrei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 11

Sérgio Rodrigues de Sá

Considerações sobre Johrei

Johrei é uma oração ou terapia feita através da imposição de mãos, vista pelos seus adeptos como a comunicação da luz divina para o aprimoramento e elevação espiritual e material do ser humano.

Essa terapia espitirual foi idealizada e concretizada por Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial. Esta palavra de origem japonesa, é composta dos ideogramas: 浄 "Joh" (purificar) e 霊 "Rei" (espírito). Em síntese, significa "Purificação do espírito" .

Discordo da concepção de que o Johrei é a Luz Divina. Entendo como Luz Divina o subproduto da Energia Divina, ou seja a luz é transformação da energia cinética em térmica e em luminescência.

Então a purificação do espírito é o efeito da ação da Luz Divina (Komyo) sobre o um indivíduo e para tal devemos observar a orientação de Meishu sama de que o ser humano tem a correlação de parte material e parte espiritual. As quais, são os lados anterior e posterior do corpo humano de acordo com a Posição Anatômica .

Devido a região anterior ter a maioria dos órgãos vitais para sobrevivência do corpo humano, esta é considerada como reflexo da parte material do ser humano. E a posterior, temos a coluna vertebral, com a medula espinhal, com o sistema nervoso é elo de ligação entre o cérebro e as regiões inferiores do corpo humano.

História

As várias formas já usadas para ministrar Johrei. Conforme relatório de Shinjiro Okaniwa - um dos auxiliares diretos de Meishu-Sama -, mais ou menos a partir de junho de 1930, o método de canalização da Luz era feito da seguinte forma: rezava-se Amatsu Norito, em seguida juntavam se as mãos e, pela ponta dos dedos, pressionava-se a parte afetada, que depois era friccionada repetida vezes, com a palma da mão. Para terminar, soprava-se um pouco o mesmo local. Pouco tempo depois, em 1932, a aplicação da energia visando à cura passou a consistir no seguinte: levantava-se a palma da mão, ao mesmo tempo em que se rezava em voz baixa, sem emitir nenhum som, somente mexendo-se os lábios, a oração Ama no Kazu uta. Repetiam-se três vezes consecutivas as palavras hito, futa, mii, yo, itsu, muyu, nana, ya, kokono, tari, ya e, na última repetição, a oração tinha por término as palavras momo, chi, yorozu. Outra maneira consistia em distanciar-se um pouco de quem estivesse recebendo a Luz e escrever no espaço, com a ponta do dedo, a palavra “purifique”, ao mesmo tempo em que se pedia a Deus a eliminação das máculas da pessoa.

Também um outro método empregado consistia em se usar o poder do kototama como forma para se curar doenças. Assim, se alguém estivesse com dor de cabeça, pronunciava-se uma frase como “dor de cabeça, afaste-se desta pessoa”, ao mesmo tempo em que se soprava o local da manifestação da dor.

Outra prática consistia em: após rezar, juntar as mãos e, depois, soprar o local afetado, ao mesmo tempo em que se levantava a mão para transmitir a Luz. Ao se utilizar do sopro, Meishu-Sama procurava mostrar uma das formas de trabalho do Haraido no Kami - o deus que limpa e purifica impurezas e máculas.

Ao se referir sobre esses vários métodos de canalização do Johrei, Meishu-Sama dizia o seguinte: “Antigamente, quando eu curava as doenças, muitas pessoas me perguntavam com quem eu havia aprendido. Então, eu respondia que tinha sido com a Grande Natureza. Meu mestre, em primeiro lugar, é a Grande Natureza e, em segundo, o doente. Portanto, aprendi na prática - enquanto ia curando os enfermos - as várias formas de canalizar a Luz.”

E então, ao ministrar Johrei diariamente a pessoas com as mais variadas doenças, sempre procurando levá-las à cura, Meishu-Sama buscava concentrar seu pensamento tanto na forma quanto nos movimentos da Grande Natureza. Assim, empreendeu grandes esforços para introduzir na própria canalização do Johrei as Leis do Céu e da Terra.

No que se refere ao uso das mãos, Meishu-Sama ensinava que é exatamente nesse local que a vontade do ser humano está concentrada, tanto é que costumamos levar as mãos a partes do nosso corpo onde sentimos alguma espécie de dor.

Com relação a balançar-se a mão, esse é um ato que representa manifestação de poder espiritual, o que esclarece por que foi um costume introduzido, inicialmente, na Arte do Johrei. Inclusive, no Japão, há alguns textos muito antigos que fazem referência ao tama (alma) furi (balançar), cujo significado é “chacoalhar a alma para fazê-la reviver, no caso de estar enfraquecida.” Dessa forma, a técnica de balançar a mão ao se ministrar Johrei - muito utilizada inicialmente - deve ter sido originária da própria prática do tamafuri. E foi assim então, através de pesquisas que buscavam o aprimoramento das mais diversas formas de canalizar Johrei, que Meishu-Sama acabou encontrando o verdadeiro método onde estivesse implícita a vontade divina. Dessa forma, após o método de canalização do Johrei passar por várias alterações, em maio de 1934, Meishu-Sama chegou a estabelecer o método da Arte do Johrei, que lhe fora concedido por Deus, e denominou-o Shijutsu (técnica de aplicação). Antes dessa data, chamava-se Tinkon (ato de acalmar a alma, levando-a a um estado de serenidade). Mas em 1936, Meishu-Sama foi preso, condenado sob a alegação de prática ilegal de medicina, e foi mantido em cárcere durante onze dias. E só no ano seguinte, em outubro de 1937, é que retomou suas atividades de Tiryo (tratamento).

Em agosto de 1947, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, Meishu-Sama fundou a instituição religiosa

Nippon Kannon Kyodan (Organização Religiosa de Kannon no Japão), procedendo à alteração da denominação de Tiryo (tratamento) para Okiyome (purificação). E alguns meses mais tarde passaram a denominar a canalização da Luz divina como Johrei - nomenclatura que permanece inalterada até os dias de hoje.

COMO O JOHREI É MINISTRADO?

Uma sessão de Johrei dura, geralmente quinze minutos. Dependendo da necessidade, o tempo de duração pode ser prolongado. A pessoa que direciona a energia, é chamada ministrante, e a distância entre ela e a pessoa que recebe é de trinta centímetros a um metro.

Inicialmente, o Johrei é ministrado na parte frontal do recebedor e depois nas costas

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com