TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esther: estudo bíblico

Seminário: Esther: estudo bíblico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Seminário  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 16

Ester: Estudo Bíblico

Existem muitos lugares na Bíblia que se refere ao poder de libertação de Deus. Um deles é também o livro de Ester. Eu gostaria de tomar um tempo neste artigo para olhar para este livro e as lições que ele nos dá.

Ester 1, 2: O pano de fundo

Os acontecimentos descritos no livro de Ester aconteceram quando o povo de Israel era cativo na Babilônia. O local da história é Susã, a cidade onde o Rei da Pérsia e Média, o Rei Assuero1, vivia. Este Rei após mandar embora sua primeira esposa, a rainha Vasti2, ele estava buscando uma nova esposa para se tornar rainha. Nesse intuito organizaram uma competição onde mulheres de todo o reino foram convidadas a vir até Susã com o propósito de que uma delas preenchesse o lugar vazio da rainha. (Ester 2:1-4). No meio dessas mulheres estava também Ester, uma jovem hebreia que foi criada por Mardoqueu, um dos cativos que foram trazidos de Jerusalém por Nabucodonosor (Ester 2:5-7). Finalmente esta jovem após obter a graça3, primeiro de “Hegai, guarda das mulheres" (Ester 2:9), segundo a graça "de todos que a viram" (Ester 2:15) e por fim e mais importante a graça do próprio Rei (Ester 2:17), ganhou a competição. Então Ester se tornou a nova rainha. Contudo, ela não revelou a ninguém que era judia, conforme a ordem dada por Mardoqueu. Então ninguém, nem mesmo o Rei sabia qual a nacionalidade de Ester.

Ester 3: o problema começa

Embora tudo parecesse estar bem, Ester 3:1 apresenta uma nova pessoa que vem trazer grandes problemas. Ester 3:1-6 nos fala sobre essa pessoa e o problema causado.

Ester 3:1-2, 5-6

"Depois destas coisas o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e pôs o seu assento acima de todos os príncipes que estavam com ele. E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava. ...... Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. Porém deteve a idéia de seus propósitos de pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero."

Começando do fim desta passagem, parece que estamos realmente no início de grande problema. Hamã, o homem a quem o rei tinha exaltado “sobre todos os príncipes que estavam com ele”, isto é, o homem que era o segundo no comando no reino, estava cheio de fúria por Mardoqueu, porque ele se recusou a curvar-se perante ele. Por esta razão ele queria destruir toda a nação de Mardoqueu, ou seja, os judeus. Embora parecesse evidentemente loucura que ele quisesse destruir toda uma nação por causa de um homem que não se curvou diante dele, existem mais percepções espirituais em sua ação do que a primeira vista nos revela. Realmente, desde o grande reino, no qual Hamã era o segundo no comando, estendendo da Índia até Etiópia (Ester 1:1) podemos entender que nenhum Judeu sobreviveria se Hamã cumprisse suas ameaças. Agora se isto acontecesse então a questão é como Cristo nasceria? Deus tinha prometido inicialmente à Abraão (Gênesis 17:7 e Gálatas 3:16) e mais tarde a Davi que de seu povo sairia o Cristo. Contudo, se as ameaças de Hamã se realizassem então a promessa sobre Jesus Cristo poderia não se cumprir e todo o plano de Salvação de Deus falharia. As ameaças de Hamã não eram apenas paranóicas, mas completamente diabólicas. Era o mal que estava atuando por trás de Hamã, tentando cancelar a vinda de Cristo, destruindo toda a nação, exatamente como em séculos mais tarde ele tentou, através de Herodes, matar o Cristo antes que Ele cumprisse sua missão. Resumindo então, o primeiro problema de Deus em relação à promessa de Jesus Cristo. Aqui temos um homem que tinha em sua mente o propósito de cancelar essas promessas, matando todos os judeus. A questão é: Será Deus capaz de defender suas promessas? Normalmente: Ass promessas de Deus são quebradas ou podem elas ser quebradas pelo mal, ou qualquer homem, mesmo sendo este homem o segundo no comando de um reino tão vasto de seu tempo?

Ainda acima expusemos o problema, ainda não dissemos nada sobre a causa deste problema. De fato, alguns de nós podemos questionar por que Mardoqueu não se curvou diante de Hamã, mostrando-lhe respeito. Afinal, Hamã era o segundo no comando, o homem mais próximo ao Rei. Por que então Mardoqueu não prestou homenagem a ele como o Rei ordenou? (Ester 3:21) Era orgulhoso? A resposta é não. A razão pela qual Mardoqueu não prestou homenagem a Hamã será compreendida se você prestar atenção na parte do texto que diz que Hamã era AGATITA. Isto significa então que ele veio do reino de Agag, um rei dos Amalequitas4, que em outras palavras significa, se não estivermos equivocados, que ele mesmo era um amalequita5. O que há de errado nisto? O problema é que os amalequitas lutaram contra Israel quando estes estavam a caminho da terra prometida (Êxodos 17), eles foram chamados por Deus de INIMIGOS DE DEUS. Êxodos 17:14-16 vai nos dizer claramente:

Êxodos 17:14-16

"Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA. E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração."

Hamã então, sendo um amalequita era um inimigo de Deus. Por isso Mardoqueu tinha duas escolhas: i) honrar a Hamã, o inimigo de Deus, porém desonrar a palavra de Deus ou ii) honrar a palavra de Deus e negar prestar homenagem a Hamã. De fato, ninguém pode dizer que ele representa Deus quando ele está pronto na primeira ocasião de comprometer-se com a Palavra de Deus. A única maneira de conhecer Deus é através de sua Palavra e a única maneira de permanecer em Deus é permanecer em Sua palavra. Mardoqueu decidiu não desonrar a Palavra de Deus e prestar homenagem, curvando-se perante o inimigo de Deus. Em outras palavras, ele decidiu permanecer em Deus, confiando que Deus o livraria conforme Suas promessas6. A segunda questão que necessita de resposta é: será Deus capaz de livrar Mardoqueu ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com