TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA

Pesquisas Acadêmicas: DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 4

A INTEREÇÃO ENTRE DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA

“Conhecereis a verdade e ela vos libertará”

(Deus me ensine a ouvir, entender, guardar, praticar e compartilhar a sua palavra com o meu próximo).

I. INTRODUÇÃO

1. Dentro desse pequeno versículo podemos encontrar implícitos alguns princípios inerentes, ou seja, inseparáveis do homem.

2. Jesus nos convida para muito mais do que somente conhecer a verdade, mas para que esses princípios possam se cumprir, e assim a palavra, ou a verdade, cumprir o propósito em nossas vidas.

3. Observe que Jesus usa a palavra “CONHECEREIS”. Só que se pararmos para refletir na dinâmica do processo do pensamento e da razão humana considerando que a libertação começa na mente, nas faculdades mentais, concluiremos que o processo de libertação vai muito além de conhecer. Temos que considerar além do que está implícito nesse versículo, também a exegese bíblica que se fundamenta no fato de que a bíblia explica-se a si própria. Concluí-se então, que em outros textos bíblicos encontramos base para afirmar que a libertação não está somente no conhecer.

4. Por exemplo, quando Jesus nos ensina a construir a nossa casa sobre a rocha, quando Tiago, usado pelo Espírito Santo faz um paralelo entre o a prática da palavra com um homem em frente a um espelho. Verificamos que uma libertação possui princípios que antecedem e precedem o conhecer.

5. É claro que não estou me referindo aqui a libertação de um indivíduo possesso por um espírito maligno que o oprime, até porque libertação não se baseia somente nisso. Pois, se a pessoa que foi liberta do espírito naquele momento não mudar suas práticas e fechar as brechas, a libertação na vida dela não será genuína. (Lucas 11.24-26)

6. Mas que princípios são esse que antecedem e precedem o conhecimento?. São eles: 1º princípio do dado, 2º princípio da informação, 3º princípio do conhecimento e o 4º princípio da sabedoria.

7. Vamos definir melhor esses princípios.

Dado: algo incompleto

Informação: Junção dos dados traz um sentido;

Conhecimento: Conclusões, e reflexões construídas através das informações. O entendimento da informação.

Sabedoria: O que é feito com o conhecimento obtido.

EXEMPLO 1

O dado é um pingo de chuva. Você está andando e sente um pingo, um segundo pingo, um terceiro pingo. Aquilo não significa que é uma chuva, pode ser um ar condicionado, pingando num dia de calor.

No momento em que você olha para o céu e repara que existem nuvens e que começa ver os primeiros raios e sentir mais pingos, complementa aquele conjunto de dados e chega a uma informação: vai chover!

O conhecimento é quando você percebe que com a chuva você vai se molhar e se você se molhar não vai poder chegar ao trabalho todo molhado e que você pode ficar resfriado. Então, isso é um conhecimento.

A sabedoria é o que vai fazer com tudo isso. Se você vai continuar andando deseperadamente no meio da chuva e se molhar todo, ou vai se preservar numa marquise e deixar a chuva passar. A harmonia entre o dado, a informação, o conhecimento e a sabedoria poderíamos resumir que é a arte de viver.

II. MUITOS CRISTÃOS FAZEM CONFUSÃO DESSES 4 PRINCÍPIOS

1. É fácil observar a grande confusão que muitos cristãos tem feito desses 4 princípios . Onde a relação entre eles não tem sido harmoniosa.

2. Há pessoas que tem vivido de dado sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com