TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lama De Alto Forno E Suas Destinações

Artigos Científicos: Lama De Alto Forno E Suas Destinações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

Tema analisado “Lama dos altos fornos”. Qual sua composição, como é produzido e até que ponto pode ser prejudicial para uma siderurgia.

Quantidades significativas de lama, pós e escórias são gerados como material residual ou subprodutos na indústria do aço todos os dias (Das et al., 2007).

São produzidos em média 600 kg de resíduos siderúrgicos para a produção de 1 tonelada de aço (Oliveira, 2006). Estes resíduos podem ser distribuídos, sumariamente, em Kg por tonelada da seguinte maneira: Escórias, Pós e lamas, Fins coque, Carepas e outros.

OBJETIVO:

Estudar uma boa destinação a lama através do estudo de sua composição, pois após algumas pesquisas, é evidente que algumas siderurgias não possuem um destino certo e/ou correto para tal.

O QUE É A LAMA DO ALTO-FORNO:

A Lama do alto- forno é subproduto gerado após a etapa de limpeza dos gases, formado durante o processo de lavagem dos gases, nos Venturis. Os resíduos tem aparência de um pó escuro depois de desidratados (Rennert e Mansfeld, 2002), e são depositados em áreas controladas (Ortiz, 2001) ou reutilizados. A Lama formada é o produto da separação da água e sólidos, realizada nos espessadores. Um dos maiores problemas da Lama é o elevado teor de ZnO, podendo haver restrições quanto ao seu uso na Sinterização.

A composição química e a granulometria da lama de alto-forno gerada pela ArcelorMittal – antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) é mostrada na Tabela A e Tabela B respectivamente. A figura C nos mostra como os resíduos podem ser distribuídos.

Tabela A: Composição química da lama de alto-forno (ArcelorMittal, 2007)

Tabela: Granulometria da lama de alto-forno (ArcelorMittal, 2007)

Figura C: Valores aproximados de resíduos siderúrgicos (Oliveira, 2006).

Por meio de análise de difração de raios-X usando parâmetros fundamentais de pesquisa, revelou-se que a lama de alto-forno é dominada por substâncias amorfas- (designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância - em termos atômicos) (Mansfeldt e Dohrmann, 2001). Foram identificados coque e hidróxidos de Fe, Si, Al, Zn a PB, calcita (CaCO3), dolomita CaMg(CO3)2, quartzo (SiO2), caulinita (Al2(OH)4Si2O5), grafite (C) e hidróxido não especificado. O ferro esta presente como magnetita (Fe3O4), hematita (Fe2O3), wustita (FeO) e ferro-α (FeO). Quimicamente, a lama de alto-forno é composta de carbono e ferro refletindo no processo de produção de aço. Metais que causam danos ambientais incluindo As, Zn, Pb e Cd também foram encontrados.

Figura D: Micrografias das LAFFF (A): Fe, C ou O e Na, Al, Si, S, Ca e Mn e LAFFG (B): C, Al, Si, S, Na ou Ca e P (López-Delgado, 1998).

Tabela E: Analise química da lama de alto-forno (% em massa) (López et al., 1998)

Destinação:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com