TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dalai Lama

Pesquisas Acadêmicas: Dalai Lama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Dalai Lama

Iniciativas pela paz

Em meados de setembro de 1987, Dalai Lama propôs o Plano de Paz de Cinco Pontos para o Tibet, como um primeiro passo na direção de uma solução pacífica para a situação que rapidamente se deteriorava no país. Para ele, o Tibet se tornaria um santuário no coração da Ásia, em que todas as pessoas poderiam viver em harmonia.

A China, porém, não respondeu positivamente às várias propostas de paz criadas por Sua Santidade.

O Plano de Cinco Pontos

Em setembro de 1987, Dalai Lama fez um discurso para os membros do Congresso Americano em Washington, D.C., propondo o seguinte plano de paz, composto por cinco pontos básicos:

1. Transformação de todo o Tibet em uma zona de paz.

2. Cessação da política chinesa de transferência de população, que ameaça a própria existência dos tibetanos como povo.

3. Respeito pelos direitos humanos fundamentais dos tibetanos, bem como de suas liberdades democráticas.

4. Restauração e proteção do ambiente natural tibetano, e o abandono do uso do território tibetano, pela China, para produção de armas nucleares e como depósito de lixo nuclear.

5. Início de negociações sérias sobre o futuro status do Tibet e das relações entre os povos chinês e tibetano.

Proposta de Estrasburgo

Discursando no Parlamento Europeu de Estrasburgo, na França, em 15 de junho de 1988, Dalai Lama detalhou minuciosamente o último dos Cinco Pontos desse plano de paz. Ele propôs o estabelecimento de conversações entre chineses e tibetanos para a criação de um governo autônomo das três províncias tibetanas, "em associação com a República Popular da China". O governo chinês continuaria sendo responsável pela política exterior e defesa do Tibet.

Para Sua Santidade, essa proposta era "o modo mais realista para se restabelecer uma identidade independente do Tibet e restituir os direitos fundamentais do povo tibetano, conciliando ao mesmo tempo os próprios interesses da China."

Posteriormente, no entanto, em 2 de Setembro de 1991 (Dia da Democracia Tibetana), o Governo do Tibet no exílio declarou que a Proposta de Estrasburgo não estava mais em vigor.

Contatos Oriente-Ocidente

Desde 1967, Dalai Lama iniciou uma série de viagens que o levaram a 42 países.

Em fevereiro de 1990, foi convidado pelo Presidente Vaclav Havel para ir à Tchecoslováquia.

Em 1991, encontrou-se com o Presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, Neill Kinnock, o lider britânico de opsição, os ministros das Relações Exteriores da França e da Suíça, o Chanceler e Presidente da Áustria, e vários outros membros de governo estrangeiros.

Em reuniões com líderes políticos, religiosos, culturais e comerciais, como também em grandes platéias em universidades, igrejas ou centros comunitários, falou de sua crença na união da família humana e da necessidade do desenvolvimento de um senso de responsabilidade universal.

Sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com