TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evangelismo

Artigos Científicos: Evangelismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  2.629 Visualizações

Página 1 de 2

Evangelização ou evangelismo consiste na pregação do Evangelho cristão (a mensagem da salvação em Jesus de Nazaré segundo a fé cristã), constituido-se assim num ato proselitista realizado visando a aquisição de adeptos à religião cristã, a uma denominação ou igreja. Consequentemente a palavra também veio a ser usada para significar algum ato proselitista que vise produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores não necessariamente cristãos.

A palavra evangelista provém da palavra εὐάγγελος ("eu-angelos"), do grego koiné, que significa "boas novas" ou "boas notícias" e que também serve de base para o nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento bíblico chamados "Evangelhos". Por essa causa os autores destes quatro livros são denominados evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João. Ainda que seja provável que o termo ganhou seu extenso uso devido aos Evangelhos e seus autores, considera-se, contudo, que a evangelização no âmbito do cristianismo tenha se iniciado com o ministério de Jesus Cristo que, em fazendo discípulos e instruindo-os segundo a sua doutrina, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa, tendo ele mesmo pregado essa mensagem durante o seu tempo de ministério segundo o que prega a fé cristã.

[editar]Conceituação

No cristianismo, Evangelismo é o sistema, baseado em princípios e métodos apresentados no Novo Testamento, pelo qual se comunica o Evangelho de Cristo a (todo) pecador sob a liderança e poder do Espírito Santo. A mensagem do Evangelho e a persuasão do Espírito Santo faz com que o pecador aceite Cristo como seu Salvador Pessoal e se torne também um seguidor (discípulo) de Cristo.

O discípulo, por ação do Espírito Santo, deve divulgar o Evangelho e aguardar a volta de Cristo em comunhão com uma igreja através do batismo e da celebração da Ceia do Senhor.

As várias maneiras de se evangelizar formam um sistema chamado Evangelismo. A partícula -ismo denota um sistema muito bem preparado, que está subentendido pelo texto de 1 Timóteo 2.15.

O Evangelismo, em função de sua complexidade, é a arte de fazer discípulos. A mesma coisa, portanto, que discipulado (Mateus 28.19, 20).

D. T. Niles[quem?] pontuou o seguinte acerca do ato:

Evangelismo é a missão suprema da Igreja.

Evangelismo é fazer a Palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo.

Evangelismo é a Igreja que vai.

Evangelismo é a Igreja que segue.

Evangelismo é a Igreja que ataca.

Nas conferências de Amsterdam 86, diversos evangelistas itinerantes emitiram publicamente suas definições concernentes ao Evangelismo:

Evangelismo é compartilhar Cristo a toda e qualquer pessoa; através da palavra falada ou escrita.

Evangelismo é comunicar as ações redentoras de Deus ao homem.

Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com