TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indutivismo: ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência

Artigo: Indutivismo: ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

Indutivismo: ciência como conhecimento derivado

dos dados da experiência

O capítulo discorre sobre o indutivismo separado em cinco tópicos. Fala sobre o conhecimento científico que é racional e objetivo, requer exatidão, utiliza leis. Já no segundo tópico, fala sobre o indutivismo ingênuo, que é feito através da observação, o observador deve utilizar seus sentidos para registrar tudo o que acontece, fala também sobre a generalização de fatos, que só pode ocorrer se todo o universo pesquisado obtiver o mesmo resultado em diversas condições. O tópico três fala sobre raciocínio lógico e dedutivo, o raciocínio lógico utiliza de premissas, relacionando três fatos, se os dois primeiros forem verdadeiros, logo o terceiro também será, já o dedutivo, utiliza de um fato para deduzir outros. O quarto tópico discorre sobre previsão através de premissas, fazendo uso de leis e fatos que comprovem a veracidade dessas premissas, faz-se uma previsão relacionada aos fatos, que se lógica, será verdadeira. E por fim o tópico cinco é um apanhado geral sobre todos os outros tópicos.

O tema até então era desconhecido por mim, conhecia a indução no lado cientifico mas não com a profundidade e explicação exposta no capítulo. Raciocínio lógico também é um tema conhecido por mim, por já ter estudado parte disso. O conteúdo é esclarecido e de fácil entendimento, não tendo partes complexas , tornando agradável e limpa a leitura.

Com a leitura, entendi o significado de indutivismo, que é o raciocínio indutivo, um raciocínio que vai do particular, pela sua observação para o geral. Compreendi melhor o raciocínio lógico e dedutivo, esclarecendo diversas coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com