TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Wesleyanos

Artigo: Estudos Wesleyanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO MODULAR DISSERTATIVA III

Estudos Wesleyano:“Quadrilátero Wesleyano”

Haydée Santos Leone

Introdução

O presente trabalho versa sobre a teologia aplicada por John Wesley, e o seu modo de interpretação das Sagradas Escrituras. Teologia esta que tem inspirado diversos estudiosos no seu desdobramento, visto estar baseada no cotidiano das pessoas, na sua simplicidade e nas suas ambigüidades vivenciadas.

Personagem e movimento nessa perícope

Jesus Cristo, personagem principal da perícope em questão, com toda a sua excelência, não se ateve ao fato de ser Deus, pelo contrário, destituiu-se de toda a sua glória, equiparando-se a condição humana, e, exercendo um movimento decrescente e crescente, onde se esvazia de si mesmo, descendo ao mais baixo degrau da humilhação em obediência, culminando com sua morte na cruz, para então receber de Deus a exaltação, perpetuando o seu nome para todo o sempre diante dos povos e nações, a saber Jesus Cristo, como Senhor e autoridade para todo sempre.

Chaves de leitura – Hino cristológico, Mensagem da cruz

Diante de tal fato apresentado, torna-se relevante o hino cristológico, entoado na perícope citada acima, enfatizando a cruz como o mais importante símbolo da salvação, e desde então o evangelho da cruz faz-se necessário ser pregado e vivido, por todos que o tem como Senhor, tendo como exemplo o esvaziamento, buscando servir ao seu semelhante, de modo que a mensagem da cruz seja pregada, alcançando de Deus misericórdia, caracterizando-se portanto, uma chave importante de leitura no referido texto.

Ênfase que esse "bilhete pastoral" passa à comunidade

Baseado na mensagem do bilhete, em que o apóstolo tenta passar para a comunidade instruções de como proceder como imitadores de Cristo,exortando-os a destituir-se de qualquer condição social, igualando-se a servos, em obediência e humildade, para receber de Deus as benesses concedidas através do sacrifício realizado na cruz, a saber, a reconciliação com Deus mediante o seu filho Jesus Cristo.

Quadros teológico da dominação persa e da dominação helênica no mundo judaico.

A dominação persa caracterizou-se pela cobrança excessivo de tributos e pela liberdade vigiada, incentivando a permanência (e a volta) do povo na terra natal, e a reconstrução do templo e das cidades. Muitos inclusive, nem voltaram, e os que o fizeram, apenas trocaram um jugo imperial, por outro. Em contrapartida, essa liberdade de organização permitiu uma dominação política e religiosa, desencadeando um período de efervescência religiosa, gerando novos conceitos teológicos, que marcarão um imaginário apocalíptico. Outra característica importante nesse contexto teológico influenciado pelo domínio oriental, foi o distanciamento de Deus, o dualismo, inclusive a influencia persa foi tão grande, que o rei Ciro chegou a ser intitulando de “ ungido do Senhor” pelo profeta Isaías. Contudo os textos apocalípticos judaicos são reeleitos, acontecendo uma reaproximação de Deus.

A partir da derrota dos gregos para os romanos, ocorre um aumento da tributação e da violência, desencadeando uma grande opressão para os judeus, forçando-os a apegar-se a sua fé e assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com