TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evangelismo

Seminário: Evangelismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 10

Tema: Evangelismo

Título: Desafios da evangelização na pós- modernidade

Formulação de Problema

A pós- modernidade exerce um efeito grande na vida da humanidade com suas filosofias materialistas e existencialistas, onde se ensina a fazer exigências de prosperidade pregando direitos que na verdade não temos, e incentivando relacionamento utilitário com um Deus frágil que cede as nossas determinações.

Objetivo geral:

Reflexão a respeito da Evangelização

Objetivo especifico:

Identificar os desafios da evangelização no mundo secularizado, e mostrar o verdadeiro evangelho que Jesus Cristo nos ordenou a pregar.

Justificativa: a razão de se fazer uma monografia Sobre Evangelização na pós- modernidade, é por se tratar de um assunto de suma importância para a igreja de hoje, pois muitos estão seguindo filosofias, onde se prega uma forma de buscar a Deus totalmente diferente do que Jesus Cristo nos orientou a fazer. Convidando o povo a não ter uma experiência com o criador, mas sim com as bênçãos que Ele pode oferecer. A igreja do senhor precisa saber que o evangelho que Jesus Cristo nos deixou é totalmente diferente do evangelho que está sendo pregado, pois somos servos de Cristo e Ele nos chama para sermos seus seguidores carregadores de Cruz.. Daí a importância desse estudo.

Estamosvivendo em um mundo pós-moderno, onde o que se ver é uma busca por algo fácil e que venha trazer benefício para si próprio. Com isso, tem se criado Doutrinas que a cada dia ganha espaço no meio do povo Cristão, levando o povo a reconhecer e servir a um deus que está pronto para nos servir quando precisarmos, fazendo disso, uma vida de total “entrega” a Deus, buscando pelo o que Ele possa nos oferecer acima de tudo. Portanto vamos entender o que é pós-modernidade, e quais evangelhos estão sendo pregados, e qual é o evangelho que Jesus cristo nos deixou a ser pregado.

O que é Pós-modernidade?

Segundo GRENZ, Stanley. A pós-modernidade é uma atitude intelectual que se expressa numa série de expressões culturais que negam os ideais, princípios e valores que constituem o suporte da cultura ocidental moderna. É uma época em que o ser humano está numa busca por prazeres acima de tudo, fazendo disso, o objetivo da sua vida. Por muitos séculos, a perspectiva que se tinha da vida, do mundo, de Deus, do homem, dos valores, eram quase sempre vistos pelas “lentes das escrituras”, isto é, pela ótica de uma “cosmovisão Bíblica”. Mas em tempos modernos nossa cultura tem sido invadida por conceitos materialistas e existencialistas, fazendo com que a maneira de ver as coisas mude completamente.

E o curioso é que apesar do alarido da mídia,esta mudança, na sociedade, vem de forma silenciosa. Ela não vem por armas, mas em nível de conceitos. A batalha está sendo travada aqui. Valores educacionais, sociais, políticos, morais e religiosos estão sendo contestados e outros estão sendo propostos para seu lugar. Junto com o progresso nos trouxe uma série de desmandos. Precisa ser revista e não pode ignorar os desafios que lhe faz a cultura oriental, que, inclusive, pela sua ênfase no homem e não na técnica, precisa ser revalorizada. Ele propõe uma nova cosmovisão.

Características do pós-modernismo que nos afetam

Existem alguns aspectos da pós-modernidade que nos afetam. Primeiro, o conceito de tolerância. Eu me refiro à idéia contemporânea de total complacência para com o pensamento de outros quanto à política, sexo, religião, raça, gênero, valores morais e atitudes pessoais, ao ponto de nunca se externar seu próprio ponto de vista de forma a contradizer o ponto de vista dos outros. Esse tipo de tolerância não deve ser confundida com a tolerância cristã, pois resulta da falta de convicções em questões filosóficas, morais e religiosas: "A tolerância é a virtude do homem sem convicções" (G. K. Chesterton). É fortalecida pela queda na confiança na verdade, causada pelo avanço da pós-modernidade.

Um outro aspecto da pós-modernidade que nos afeta lei é oinclusivismo. Num certo sentido. Não há mais no mundo ocidental um país com uma cultura única e uma raça homogênea. Países ocidentais são multiculturais e tem uma mescla de diversas raças. Para que não se seja ofensivo, e para que se possa conviver harmoniosamente, é necessário ser inclusivista. Isso significa dar vez e voz a todas as culturas e raças representadas.

Na sociedade pós-moderna, o conceito ser estende para incluir os grupos moralmente orientados. Significa especialmente repartir o poder com as minorias anteriormente oprimidas pelas estruturas de poder, como negros, "gays", mulheres, e raças minoritárias.

Mas existem coisas que nos preocupam no inclusivismo. A maior de todas é que o inclusivismo exclui qualquer juízo de valor em termos morais, religiosos, e de justiça. Tem que ser assim para que o relacionamento multicultural e multi-moral funcione.

Um terceiro aspecto da pós-modernidade nos afeta é o relativismo. O relativismo, no que tange ao campo dos valores e dos conceitos morais e religiosos, é a idéia de que todos os valores morais e as crenças religiosas são igualmente válidos e que não se pode julgar entre eles. A verdade depende das lentes que alguém usa para ler a vida. O importante é que as pessoas tenham crenças, e não provar que uma delas é certa e a outra errada. Não há meio de se arbitrar sobre a verdadeporque não há parâmetros absolutos. Desta forma, alguém pode crer em coisas mutuamente excludentes sem qualquer inconsistência. Ninguém pode tentar mudar a opinião de outrem em questões morais e religiosas.

O falso Evangelho

Atualmente temos observado algumas perversões do evangelho de Jesus Cristo:

• Teologia da prosperidade (também conhecida como Evangelho da prosperidade) é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. Baseada em interpretações não-tradicionais da Bíblia, geralmente com ênfase no Livro de Malaquias, a doutrina interpreta a Bíblia como um contrato entre Deus e os humanos; se os humanos tiverem fé em Deus, Ele irá cumprir suas promessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com