TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucionismo E Criacionismo

Ensaios: Evolucionismo E Criacionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  5.470 Palavras (22 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 22

Atividade sobre Criacionismo e Evolucionismo

Questões:

1 Faça uma síntese da teoria do evolucionismo sobre a origem do Universo e do ser humano .

Evolucionismo: A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção.

A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum. A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos. O Homo habilis (2,4 – 1,5 milhões de anos) e o Homo erectus (1,8 – 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais.Mesmo cercada por uma larga série de indícios materiais sobre as transformações da espécie humana, a teoria evolucionista não é uma tese comprovada por inteiro. O chamado “Elo Perdido”, capaz de remontar completamente a trajetória do homem e seu primata original, é uma incógnita ainda sem resposta.

2 Escreva sobre a origem do universo, conforme relatado na Bíblia Em Genesis, capitulo 1

Para os cristãos e judeus, a criação da vida tem origem de forma divina, onde Deus, ser absoluto foi responsável por tudo. Segundo é descrito na Bíblia, livro sagrado dos cristãos, o Universo foi criado em seis dias. Para eles, o homem foi criado após a gênese do céu e da terra. Após modelar o homem no barro, ele recebeu o sopro divino.

No livro Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento, há a narração sobre a origem do mundo e do homem. Deus fez a luz e dividiu o dia e a noite no primeiro dia, no segundo criou o céu e no terceiro fez a terra, o mar, plantas e árvores. O sol, a lua e as estrelas surgiram no quarto dia e no quinto dia surgiram as aves e os peixes. Ao sexto dia foram criados os animais, o homem e a mulher (Adão e Eva). A teoria religiosa levanta discussões sobre a imortalidade e a crença em uma entidade maior.

3 Relate como foram criados o homem e a mulher, segundo Genesis cap.2

Deus formou o homem do “pó da terra” . O Senhor viu que não era bom que o homem estivesse só, fez cair um sono pesado sobre Adão , tomou uma das suas costelas e cerrou a carne no lugar; desta costela fez a mulher.

4 Após criar todas as coisas, qual foi a conclusão do Criador sobre tudo o que havia criado? Tudo continuou assim? Genesis 1.31

Depois de criar o homem e a mulher, Deus deu-lhes ordem para frutificar e sujeitar todos os outros seres. Deus reconheceu que tudo que havia criado era muito bom. Infelizmente ao longo dos tempos, há a destruição da natureza e do meio ambiente. Os seres humanos degradam tudo que foi deixado com tanto amor por Deus, para seus filhos, nos

5 Relacione algumas diferenças e características entre o ser humano e os outros animais, considerando sua criação e formação, conforme livro Genesis.

Fomos criados a semelhança de Deus diferentes dos outros animais. Alem disso temos “alma vivente”. Foi-nos oferecido por Deus a dominação sobre os peixes , as aves, gados, repteis e sobre a terra. temos o discernimento entre o bem e o mal, o que os outros animais não possuem.

6 Conforme descrito em Genesis 2.15 , o que o Criador solicitou que o homem fizesse?Ele cumpriu esta função no mundo?

Pediu ao homem para lavrar e guardar o jardim do Éden. O ser humano não cumprir o acordo com Deus, e continua a não cumpri-lo, pois age de acordo com as suas vontades e interesses pessoais desprezando os comandos de Deus.

7 Como aconteceu a “queda” do ser humano e quais foram suas consequencias imediatas e posteriores para a humanidade, conforme relato em Genesis cap.3

Aconteceu que devido a rebeldia e teimosia; Eva comeu do fruto que Deus ordenava que não provasse.Como consequência disto, o pecado entrou na vida da humanidade; amargamos então as maldiçoes: dores fardos do trabalho para subsistência no mundo , doenças e a morte.

8 Descreva as atitudes de Adão e Eva, relatadas em Genesis 3.9-13, e após, comente como este comportamento ainda se manifesta entre os humanos até os dias de hoje.

Tiveram vergonha de Deus por sua traição( teimosia e rebeldia) e, esconderam-se demonstrando vergonha e medo . ate os dias de hoje, a humanidade demonstra os mesmos sentimentos ( vergonha, medo e rebeldia) no que se refere a obediência dos mandos de Deus. Seja por arrogância, falta de Fe, de amor entre outros , o numero de assassinato, de pessoas entregues aos vícios , a prostituição , desonestidade, corrupção, mostram a maldade no coração do ser humano decorrente deste pecado e intransigências.

9 Leia a Bíblia no Novo testamento, no livro de Hebreus 11.3, e relate o eu diz ali sobre a origem do Universo.

“Pela Fe entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que e aparente” ( hebreus 11.3). Entende-se que somente pelos olhos da Fe incondicional na existência sobrenatural e o poder de Deus, podemos acreditar na criação do mundo relatada em Genesis, na Bíblia. Desta forma, a criação do mundo, do universo foi uma obra milagrosa de Deus

10 Depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com