TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário De Elogios

Exames: Diário De Elogios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

RELATOS: “A importância da prática do Diário de Elogios na sala de aula”

1. “Sou Maria Aparecida Saegusa Oliveira, Professora do Ensino Fundamental. Estou desenvolvendo um projeto com o Diário de Elogios com a participação dos pais: eles devem escrever todos os dias elogios para os filhos nos cadernos que cada um tem para essa finalidade e eu verifico essa tarefa dos pais e faço elogios nesses cadernos também todos os dias.

Um dos meus relatos é sobre um aluno da 1ª série que recebi em agosto/2007. Em seus cadernos estavam as observações da professora: “Não faz!”, “Não consegue!”, “Não sabe fazer!”. Iniciei o diário de elogios com esse aluno, conversando com ele diariamente, incentivando-o com palavras como “Você é maravilhoso! Está cada vez melhor!”

Hoje este aluno já tem o domínio das sílabas simples. Já conhece o alfabeto. Está feliz, amando a escola!

Graças a Deus, está mostrando aqui que já tinha, desde o início, a grande capacidade de Filho de Deus. Muito obrigada.”

2. Uma mãe “crica”, dessas que acham que o filho é bonzinho e os demais são ruins, sempre criava caso na escola. Ela o transferiu da tarde para o período da manhã, porque a Professora reclamou dele, porque ele não parava quieto, mexia com os colegas, não terminava as atividades para ficar brincando, tinha mania de querer se aparecer diante dos outros.

Então, ele foi para a minha sala. Logo que ele chegou, eu lhe entreguei o diário do elogio para a mãe, que começou a falar muito, dando razão para a criança e falando mal da outra Professora. Então, eu disse a ela que não queria ouvir falar mal da colega e que iria lhe explicar como era o meu trabalho. E já comecei a lhe falar sobre o diário de elogio: “a partir de agora, você vai para casa, vai pegar esse caderno e escrever uma página só de elogios para ele. Depois de escrever, você vai ler e, a partir de agora, você vai só elogiar seu filho, nesse caderno. Após a saída da mãe, o menino começou a apresentar um comportamento inadequado. Eu o chamei à mesa e lhe disse:

- João Vítor, nessa sala não existe as palavras “não sei”, “não consigo” e você é uma criança inteligente, que só vai dar alegria para a Professora. A partir de agora você vai se sentar no seu lugar, fazer as suas atividades, com responsabilidade, respeitando seus colegas. Aqui temos horário para tudo, para conversar, trabalhar etc etc. Nesse momento, eu pedi a ele o caderno de Língua Portuguesa, não com o objetivo de ver o que ele tinha estudado até ali, mas de elogia-lo. E escreveu uma página de elogio para ele: ”João Vítor, a Professora ama você... Beijos. Professora Cidinha”. Então, perguntei-lhe se ele sabia ler. Ele respondeu que sim e eu lhe pedi para que ele lesse para a sala aquela página. Ele leu e foi se sentar na cadeira. Com esses elogios e os da mãe, o aluno nunca mais deu trabalho. A Professora do outro período perguntava: “e aquele capeta que eu mandei pra você?” “Eu não recebi nenhum capeta. O João Vítor é um dos meus melhores alunos. É o meu ajudante. Tem iniciativa, vai levar recados para o diretor”. A mãe, que sempre era chamada na escola para ouvir reclamações, nunca foi chamada. Um dia, ela apareceu na reunião semanal de trabalho pedagógico especialmente para agradecer, perante todos, pelo meu trabalho. Dizia que “era maravilhoso o que a Professora Cidinha estava fazendo com o seu filho, e que ele estava se transformando em casa, ele estava parecendo ser outra criança”.

Na sala de aula, passou a concluir as atividades. Mas a mãe continuou vindo conversar comigo, e eu o elogiava cada vez mais. Mas ela insistia em perguntar o que deveria fazer com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com