TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia

Exames: Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o homem criou invenções indispensáveis como a polia (uma espécie de roldana A definição de engenharia vem dos tempos mais remotos.), a alavanca e a roda. Cada uma dessas invenções é o que consiste a ideia de engenharia, explorando conceitos básicos da mecânica para criar ferramentas e objetos utilitários.

O termo "engenharia" possui um dedução mais recente, deriva da palavra "engenheiro", que surgiu na língua portuguesa em meados do século XVI e era relacionado a alguém que construía ou operava o engenho. Neste período, o termo "engenho" era relacionado apenas a uma máquina de guerra (tipo uma catapulta ou torre de assalto). Esta palavra possui um origem ainda mais antiga, provém do latim "ingenium" que significa "gênio", ou seja, uma qualidade natural, mental, uma invenção inteligente.

Em 1747, a moderna engenharia foi reconhecida pela primeira vez ao ser fundada na França a École Nacionale de Ponts et Chaussées. Nessa escola foram compilados e difundidos os conhecimentos da época sobre técnicas de construção e analisados os avanços decisivos da tecnologia de materiais, que na transição dos séculos XVIII e XIX, foram a raiz da revolução industrial. Destacam-se contribuições tais como a máquina a vapor do engenheiro escocês James Watt, as radicais modificações na produção têxtil devidas à mecanização da indústria e as primeiras experiências sobre eletricidade.

Na mediação promovida pela engenharia entre a super e a infra-estrutura de uma sociedade, o traço de união objetivo é a matéria-prima incorporada no fluxo produtivo. Os materiais da engenharia estão sempre ligados aos progressos de sua utilização. Sob esse aspecto, a introdução do ferro e do carvão marca o início da revolução industrial. A partir de 1860 aproximadamente, tem início o período conhecido como segunda revolução industrial, quando se torna possível a expansão e o barateamento da produção de aço. Outro fator determinante dos progressos nessa etapa foi o petróleo, ao lado dos metais leves. A engenharia das construções dinâmicas (a das máquinas e veículos) passou a atuar tanto quanto a das construções estáticas. Surgiram, então, algumas especializações: engenharia mecânica, química, de mineração, de pontes e estradas.Durante o século XIX e nas primeiras décadas do XX a engenharia já contava com grandes personalidades, como os franceses Ferdinand de Lesseps, inspirador e projetista do canal de Suez, e Alexandre-Gustave Eiffel, criador da torre parisiense que tem seu nome, e o americano George Washington Goethals, construtor do canal do Panamá. No princípio do século XX, a eletricidade, os veículos automotores e o rádio proporcionam mudanças ainda maiores no quadro tecnológico e econômico, trazendo novas especializações: engenharia eletrotécnica, metalúrgica, naval. Como conseqüência da urbanização e do crescimento populacional, surgem as engenharias agronômica (para abastecimento das cidades) e hidráulica.

Outro material que introduziu grandes mudanças foi o cimento portland, patenteado em 1824 na Inglaterra, utilizado para fazer a massa de concreto. As qualidades do concreto e do ferro foram reunidas no concreto armado, que apareceu no fim do século XIX e se consagrou, ao longo do século XX, como um dos materiais indispensáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com