TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Biblico Uma Chance Apenas

Trabalho Universitário: Estudos Biblico Uma Chance Apenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 15

Estudo Bíblico Uma Chance Apenas

Tema: “Considera, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar. (1 Samuel 25:17)”

Introdução: Um mal iminente pode ser evitado? O que você faria: se recebesse uma noticia de que em poucas horas ou minutos apenas, toda sua família seria assassinada. Você fugiria? Você ficaria e lutaria bravamente em defesa da sua casa? Ou você choraria, por ser a única coisa que resta a fazer, pois, afinal se o mal vem não é sem motivo! No tocante ao motivo realmente houve um, aquela família havia cometido uma grande injustiça para com um exercito de seiscentos homens, isto é; pelo pai de família daquela casa, ou seja, o homem que deveria cuidar das almas que Deus o havia confiado, ágil com loucura e colocou a si mesmo e toda sua família na mira da espada da vingança. Mas, Fiel é Deus que não deixará que morramos sem antes nos dar a oportunidade de livramento ainda que seja, uma única chance. Amados acompanhem agora o que Deus fez através de uma mulher que souber: ouvir, enxergar, avaliar, se apressar e se calar.

• A CAUSA DO MAL

O texto sagrado nos revela que havia um homem rico e poderoso cujo nome é Nabal, este tinha três mil ovelhas e mil cabras, todavia, mesmo tendo a benção das riquezas, lhe faltava à benção da sabedoria, pois, era duro e maligno nas obras (1Samuel cap 25 v 2-3). E por lhe faltar sabedoria que é coisa principal na vida de alguém (Proverbios cap 4 v 7), este homem colocou tudo a perder inclusive a sua vida e de todos de sua casa, no momento negou a Davi alimento para ele e seus homens. Porquanto Davi estava com seu exercito de uns seiscentos homens convivendo dia-a-dia ao lado dos pastores de Nabal, entretanto, nunca lhes roubaram uma única ovelha e pelo contrario, ainda lhes servia de muro de proteção aos pastores de Nabal no caso de ataque de salteadores (ladrões). Como Nabal veio cometer tamanho pecado? Quero abrir um parêntese nesta mensagem para que você tenha uma impressão mais próxima do que pretendo lhe expressar: Um homem que é incapaz de tomar conhecimento de quem era Davi em sua época se tratando de uma época de guerras e de heróis. Davi era um herói nacional para os israelitas, pois, era conhecido como matador de gigante, matador de urso e de leão, era conhecido como o protetor de Israel por não perder batalha para seus inimigos, pois, Deus o SENHOR era com Davi e o fazia vencedor (1Samuel cap 17 v 4-7; 34-37; 47-51; cap 18 v 7; 27-30). Não notar Davi em sua época seria o mesmo que um brasileiro na atualidade não fizesse caso do ex-presidente Lula, também seria o mesmo que um cubano não fizesse caso de Che Guevara e Fidel Castro e ainda que nós brasileiros ou cubanos não soubéssemos a histórias destes homens amenos devemos saber seus nomes. E por não saber nada de Davi, este Nabal presumiu que Davi fosse um escravo fujão, com isto; respondeu aos homens de Davi que não daria da suas ovelhas aqueles que não conhecem e muito menos ainda a um escravo fujão. O fato é que Nabal foi uma vergonha para seus antepassados, pois, diz o texto que ele era da casa de Calebe um herói da fé que junto com Josué foram os únicos que acreditaram que Israel venceria os gigantes da terra de Canaã (Numeros cap 13 v 27-33; cap 14 v 6-9; Josué cap 14 v 6-13). Como que um homem que veio da linhagem de um herói (Calebe), não valorizaria os heróis do seu povo? Com isto meus irmãos eu chamo a sua atenção para o maior de todos os heróis e Este herói Foi, É e sempre será o Maior herói de todos os que crêem, a saber: Jesus o Filho de Deus. Mas existe uma questão que não pode se calar: Até quando você vai desprezar o Filho de Deus? Até quando você não tomará conhecimento Dele, visto que milhares de pessoas no mundo inteiro já o conhecem. Até quando não faremos caso dos inumeráveis milagres que foram feitos por Ele e ainda são? Até quando não se dobraremos diante de seu amor por nós, reconhecendo nossa condição de pecadores e com fé o aceitemos bem como seu sacrifício para nos salvar da maior das punições, a saber: A morte eterna.

• A ESPADA DA VINGANÇA

O mau estava a caminho da casa de Nabal, como resultado de seus pecados, isto por desprezar os acontecimentos de sua época, visto que; só conseguia enxergar seu umbigo. Também pelo fato de ter respondido mau aos soldados de Davi, e por lhes negar pão em hora oportuna (1 Samuel cap 25 v 4;8), visto que no momento da tosa das ovelhas sempre se matavam cordeiros para os empregados, sendo assim, algumas ovelhas a mais para servir um exercito que lhes trouxe proteção não lhe traria prejuízo algum; visto que era justo. Amados, o que Nabal fez foi o mesmo que negar um prato de comida a alguém chegasse a sua casa na hora da refeição.

Davi sobe para as propriedades de Nabal e jura diante de Deus e de seus soldados que até ao amanhecer tudo que este homem possui será destruído, e não poupara nenhuma criança deste homem vil (1Samuel cap 25 v 13; 21-22). E agora amados leitores! Como impedir a Davi de tamanha mortandade a um homem que segundo nos revela o texto Sagrado foi omisso, imprudente, mesquinho e faltoso de entendimento. Com certeza o coração de Davi estava solido em sua vingança, mas Deus que é Riquíssimo em Misericórdia e o único capaz de fazer o coração de um homem voltar a traz em seus intentos (1 Reis cap 18 v 37), estendeu a sua mão a Nabal fazendo com que a sua mulher, uma sabia mulher tomasse conhecimento dos fatos que se seguiam, e foi exatamente isto; que o SENHOR fez.

• UMA CHANCE APENAS

Um servo de Nabal correu, e trouxe a noticia a Abigail, mas não trouxe uma noticia sem pé e nem cabeça; tal como: Abigail vamos todos morrer! Não, pois, tal servo era conhecedor dos fatos era homem de caráter capaz de avaliar entre o certo e o errado. Porquanto disse: Os soldados de Davi vieram aqui e foram destratados, todavia, estes homens são bons, e nuca sofremos agravo nenhum por eles, e nada nos faltou todos os dias que estiveram conosco nos campos antes pelo contrario eles nos serviam de muros contra os bandidos em volta (1Samuel cap 25 v 14-17). Quando o servo de Nabal disse que nada lhes faltou, isto é; ele dizia que nenhuma ovelha ou cabra sumiu do rebanho de Nabal, e este fato não poderia deixar de ser observado, pois, um rebanho tão grande diante de um exército era uma tentação constante e se porventura, sumisse uma só ovelha ou cabra do rebanho, os pastores seriam penalizado por serem os responsáveis e pagaria pelo prejuízo. Isto mostra, que quando um líder é de boa índole tal qual Davi,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com