TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA BÍBLIA SPIN

Tese: DETERMINAÇÃO DA BÍBLIA SPIN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Tese  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

DEFINIÇÃO DE ESPINHA BÍFIDA

“Condição, caracterizada por uma malformação congénita da coluna vertebral durante o desenvolvimento fetal, resultante do encerramento anormal do tubo neural.” (Hallahan & Kauffman, 2003; Heward, 2000, cit. in Martins, 2008)

TIPOS DE ESPINHA BÍFIDA

Segundo Hallahan & Kauffman, (2003) & Heward, (2000), cit. in Martins, (2008) existem 3 tipos de Espinha Bífida:

Oculta - pode não causar qualquer sintomatologia e caracteriza-se por apenas envolver a coluna vertebral, sendo que não há envolvimento da medula e das meninges. É o tipo menos grave e o mais comum: uma ou mais vértebras não se formam normalmente, mas a espinal-medula e as camadas de tecido (meninges) que a rodeiam não emergem. No local podem observar-se uma madeixa de pêlos, uma cavidade ou uma área pigmentada.

Meningocelo e Mielomeningocelo – surgem como uma estrutura semelhante a uma saliência na coluna na altura do nascimento.

No primeiro caso há saída dos revestimentos da medula, isto é, as meninges (3 membranas que envolvem todo o SNC. No segundo caso, pela saída, para além das meninges, da própria medula.

TRATAMENTO DA ESPINHA BÍFIDA

Relativamente ao tratamento da Espinha Bífida Martins (2008) afirma o seguinte:

O tratamento desta afecção implica, geralmente, o recurso à cirurgia, para se fazer o encerramento da abertura, preservando a função da espinal medula e reduzindo o risco de infecção. Esta cirurgia realiza-se, geralmente, nos primeiros dias de vida, pois quanto mais precoce maior é a probabilidade de preservar a função da medula. Frequentemente serão necessárias cirurgias adicionais e grandes cuidados médicos ao longo de toda a vida.

Nos casos mais severos de espinha bífida, o bebé é operado 24 horas após o nascimento. A cirurgia para minimizar o risco de infecção e para preservar as funções da medula.

No caso da meningocelo que não envolve a medula, pode ser reparado cirurgicamente, sem paralisia.

A espinha bífida oculta, na maior parte dos casos não requer tratamento.

Para além destas intervenções, as crianças com esta afecção têm de ser educadas, de modo a aprenderem a viver com as suas limitações, aprendendo a utilizar a cadeira de rodas ou muletas, para melhorar a sua mobilidade. Há, também, caso seja necessário, que intervir sobre o controlo dos esfíncteres, para que elas se tornem mais independentes.

Possíveis problemas associados:

• • Problemas de sensibilidade/motores em determinadas partes do corpo (abaixo da lesão)

• • Hidrocefalia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com