TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Quem é Jesus?

Por:   •  14/9/2021  •  Artigo  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 10

Quem é Jesus?

Por mais incrível que possa parecer, muitos cristãos não sabem responder a essa pergunta básica, que é feita com muita frequência. Na maioria dos casos, é respondida de qualquer maneira, sem reflexão ou profundidade, de forma simples e pueril: “É o filho de Deus, ora!” ou então: “É o filho de Deus , que morreu para nos salvar!”. Esse tipo de resposta está correta, mas ainda assim carece de melhor embasamento e elaboração. Quanto alguém nos faz esse tipo de pergunta, não quer uma resposta simplória, pois esta ele já tem; muito provavelmente quer testar se temos um bom conhecimento daquilo em que acreditamos e se poderemos o convencer com nossos argumentos. Uma resposta mal fundamentada é insuficiente em debates de nível um pouco mais elevado e também não serve para ajudar na conversão dos não-crentes. Nosso interlocutor não vai querer e nem aceitar esse tipo de argumento; ele quer é uma oportunidade de abrir um debate no qual possui argumentos preparados para nos humilhar intelectualmente. Vai alegar que não existe nem mesmo certeza de que Jesus existiu; que não existem provas de que ele ressuscitou, e que se existiu, era apenas um homem comum ou mais um profeta qualquer. Algumas seitas e religiões, como o Judaísmo afirmam que Jesus foi apenas um profeta e negam sua divindade. Também o rejeitam como o messias; já o Islamismo aceita que ele era o messias dos judeus mas nega que ele era divino, que seja o filho de Deus e que tenha sido crucificado; as Testemunhas de Jeová negam a sua crucificação, a Trindade e afirmam que Jesus foi pregado em uma estaca, não na cruz.

Eis como devem ser nossa resposta:

1- Sim, Jesus existiu; tanto existiu, que a história da humanidade é marcada pela sua existência: AC (antes de Cristo) e DC (depois de Cristo); ele não seria um marco divisor na história mundial se fosse uma fábula; se tivesse sido um simples carpinteiro com mania de grandeza, certamente teria caído no esquecimento.

2- Não é somente a bíblia que atesta a vida de Cristo; vários outros textos e documentos históricos fazem menção de seu nome e sua influência na sociedade da época. Isso em várias línguas, diferentes épocas, e em diferentes partes do mundo. Tácito(Publius Cornelius Tacitus; 55-120) , o historiador e procônsul romano na Ásia(110-113), ao relatar o incêndio em Roma , no ano 64, fez menção a Jesus :

“Um boato acabrunhador atribuía a Nero a ordem de pôr fogo na cidade. Então, para cortar o mal pela raiz, Nero imaginou culpados e entregou às torturas mais horríveis esses homens detestados pelas suas façanhas, que o povo apelidava de cristãos. Este nome vêm-lhes de Cristo, que, sob o reinado de Tibério, foi condenado ao suplício pelo procurador Pôncio Pilatos. Esta seita perniciosa, reprimida a princípio, expandiu-se de novo, não somente na Judeia, onde tinha a sua origem, mas na própria cidade de Roma” (Anais, XV, 44).

Outro que também fez menção de Jesus em seus manuscritos foi Plínio(Caius Plinius Cecilius Secundus, 61-114 ) que foi governador da Bitínia(Ásia Menor) durante o domínio romano, em trecho de uma de suas cartas, escreveu o seguinte:

“…os cristãos estavam habituados a se reunir em dia determinado, antes do nascer do sol, e cantar um cântico a Cristo, que eles tinham como Deus” (Epístolas, I.X 96).

Outro historiador, Suetônio (Caio Suetonius Tranquillus, 69-126) , descreve a expulsão dos judeus de Roma pelo imperador Cláudio( 41-54):

“[...]O Imperador Cláudio expulsou de Roma os judeus, que, sob o impulso de Chrestós (Cristo), se haviam tornado causa frequente de tumultos” (Vita Claudii, XXV).

Existem muito mais documentos atestando a existência de Jesus do que a de Cleópatra, ou Alexandre , o Grande. E olha que Alexandre foi um grande general que expandiu um grande império na sua época, conquistando várias nações e povos. Por que não se questiona a existência de Cleópatra da mesma forma que se questiona a de Jesus? E quanto a Alexandre , o Grande? Existem muito poucos documentos falando de suas conquistas pelo mundo daquela época. E olha que ele foi um grande conquistador! Através das guerras e de suas estratégias, tomou várias nações e povos; mesmo assim, seus feitos têm poucos registros. E por qual motivo então a história de um carpinteiro galileu teria sido muito mais citada em várias línguas e em épocas diferentes, se não tivesse sido algo tão extraordinário?

3- A ressurreição de Jesus também está muito bem documentada, nas várias fontes citadas anteriormente, além da bíblia. O famoso historiador judeu Flávio Josefo, que não era cristão, em sua obra entitulada “A história dos Judeus” registra o seguinte:

“Nesse mesmo tempo apareceu Jesus, que era um homem sábio, se todavia devemos considera-lo simplesmente como um homem, tanto suas obras eram admiráveis. Ele ensinava os que tinham prazer em ser instruídos na verdade e foi seguido não somente por muitos judeus, mas mesmo por muitos gentios. Ele era o Cristo. Os mais ilustres da nossa nação acusaram-no perante Pilatos e eles fê-lo crucificar. Os que o haviam amado durante a vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressuscitado e vivo no terceiro dia, como os santos profetas o tinham predito e que ele faria muitos outros milagres. É dele que os cristãos, que vemos ainda hoje, tiraram seu nome” (JOSEFO, Flávio, História dos Judeus – CPAD, 2000,pp.418)

A bíblia narra que Jesus apareceu publicamente várias vezes depois de sua morte; primeiro a Maria Madalena, próximo ao no sepulcro:

“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito. E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas a dar as novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com