TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Biblicos

Ensaios: Estudos Biblicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 6

“ QUAL O OBJETIVO DE USAR MÉTODOS PARA O ESTUDO BÍBLICO”

Milene Cristina Medina Pereira

Profª Aline Puche Capeletto

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia à Distancia – Métodos de Estudos Bíblicos

Hortolândia

03/11/2014

RESUMO

Esses métodos tem como finalidade nos ajudar , para que possamos ter um estudo mais eficaz. Pois essa é a vontade do nosso Deus, que a cada dia cresçamos em graça e conhecimento. Pois com o conhecimento da palavra estamos aptos para o propósito de Deus nas nossa vidas, nos tornando sábios. Com os métodos e a direção do Espírito Santo podemos nos tornar conhecedores das escrituras, manejando bem , produzindo em nós um crescimento espiritual , nos libertando e nos ajudando a não pecar, para que tenhamos um viver vitorioso na presença do nosso Deus todo poderoso.

PALAVRA CHAVE: Estudo , Conhecimento.

INTRODUÇÃO

Quando buscamos conhecimento, dizemos a Deus , o quanto Ele é importante em nossas vidas, e que queremos conhece-lo e também qual é a vontade dele para nós, mas para buscar conhecimento, precisamos dispor de tempo e também de regras, que facilitam o estudo.

Estudar a Bíblia é dever do Cristão, pois Nela contém a vontade de Deus. Pois Ela

É Eficaz, Libertadora, Purificadora, Santificadora, Edificadora. Através Dela que vamos esclarecer nossas dúvidas, orientações, para que possamos ter uma conduta, segundo a vontade do Pai. Precisamos abrir nosso coração para entender , quão importante é a meditação da palavra, para que não sejamos enganados pelos falsos profetas e por seitas , que tentam a todo custo distorcerem a palavra de Deus.

Agora precisamos entender que não é apenas ler, mas precisamos meditar, pesquisar e claro sempre orar a Deus para que Ele venha abrir nossa mente e nosso coração, e pedir ajuda ao Espírito Santo , e usar alguns métodos que nos ajuda a ter uma visão mais ampla a respeito de cada versículo, capítulo e histórias bíblicas.

O primeiro passo, é reservar um local, e um horário para que se faça o estudo, onde você tenha tranquilidade sem interrupções, onde nada possa lhe distrair e tirar sua atenção , o tempo com Deus deve durar o suficiente para descobrir o que Ele quer te ensinar naquele dia.

Para que se tenha uma meditação eficaz, precisamos além de um lugar tranquilo, procurar trechos pequenos, lendo várias vezes, e ficar pensando no que se leu o dia todo.

Para meditação precisa Ler e Ouvir, ler em voz alta, Anotar, Estudar, Meditar, Memorizar.

A prática da leitura diária é essencial, para adquirirmos conhecimento , pois ela nos motiva a estudar aquilo que estamos lendo, quando mais melhor. O 1º passo é escolher um horário e local tranquilo, 2º passo orar a Deus pedindo discernimento, 3º passo , tanto Geral que é leitura geral . Especifica: leitura mais cuidadosa e especifica.

Podem usar também materiais de apoio, dicionários, livros internet, fontes confiáveis, mas lembrando sempre que a palavra de Deus é a base de tudo.

Existem 3 etapas para o estudo, consideradas essenciais para obter uma interpretação e aplicação coerente aos estudos.

OBSERVAÇÃO, INTERPRETAÇÃO, APLICAÇÃO

OBSERVAÇÃO: EXAMINAR CUIDADOSAMENTE : O QUE? QUEM? ONDE?QUANDO? POR QUE?

INTERPRETAÇÃO: ATENÇÃO E CUIDADO, COM QUE O AUTOR QUER TRANMITIR : QUEM ESTÁ FALANDO ESTAS PALAVRAS NESTE VERSO? PARA QUEM AS PALAVRAS DESTE PARÁGRAFO FORAM DITAS? QUAL A IDÉIA PRINCIPAL, O QUE ESTA PASSAGEM QUER DIZER, O QUE A PASSAGEM ENSINA A RESPEITO DE CRISTO.

APLICAÇÃO : APLICAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO , QUE VERSICULO OU QUE PARTE DO VERSICULO SE DESTACARAM PARA MIM? HÁ UM EXEMPLO QUE DEVO SEGUIR? HÁ UM ERRO QUE DEVO EVITAR? HÁ ALGUMA TAREFA QUE DEVO REALIZAR, HÁ ALGUMA PROMESSA QUE DEVO ME APROPRIAR? HÁ ALGUM PECADO QUE DEVO CONFESSAR? O QUE VOU FAZER COM O QUE APRENDI NO ESTUDO DE HOJE?

Metodologia , a Bíblia contém vários gêneros literários, por isso devemos observar bem, pois nem sempre a linguagem de figura pode-se levar ao pé da letra . Como

SÍMILE ,METÁFORA, ALEGORIA, PARÁBOLA, PROVERBIOS, FÁBULA, PROSOPOPÉIA, APÓSTROFE, HIPÉRBOLE, IRONIA, ENIGMA.

MÉTODO SINTÉTICO: Busca a amplitude e globalidade de um livro da Bíblia, não dando importância a pormenores . E para que se tenha um estudo sintético com êxito é

1º LER O LIVRO ATENTAMENTE, FAZENDO OBSERVAÇÕES E ANOTAÇÕES.

2º DESCOBRIMENTO: AUTOR, DATA, LOCAL E AS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE O LIVRO FOI ESCRITO.

3º PERCEBER QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DO LIVRO.

4º FAZER UM ESBOÇO DE TUDO QUE APRENDEU.

MÉTODO ANALÍTICO : Investigar cada paragráfo, de maneira detalhada e sistemática: Regras para se fazer este estudo:

1º LER O CAPÍTULO PELO MENOS 3 VEZES

2º DIVIDIR EM TÓPICOS.

3º ANOTAR PALAVRAS CHAVE E DESCUBRA A IDEIA CENTRAL.

4º FAZER UM RESUMO DA INTERPRETAÇÃO QUE OBTEVE.

5º CORRELACIONAR COM OUTROS CAPÍTULOS OU PASSAGENS

6º APLICAÇÃO PESSOAL.

MÉTODO INDUTIVO : Tem como objetivo induzir o leitor a interagir profundamente com as Escritura, adquirindo um conhecimento detalhado. Análise parte por parte, absorvendo o máximo de cada texto Palavras, frases, períodos, parágrafos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com