TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre A Fé

Projeto de pesquisa: Estudo Sobre A Fé. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A pergunta que Jesus faz em Lucas 18:8: “Contudo, quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra?” O que o Senhor poderia estar dizendo com isso? Olhando para a igreja de Jesus Cristo atualmente, entendo que nenhuma outra geração tem se concentrado tanto na fé quanto a nossa.

Parece que todos estão falando sobre fé. Sermões sobre este tópico abundam. Cursos e conferências sobre a fé são organizados pelo país. Livros sobre o assunto cobrem as prateleiras das livrarias cristãs. Multidões de cristãos se reúnem para ganharem apoio e encorajamento através de uma mensagem sobre fé.

Hoje há pastores da fé, mestres da fé, movimentos da fé, até igrejas da fé. Claramente, se há um tipo de especialização ocorrendo na igreja nos dias de hoje, é sobre esta área da fé.

Contudo, tristemente, aquilo que a maioria das pessoas considera ser fé hoje, não é fé em absoluto. Na verdade, Deus rejeitará muito do que está sendo chamado e praticado como fé. Ele simplesmente não aceitará isso. Por que? Porque é fé corrompida.

Muitos pregadores atualmente humanizam totalmente o tópico da fé. Eles descrevem a fé como se ela existisse só para ganho pessoal, ou para atender à necessidades pessoais. Ouvi alguns pastores declarando: “Fé não é pedir a Deus o que você precisa. É perguntar a Ele o que sonhar: se você consegue sonhar uma coisa, então pode tê-la”.

A fé que estes homens pregam é material, arraigada neste mundo, materialista. Ela motiva os crentes a orarem assim: “Senhor, me abençoe, me faça prosperar, me dê”. As necessidades de um mundo perdido não são consideradas. Eu não consigo dar a ênfase necessária: este tipo de fé não é o que Deus deseja de nós. Ela não pode ser para ganho desprovido de piedade.

Isso é heresia total. Se assim fosse, então os crentes mais santificados seriam aqueles que ludibriam financeiramente. Significaria que nosso objetivo diário é agir por todas as maneiras em favor de ganho próprio. Esse simplesmente não é o evangelho de Jesus Cristo.

Porém neste estudo não vamos focalizar os pregadores da prosperidade, ou doutrinas de ganho pessoal. Vamos nos concentrar naqueles que verdadeiramente amam Jesus, e que desejam viver pela fé de um modo que O agrade. A mensagem para cada crente é a seguinte: toda fé verdadeira nasce da intimidade com Cristo. O fato é que, se a sua fé não vem a partir desta intimidade, ela não é fé aos Seus olhos.

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hb 11.6).

FÉ EM DEUS

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; (Mc 11:22).

Fé, no sentido bíblico, significa crer e confiar. É o assentimento do intelecto com o consentimento da vontade. Quanto ao intelecto, consiste na crença de certas verdades reveladas concernentes a Deus e a Cristo; quanto à vontade, consiste na aceitação dessas verdades como princípios diretrizes da vida. A fé intelectual não é o suficiente (Tg. 2:19; At 8:13, 21) para adquirir a salvação. É possível dar seu assentimento intelectual ao Evangelho sem, contudo, entregar-se a Cristo. A fé oriunda do coração é o essencial (Rm. 10:9). Fé intelectual significa reconhecer como verídicos os fatos do evangelho; fé provinda do coração significa a pronta dedicação da própria vida as obrigações implícitas nesses fatos. Fé, no sentido de confiança, implica também o elemento emocional. Por conseguinte, a fé que salva representa um ato da inteira personalidade, que envolve o intelecto, as emoções e a vontade.

A fé é atividade humana ou divina? O fato de que ao homem e ordenado crer implica capacidade e obrigação de crer. Todos os homens tem a capacidade de depositar sua confiança em alguém e em alguma coisa. Por exemplo: um deposita sua fé em riquezas, outro no homem, outro em amigos, etc. Quando a crença e depositada na palavra de Deus, e a confiança está em Deus e em Cristo, isso constitui fé que salva. Contudo, reconhecemos a graça do Espírito Santo, que ajuda, em cooperação com a Palavra, na produção dessa fé (Vide João 6:44; Rom. 10:17; Gál. 5:22; Heb. 12:2.)

A - A SALVAÇÃO DO PECADOR DEPENDE DE:

a. A operação divina, na obra redentora de Cristo, já efetuada;

b. O acolhimento dessa obra, por parte do pecador, ou seja, a conversão (1ºTm 1:15).

B - A SALVAÇÃO ABRANGE PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

a. Quanto ao passado, somos salvos das penalidades do nosso pecado (Rm 5:9).

b. Quanto ao presente, salvos do poder do pecado (Rm 5:10; 1º Co 1:18).

c. Quanto ao futuro, libertos da presença do pecado (Rm 13:11; Hb 9:28). A salvação é dom de Deus (Ef 2:8).

C) A CONVERSÃO COMPREENDE DUAS ATITUDES POR PARTE DO HOMEM:

a. Seu arrependimento do pecado (aspecto negativo);

b. Sua fé ou confiança no Salvador (aspecto positivo) (Mt 18:3).

Converter-se significa voltar-se de uma direção para o sentido contrário, dar meia volta e caminhar em direção a Deus. O ponto de referencia é Deus. (At 3:19; 22:4-16; 1º Ts 1:9-10).

O voltar-se a Deus é composto por dois elementos distintos: arrependimento e fé. A palavra arrependimento significa "mudança de mente", que é uma mudança profunda principalmente em relação ao pecado.

A fé é o outro lado da conversão, voltamo-nos do pecado para voltarmos para Deus. Portanto, voltar-se para Deus é uma questão de fé. Todas as nossas relações com Deus é por intermédio da fé. A fé caminha com o arrependimento (Mc 1.15; Lc 24.47) e é seguida pela conversão (At 11.21).

A palavra traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudança de pensamento (Mt 12:41; At 2:36-41).

a. É a revolta, consciente, do homem contra seu próprio pecado, que o leva a renegar esse pecado. Inclui três aspectos:

1) O aspecto intelectual. O reconhecimento, pelo homem, de sua culpa diante de Deus, e de sua incapacidade de agradar a Deus (Mt 3:1-2; At 17:30-31).

2) O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com