TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operação da estação de tratamento de águas residuais utilizando o método da lama ativada

Seminário: Operação da estação de tratamento de águas residuais utilizando o método da lama ativada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Seminário  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

Disserte sobre o funcionamento de uma estação de tratamento de esgotos sanitários utilizando o método dos lodos ativados. Explicando sucintamente cada uma das fases de tratamento. Faça um croqui.

O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida.

O método é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).

O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.

Disserte sobre o conceito de autodepuração dos cursos d’água após o lançamento de uma carga de esgotos orgânicos. Faça e explique o gráfico com a variação dos principais parâmetros de qualidade da água do rio.

O processo natural de recuperação de um corpo de água que recebe lançamentos de material biodegradável é chamado de autodepuração, que pode ocorrer por processos físico, químico e biológico.

A autodepuração é um processo que cria zonas na água. Nos locais de despejo de poluentes é criada uma zona aquática de degradação, onde as substâncias estão mais concentradas. A dispersão dos poluentes vai depender do tipo de corpo de água.

Em rios e mares a dispersão dos poluentes é mais rápida devido à movimentação da água e sua aeração, ao contrário das águas mais paradas, como lagos e lagoas.

Zona de degradação – Tem inicio a decomposição das matérias orgânicas, sob a atividade bacteriana. Águas com aspecto sujo, plantas destruídas e o teor de oxigênio decresce rapidamente e os peixes morrem.

Zona Ativa de decomposição – Nessa fase encontra-se bactérias em plena fase de decomposição do esgoto, nitrogênio começa a se transformar em nitritos. DBO diminui.

Zona de Recuperação – Não há bactérias, água bem mais clara, aumenta a transformação de nitritos em nitratos.

Zona de águas limpas – Águas retornam as condições primitivas com relação ao OD, DBO e índices bacteriológicos.

Disserte sobre os diferentes tipos de destino final adequados para os resíduos sólidos urbanos levando em conta o conceito de sustentabilidade ambiental.

Existem métodos de tratamento de resíduos sólidos, em seu destino final, e

no ponto de vista sanitário e ambiental da seguinte forma: o aterro sanitário,

compostagem e a incineração.

ATERRO SANITÁRIO - "é um processo utilizado para a disposição de resíduos sólidos no solo particularmente lixo domiciliar - que, fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com